Conteúdos
Se você não quer mais ter patrão e trabalhar por conta própria, a profissão de autônomo é uma solução. Assim, na profissão de autônomo você tem mais liberdade para investir no que quer fazer. Além disso, o ramo de autônomo possui várias vantagens, sendo ideal principalmente para quem deseja fazer os próprios horários.
Desse modo, a profissão de autônomo está crescendo muito atualmente no mercado, isso porque abre a oportunidade de trabalhar em vários lugares diferentes, mas ainda existem dúvidas sobre como exercer, incluindo quais os ofícios que aceitam o trabalho autônomo.
Então, para quem não sabe o que é a profissão de autônomo, trata-se da atividade feita por uma pessoa prestadora de serviços, de maneira liberal, onde o indivíduo realiza um serviço para a empresa contratante sem nenhum vínculo empregatício e com tempo de término determinado.
E exatamente por não ter nenhuma conexão com a empresa, que o autônomo pode ser uma pessoa jurídica ou física, não atuando como um funcionário efetivo. Com isso, quem trabalha dessa maneira tem facilidades com a questão tributária.
Como é a profissão de autônomo?
Na profissão de autônomo, o profissional trabalha por conta própria e tem independência de cargo, dessa forma não precisa ter um horário fixo de trabalho, bater ponto ou assinar folha, tão pouco ter um lugar de serviço e atuar todos os dias da semana.
Além disso, o salário quem estipula é o próprio profissional e não o contratante. Assim, o prestador de serviços pode cobrar o que achar justo pelo trabalho.
Contudo, há duas maneiras de se fazer na profissão de autônomo. Em que o primeiro, enquadra-se no trabalhador que não tem lugar próprio para receber o cliente, ou seja, a pessoa que não tem um escritório ou uma sala fixa para atender ou trabalhar, e também não possui Cadastro de Atividades Econômicas (CAE) da Secretária Municipal da Fazenda, assim como o professor, designer, garçom e outros. O segundo é aquele que tem um lugar fixo de trabalho e cadastro no CAE para poder prestar serviços, igual o advogado, cabelereiro, contador e etc.
A profissão de autônomo também traz direitos, mas não como os trabalhadores formais que os possui garantidos na CLT. Porém, ele pode contribuir com a Previdência Social, para garantir sua aposentadoria e o seguro saúde. E por causa disso, o autônomo tem que fazer sua Declaração do Imposto de Renda, assim como todas as pessoas físicas.
Qual é a diferença entre a profissão de autônomo e profissional liberal?
Quais são as diferenças entre os autônomos, os profissionais liberais e os microempreendedores. Porque essas categorias são parecidas em algumas partes, mais tem diferenças grandes.
Pois a profissão de autônomo presta serviços sem nenhuma relação de emprego fixo e pode ser para pessoa física ou jurídica, fazendo seu trabalho para uma empresa por certo tempo estipulado. Portanto, ele não precisa mostrar nenhum documento para ser contratado, nem quando estiver executando esse serviço, e também não terá ninguém para mandar nele.
Já o liberal pode trabalhar com relação empregatícia ou não, e pode atuar com carteira assinada em mais de uma empresa, tendo os benefícios dos trabalhadores CLT. Isso se deve por que são especialistas representados por sindicatos e conselhos, onde realizam pagamento para poder desempenhar legalmente suas funções. Assim, essa classe representa arquitetos, professores, médicos, veterinários e outros.
Por fim, o microempreendedor é um microempresário que trabalha como pessoa jurídica, isso significa que ele precisa ter um CNPJ em seu nome. Também é fundamental que o microempreendedor tenha mais que 9 funcionários trabalhando para si, no setor de serviço e comércio, e mais de 15 em indústrias e construções civis. Entretanto, seu rendimento não pode passar de mais de R$ 240 mil ao ano.
Quais são os encargos de um microempreendedor?
O microempreendedor tem que pagar seus impostos e prestar declaração de renda, quitar a previdência e pagar seus empregados, mas esses compromissos também são pagos pelos outros profissionais liberais e autônomos, porém o microempreendedor declara como pessoa jurídica.
