Como Criar Um Infoproduto

Muita gente tem receio e dúvida à respeito de como criar um infoproduto. Porém, todos nós entendemos que a internet torna cada vez mais real a possibilidade de qualquer indivíduo ganhar dinheiro online. Contudo, a pergunta de milhões é: Quais produtos são mais lucrativos para vender?

Dessa forma, intimamente, grande parte das pessoas responderia infoprodutos. Onde a razão mais apontada para a derrota de uma startup é a irrelevância no mercado. Entretanto, sempre existirá uma demanda de infoprodutos em todas as áreas da vida. Pois os indivíduos estão literalmente esfomeados por isso, o que é bem óbvio pelo fato da própria Pesquisa do Google existir.

Assim, eles não são somente produtos que apontam alta precisão, como também são alguns dos artefatos mais simples de vender. Então, se você é um criador de conteúdo, aspirante a empreendedor ou está buscando criar renda passiva, por que não iniciar com a opção mais evidente – se perguntando como criar um infoproduto?

O que é necessário para saber como criar um infoproduto?

Primeiramente, saiba que infoprodutos são produtos digitais que oferecem conselhos e informações para sanar uma curiosidade pontual, como uma resposta para uma dificuldade comum (por exemplo, “como ganhar seguidores para seu Instagram”). Desse modo, certamente você já esbarrou por aí com e-books que vendem como água porque possuem dicas essenciais de experientes donos de negócios. Ademais, você obviamente também já notou anúncios de e-learning de celebridades famosas e autores renomados.

Assim, quem deseja descobrir como criar um infoproduto tem que entender que eles devem ser úteis e educativos por natureza. Ou melhor dizendo, as pessoas devem poder obter um resultado de sua mercadoria ou algo que as favoreça. E de modo ideal, seu produto deve entregar valor suficiente para que os consumidores continuem retornando para mais.

O fato é que ninguém quer iniciar algo novo sem estar antecipadamente informado sobre as possíveis dificuldades. Por isso, vender conhecimento tirado de sua própria vivência é uma forma incrível de ganhar a vida e auxiliar outras pessoas, sendo este um excelente conselho para indivíduos que precisam entender como criar um infoproduto.

Além disso, seus seguidores também estarão mais inclinados a cogitá-lo como uma persona de comando, definida quando você discursa sobre seus erros e tentativas, partilhando os aprendizados que assimilou ao longo da jornada. Resumindo, você pode converter todo o seu conhecimento e experiência em um infoproduto.

Que produtos vender ao descobrir como criar um infoproduto?

Optar pelos produtos certos para comercializar é fundamental se você deseja obter êxito. Então, para lhe apresentar alguns exemplos, segue abaixo uma lista dos infoprodutos mais vendidos em 2022:

  • Cursos online;
  • Listas de verificação e planilhas;
  • E-books, PDFs e revistas online;
  • Sites de membros com informações;
  • Receitas;
  • Webinars, podcasts e séries de vídeos;
  • Coaching e consultoria;
  • E-books de PLR;
  • Modelos e folhas de dicas;
  • E-books de PLR;
  • Relatórios;
  • Audiolivros educacionais;
  • Guias de instruções e tutoriais.

Como você pode observar na listagem de infoprodutos acima, todos eles são disponibilizados digitalmente e possuem uma grande demanda de comércio. Onde de acordo com pesquisas, as assinaturas (revistas online, audiolivros, vídeos e e-books) são os principais infoprodutos nos quais os clientes gastam grande parte de seu dinheiro.

Mas antes de optar por um desses infoprodutos, você tem de assegurar que ele ecoe com seu público alvo – é aí que o marketing de nicho começa a trabalhar.

Como obter uma ideia para criar o infoproduto?

Obviamente, que após encontrar o tipo certo de infoproduto, o próximo passo será achar uma ideia para o produto. Onde a ideia é:

  • Uma solução para um problema que seu mercado quer resolver.
  • Algo que pode melhorar a vida do público-alvo.
  • Algo que pode transformar seu público-alvo em uma versão melhor de si mesmo.

Então pense sobre isso.