Além desses, existem outros impostos pagos pelo microempreendedor como o IRPJ (Imposto de Renda para Pessoa Jurídica), IPI, ICMS, COFINS, PIS, CSLL. Em que esses impostos são muito importantes para o profissional conseguir continuar trabalhando e para validação do governo como o resgate do FGTS.
Visto isso, as profissões que mais atuam como autônomas são:
- Advocacia, geralmente procurados por profissionais especialistas em processos trabalhistas, obrigações tributárias, setor imobiliário e etc.
- Coach, que trabalha tendo em vista a evolução humana e profissional, sendo esta uma ótima opção, onde as empresas e as pessoas procuram por coachs para orientação, visando impulsionar suas carreiras ou negócios. Além disso, o coach pessoal trabalha com o relacionamento, intectualidade emocional, financeiro, espiritual, saúde e o esportivo. E esse profissional trabalha com consultoria para as soluções corporativas, desempenho, carreira, equipe, liderança e venda.
- O professor particular tem oportunidade de trabalho pelo Brasil todo, ele pode atuar como professor para aulas de reforço e cursos pré-vestibulares. Isso é melhor para aqueles que têm uma boa criatividade e ensinam de maneira divertida e didática, podendo lecionar até por EAD.
- Para quem gosta de orientar, ser consultor é uma boa chance de aconselhar sobre empresas ou finanças, culinária, moda, informática e etc., podendo se tornar uma profissão. Ademais, esse ramo está em crescimento, pois muitos procuram por profissionais para consultorias, então se você quer trabalhar para si e tem alguma especialidade, você pode ser um consultor. Se já viajou muito, tem experiência com viagens, capacidade para vender e conhece com a palma da sua mão todas as regiões, use as experiências para ajudar as pessoas e empresas.
- Quem trabalha com beleza e estética é um profissional muito requisitado, assim esse ramo nunca está em baixa. Pois as pessoas buscam por esses serviços em qualquer estação do ano para tratar do rosto, corpo e cabelos, fazendo com que nunca fique estacionado, porque sempre tem clientes, mantendo o nicho em alta. Os serviços mais procurados são os serviços de estética como design de sobrancelhas, depilação, estética corporal e manicure.
- O redator, com o crescimento do marketing digital é necessário para produzir material com ótima qualidade. Por isso, é aconselhável manter um bom e claro diálogo com a linguagem do seu público principal, o que é mais procurado hoje em dia, e agora desenvolver o trabalho de um redator tem toda uma importância. Portanto, para se destacar é preciso ter um bom conhecimento em língua portuguesa, marketing e SEO.
- Todas as empresas precisam de um contador para manter suas contas e pagamentos em dia. E esses anos a profissão de contabilidade digital está em alta, pois o ramo vem trazendo varias novidades para os processos contábeis.
- O desenvolvedor web designer produz sites suscetíveis e agradáveis para os leitores, e isso é o que as empresas e os contratantes de serviços querem com a digitalização mundial. No entanto, esse profissional não só desenvolve o site, como também o posta na plataforma de maneira satisfatória, além disso, ele trabalha para que o público não tenha problemas, deixando a página instintiva e com o design pretendido.
- O designer gráfico ajuda as marcas a venderem o produto, pois ele faz o serviço dos recursos visuais. Então, para ressaltar a empresa na web ou em outras plataformas, as empresas os contratam para que criem materiais que abrangem pontos de venda e eventos, incluindo upgrade visual de sites e blogs.
- Mesmo com toda tecnologia presente em nossos dias, nem todos sabemos manter os computadores perfeitos, sempre em total função. Com isso o suporte profissional de computadores é essencial.
Mas como encarar a profissão de autônomo?

Se você quer validar a profissão de autônomo ou deseja legitimar o que faz, precisa seguir alguns passos como:
- É necessário se cadastrar como profissional na CCM (Cadastro de Contribuintes Mobiliários) na prefeitura de sua cidade.
- Se cadastrar como contribuinte individual no INSS.
- Mas se deseja tornar-se pessoa jurídica e conseguir CNPJ, se cadastre no Portal do Empreendedor para formalizar-se um Microempreendedor Individual (MEI).
Porém, existem alguns pontos onde, se você já atua na profissão de autônomo não estabelecido, não será necessário se cadastrar no CCM. Já quem deseja ser um MEI, isso significa que é preciso pagar uma taxa mensal, sendo esse tributo menor que de outros formatos de PJ para ter seu CNPJ ativo.
O que é necessário para se tornar autônomo?
Então, para assumir a profissão de autônomo é preciso tomar alguns cuidados, pois esse tipo de ramo traz benefícios, se trabalhar com competência.
Sendo assim, faça em sua casa um lugar só para o trabalho, com tudo o que você vai precisar para fazer a sua atividade, como computador, papéis calculadora, canetas e etc. Entretanto, se o caso for de serviço externo, procure um ambiente que lhe ofereça estrutura apropriada para o trabalho.
Além disso, tenha uma rotina de atuação que estabeleça horários de serviço e faça uma lista para saber quais as atividades irá realizar no dia. Assim, você consegue manter-se organizado, fazendo tudo o que foi planejado para entregar no prazo acertado com qualidade e eficácia.
Também organize todas as suas tarefas que serão realizadas na semana. E para se estruturar você pode contar com a ajuda de programas de celular ou da internet, ou faça uma lista em seu celular / caderno. Com isso, você coloca o que tem maior prioridade na frente e não se esquece de nada da profissão de autônomo.
Por fim, não se distraia no período determinado para o trabalho, porque a profissão de autônomo exibe foco, então evite alienações como redes sociais, aplicativos, conversas e outros.
As finanças de um profissional autônomo
Para a profissão de autônomo é muito difícil organizar a parte financeira, por conta de sua receita, na maioria das vezes, não ser fixa. Então, a melhor solução para administrar as finanças é fazer uma planilha orçamentaria com tudo o que foi ganho e o que foi gasto durante o mês. Por isso, se você tem dúvidas de como fazer uma planilha, busque por sites que prestam esse serviço, como o SEBRAE.
Mas se está perguntando-se se na profissão de autônomo precisa declarar imposto de renda, isso depende da condição do trabalhador. Visto isso, profissionais que recebem mais que R$ 28 mil ao ano, ou que receberam rendimentos não tributáveis maiores que R$ 40 mil são obrigados a declarar.
Então, a profissão de autônomo é boa ou ruim?
Vamos ver se tem mais vantagens ou desvantagens em ser autônomo. Desse modo:
- As vantagens são que você mesmo faz seus horários de trabalho e disposição, tendo autonomia para adaptar as atividades pessoais e de trabalho, além disso, não necessita de diploma ou certificados para atuar como autônomo em contribuições mais leves.
- As desvantagens são que como autônomo você fica instabilizado financeiramente, pois seus serviços não são de um trabalhador CLT, também não possui um lugar fixo de emprego, você pode ter distrações durante o serviço, comunicação com outras pessoas e os horários de atuação normalmente são maiores que de um trabalhador CLT. Também, as empresas quando querem diminuir os custos, preferem contratar como colaborador que pessoa jurídica. Por que esse regime de filiação sai mais barato para a instituição.
Como negociar na profissão de autônomo?
Fique sempre atento quando fechar contratação para fazer um serviço, principalmente os acordados. Assim, é preciso ter atenção às cláusulas e as letrinhas miúdas, antes de assinar. Porém, se você não entende de contratos ou nunca fez um, conte com a ajuda de um advogado para não realizar um mau negócio.
Também veja como vai negociar, porque é um erro bem comum das pessoas que trabalham como PJ e não estão preparadas para isso, anular o contrato de trabalho via CLT, para seguir trabalhando como PJ, no mesmo lugar, concordando com as coisas oferecidas sem programar e nem ao menos estudar os benefícios.
Então, nessas horas é preciso saber negociar todas as vantagens. No entanto, se isso não for possível, tente ao menos acordar outro tipo de benefício a mais ou receber mais para resguardar suas carências.