  • O que seu mercado quer resolver?
  • Como você pode melhorar seu público-alvo?
  • Você pode ajudá-los a ganhar mais?
  • Você pode ajudá-los a fazer seu trabalho em menos tempo [também conhecido como eficiente]?
  • Você pode ajudá-los a ficar mais saudáveis?
  • Você pode ajudá-los a ficar em forma?
  • Você pode ajudá-los a gerenciar-se melhor?
  • Você pode ajudá-los a economizar mais?

Descubra o problema que você pode resolver e, ao resolvê-lo, você os tornará melhores. E essa é a sua ideia de produto, sabendo a partir disso como criar um infoproduto.

Portanto, você encontrou a ideia. Mas não pode entrar e criar o produto.

Como criar um infoproduto à partir da análise de mercado?

A chave para a vitória não é comercializar produtos que assistam toda a população, mas vender infoprodutos para uma parcela específica do mercado. Desse modo, suas vendas ficarão bem mais direcionadas e você obterá menos concorrentes.

Visto isso, aqui está uma enorme lista de alguns dos nichos de infoprodutos mais apreciados:

  • Comida e nutrição;
  • Saúde e estilo de vida;
  • Meditação ou relaxamento;
  • Construção de riqueza e finanças;
  • Integração ou adaptação cultural;
  • Fitness e perda de peso;
  • Paternidade;
  • Animais de estimação e bem-estar animal;
  • Línguas;
  • Arte e Design;
  • Autocuidado e auto-aperfeiçoamento;
  • Segredos de blogs ou vlogs;
  • Namoro e relacionamentos;
  • Viagens, desejo de viajar ou cultura nômade digital;
  • Beleza e moda;
  • Crenças ou espiritualidade.

Vale ainda se questionar para saber como criar um infoproduto:

  • Possuo um hobby ou uma paixão que domino?
  • Sou experiente, qualificado ou talentoso o bastante em determinada coisa?
  • Tenho entendimento singular sobre alguma área da vida ou certo tópico?

Então, primeiro, você precisa confirmar que sua ideia é lucrativa e que existe a necessidade do infoproduto. Por isso, se você tem seguidores ou um blog, uma lista de e-mail ou um perfil no Instagram, talvez quem sabe, um grupo do Facebook, pode perguntar a eles. Em que pode escrever uma postagem no blog e pedir feedback. Ou ainda pode fazer uma enquete e pedir-lhes para votar.

Dessa forma, você pode fazer perguntas importantes em seu grupo, como:

  • “Você está lutando com seu [problema]?”
  • “Você sente que há uma maneira melhor de resolver [o problema]?”
  • “Se houver um produto resolvendo o [problema], você ficará interessado?” e saber sua resposta.

Se não tiver nenhum deles, poderá exibir um anúncio direcionado ao seu público e fazer as mesmas perguntas.

Como criar um infoproduto para o nicho certo?

Todo infoproduto deve ter um público-alvo específico. Pois você não pode criar um conteúdo para todos. Porque esse produto não existe e você vai acabar não alcançando ninguém e não vendendo nada. Assim, olhe para o mercado de bens de consumo em rápida evolução.

  • Existe pasta de dentes para quem quer um hálito fresco.
  • Existe pasta de dentes para quem quer gengivas fortes.
  • Existe pasta de dentes para quem quer dentes brancos.
  • Existe pasta de dentes para quem prefere ingredientes veganos.

Desse modo, eles não têm apenas um creme dental para todos. E não é apenas para pasta de dente. É o mesmo para tudo lá fora. Porque cada público é diferente. Todos têm preferências e problemas distintos e desejam um produto específico para eles. Agora, você precisa decidir para quem é o seu, portanto:

  • Quem é seu público-alvo?
  • Quem se beneficiará mais com o seu infoproduto?
  • É vital conhecer seu público antes de começar a criar o conteúdo.

Porque conhecer seu público o ajudará a entender como criar um infoproduto melhor usando a linguagem do seu nicho e estabelecendo uma conexão com ele. Então, escolha o seu público-alvo. Entenda suas preferências. Compreenda o nível de consciência deles. Saiba suas limitações de aprendizado. E quando você fizer isso, saberá como criar um infoproduto muito melhor e obterá melhores resultados.

Como criar um infoproduto com o melhor formato?

Como dito anteriormente, os infoprodutos podem ter uma variedade de formatos. E-books, cursos de áudio, em vídeo, mentores, webinars, cursos online autoguiados e ministrados por instrutores, gravações de uma sessão de treino offline, entre outros. Em que as pessoas têm preferências diferentes. Dessa forma, alguns preferem ler, outros ouvir, a quem escolha assistir e aprender. Já alguns optam pela interação pessoal com o treinador ou o mentor.

Também há os que preferem aprender em um ambiente ao vivo com pessoas como eles. E alguns preferem aprender em sua sala no ritmo e no tempo favoritos. Com base nisso, você precisa escolher o formato certo que se adapte tanto à sua ideia de como criar um infoproduto quanto à preferência do seu público. Você precisa ainda considerar o custo de produção do produto no formato e se o seu público poderá pagar. Por isso, se está começando do zero, pode iniciar com o formato de e-book.

Por que o e-book é ideal para quem quer saber como criar um infoproduto?

  • Porque é fácil de produzir.
  • Não há literalmente nenhum custo de produção associado a ele.
  • Você também pode precificar baixo e atrair a primeira parcela  de compradores, aumentando sua base de clientes.
  • Você pode obter os depoimentos.
  • E então pode criar produtos avançados, como cursos em vídeo ou webinars, que exigem que invista em hardware e software.

Portanto, escolha o formato e idealize como criar um infoproduto.

O que pesquisar para compreender como criar um infoproduto?

Você completou todas as coisas fundamentais. Escolheu o nicho. Selecionou a ideia. Também validou o conceito. Inclusive, identificou seu público-alvo e definiu o formato do produto. Então, é hora de trabalhar e saber como criar um infoproduto. E isso começa com a pesquisa. Desse modo, você pode saber tudo sobre o tema relacionado ao seu infoproduto. E provavelmente pode ter uma ideia de como deseja apresentá-lo. Quais detalhes deseja adicionar e omitir, você pode ter uma ideia sobre tudo isso.

Mas, ainda assim, é bom fazer pesquisas. Porque você precisa entender:

  • Quais informações já foram apresentadas nos posts de blogs ou e-books por aí?
  • Que outros infoprodutos existem no mercado e como eles estão abordando o assunto?
  • Existe uma nova atualização, estratégia, tática ou novo método que você não conhece?
  • Existe uma maneira melhor de organizar as informações do que você já planejou?

Sendo assim, é bom conhecê-los para que possa corrigir qualquer lacuna que deva existir entre o que sabe e o que mais está no mercado. Porque você tem uma obrigação. E quando descobre como criar um infoproduto, um conjunto de pessoas vai confiar em você o suficiente para comprá-lo na esperança de que possa mudar suas vidas.

Portanto, sua obrigação é não falhar com eles. Para não reprovar porque não fez uma pesquisa adequada sobre o assunto ou não descobriu todas as informações possíveis que poderiam ter ajudado seus clientes.

Além disso, analisar as informações que você já conhece na perspectiva de outras pessoas pode lhe dar mais ideias para comunicá-las de forma eficaz. Lembre-se, o sucesso de como criar um infoproduto não depende do quanto você sabe. É tudo sobre o quão eficazmente você está se comunicando com o cliente para que ele possa entendê-lo claramente, colocando seus aprendizados em ação. Então faça a pesquisa e aprenda o máximo que puder sobre o assunto.

Como criar um infoproduto a partir do esboço?

É hora de colocar tudo no papel. Todo o seu conhecimento, pois as ideias estão em seu cérebro e espalhadas por todos os lugares. Onde você pode ter pensado muito sobre como vai estruturar esse conhecimento e insights ao saber como criar um infoproduto. Visto isso, colocá-los por escrito torna-o sólido. Então, crie seu esboço para o infoproduto.

  • Como vai apresentar o conceito?
  • O que vai ensinar em primeiro, segundo, terceiro e assim por diante.
  • Qual vai ser o capítulo 1, 2, e assim por diante.

Coloque-os todos por escrito. Lembre-se, você não precisa entrar em detalhes. Basta fazer o esboço como um planejamento.