Desse modo, quem trabalha como PJ presta serviços e não é mais um funcionário. Onde tudo pode ser escrito no contrato, e qualquer outra atividade a parte do estipulado, incluindo mudanças devem ser colocadas no documento. Então, se desejar mesmo seguir na profissão de autônomo precisa ser firme, pois assim os contratantes vão saber seu lugar e respeitarão seu trabalho.
A profissão de autônomo no mundo
Se você ficou interessado em ter maior domínio e liberdade em sua vida, a profissão de autônomo é uma alternativa atrativa.
Pois um recente relatório anual sobre os profissionais autônomos no mundo constatou que 56,7 milhões de pessoas trabalharam como autônomas em 2018, uma crescente de 3,7 milhões de indivíduos em relação a 2014.
Visto que, a comunidade de autônomos seguramente está aumentando. Além disso, uma plataforma de dados e serviços antecipou que até 2028 esse número crescerá para mais de 86 milhões.
Com esses números, é essencial se instruir para a profissão de autônomo e também freelancer. Por isso, use esta orientação para compreender o que é um autônomo, como achar empresas e empregos que contratam e as particularidades essenciais para ter êxito de atuação.
Traços e características necessárias para profissão de autônomo
Existem algumas qualidades que você deve possuir para se preparar para o sucesso como autônomo. E embora não seja uma lista abrangente, essas características importantes darão uma ideia de onde você deve se concentrar.
Disciplina
Não há nenhum chefe observando você com o canto do olho ou colegas para julgá-lo, especialmente quando passa uma hora fazendo compras online em vez de trabalhar. Dessa forma, a disciplina é necessária para manter-se na linha.
Persistência
A persistência é sempre importante, mas principalmente quando você está apenas começando como autônomo, tentando desesperadamente rastrear um trabalho.
Resiliência
Se há uma palavra que vai ouvir mais do que qualquer outra coisa como autônomo é não. Sendo assim, dificuldade você pode ter no inicio, porém vai precisar passar por cima disso.
Organização
Você vai ter muitas atividades diferentes. Mas vai precisa verificar seus impostos e despesas. Vai ainda, precisar responder rapidamente aos e-mails dos seus clientes e entregar os serviços no prazo. Precisará também manter os arquivos organizados e sua carga de trabalho bem acertada.
Extrovertido
Não é necessário ser extrovertido no sentido tradicional, mas sim um pouco mais firme para atrair novos clientes. Então, se quer amplificar seus negócios, terá que se sentir confortável em determinar contatos e abordar estranhos, seja pessoal ou digitalmente.
Comunicativo
Ser autônomo envolve muita comunicação. Por isso, você precisa estar predisposto a dialogar com as pessoas, sobre como negociar um preço mais alto ou cancelar com um cliente, resolvendo o problema com prática e profissionalismo. Onde não haverá chefe ou outro funcionário para resolver as dificuldades para você.
Como encontrar trabalho na profissão de autônomo?
O trabalho autônomo pode ser encontrado em quase todos os lugares. Desse modo, locais a serem considerados incluem aqueles dentro de sua rede social, online e off-line.
Portanto, vá até onde seu mercado-alvo está, olhe e pergunte por lá. Considerando que, o melhor lugar para encontrar clientes é onde procuram ajuda. Além disso, saiba mais sobre seu mercado, o que ele lê e onde obtém suporte, estando você disponível para fornecer auxílio, ideias e recursos.
Contudo, existem muitos sites autônomos e freelancers excelentes para encontrar trabalho, incluindo Upwork (formalmente Elance e Odesk), Guru e Freelancer. Você também pode procurar trabalho autônomo em sites direcionados à sua habilidade, como por exemplo, Workana para programadores ou 99freelas para trabalhos de redação freelance. Entretanto, alguns locais com oportunidades se concentram em trabalhadores norte-americanos e outros em autônomos mundiais.
Finalmente, participar de uma associação dentro do seu setor lhe dá alguma influência. Em que também oferece muitas oportunidades de networking, listas de empregos ou um boletim informativo que você pode anunciar ou escrever para mostrar seus conhecimentos.