Desse modo, primeiro, você quer entender a estrutura. Portanto, compreenda os subtópicos que vai abordar e certifique-se de que não está perdendo nada. E depois de criar o contorno, verifique se ele contém etapas desnecessárias que podem ser ignoradas. Porque ao compreender como criar um infoproduto, ele deve ajudar o cliente a melhorar no menor número de fases possível.

Como desenvolver o conteúdo para criar um infoproduto?

É hora de ir além do contorno. É o momento de criar todo o conteúdo sobre o tema. Então, abra o word ou pegue um caderno e liste tudo o que planeja ensinar ao seu cliente. Liste tudo o que deseja colocar quando descobrir como criar um infoproduto. Não pense no esboço. Não pense na ordem. Não tente elaborar. Apenas anote todos os pontos que vierem a você naquele período. Em que é melhor repetir este exercício algumas vezes.

Portanto, vá, sente-se em um ambiente tranquilo e comece a anotar os pontos à medida que eles vêm à mente até que sua carga de pensamentos se esgote. Quando parar, feche o notebook ou o documento. Deixe-o por um tempo e volte a ele mais tarde.

Percorra a lista que criou e veja se deseja adicionar algo a ela. Não exclua nada. Se tem algo a acrescentar, adicione. Se não deixe como está. Volte para ela novamente e veja se algo novo aparece em sua cabeça. Se sim, adicione à lista. Repita isso algumas vezes até sentir que não há mais nada que você possa adicionar.

Além disso, anote os exemplos que deseja usar ou as histórias que vai contar na compreensão de como criar um infoproduto. Porque quando está juntando o conteúdo, você pode não se lembrar dos exemplos e histórias. E não quer que seu produto seja seco e sem graça para os clientes. E é aí que você saberá que seu conteúdo está completo.

Quais os passos finais de quem deseja saber como criar um infoproduto?

O próximo passo é organizar os pontos que listou na etapa anterior. Então, primeiro, procure por duplicatas. Há algo que listou duas vezes ou mais? Exclua-os. Agora você está segurando a lista com pontos únicos. Em seguida, abra um novo documento e anote seu esboço. Depois, copie os pontos que vão para a primeira seção do esboço. Repita-o para cada parte do contorno. Bem, aí está. Você organizou todos eles em sua estrutura de tópicos.

Expanda os pontos abordados nos tópicos

Você tem o esboço, possui os pontos. Portanto é hora de brincar de Deus e de fato oficializar como criar um infoproduto. Dessa forma, expanda os pontos que listou e organizou em texto ou vídeo. Leia o tópico e pense sobre ele. Deixe sua mente trabalhar em torno do tema. Assim, você terá uma nuvem de pensamentos acerca do assunto. Deixe expandir. E se um exemplo vier à sua mente, então fale sobre isso. Se surgir uma história relacionada ao ponto, explane sobre isso. E se não conseguir escrever tão rápido quanto as palavras estão surgindo, você pode optar por gravá-lo. Então ouça com calma e anote-as.

É hora da edição

Parabéns. Seu primeiro rascunho está pronto. Mas, não está bom para a loja. Não está completo para ser colocado à venda. Porque assim como o diamante, ele precisa ser lapidado e polido. Pois só dessa forma será valorizado e apreciado. E isso é o que você vai fazer nesta etapa. Você vai editar o rascunho e dar-lhe uma forma. Portanto, primeiro, leia o livro inteiro ou assista a gravação toda e veja se o fluxo é excelente e natural. Se sentir que em algum lugar não é suave ou desvia do tópico, anote-o e marque-o para edição.

Em seguida, verifique o produto inteiro quanto à exatidão factual. Você não quer ter um erro no produto. Nem quer soar como alguém que vai dizer qualquer coisa sem checar duas vezes. É muito crítico para o seu posicionamento como especialista. Então afie suas facas. Pois é hora de fazer os cortes.

Torne o infoproduto ainda melhor

Bem, você limpou a pedra. Está ótimo agora. Mas, ainda pode torná-lo melhor com o polimento, certo? Pense nisso… Como você pode tornar seu infoproduto ainda melhor? Dessa modo, você pode:

  • Adicionar algumas listas de verificação a ele?
  • Acrescentar alguns modelos que podem facilitar a implementação dos aprendizados?
  • Dar notas para cada lição que podem consultar para reter melhor as informações?
  • Colocar ilustrações para tornar os conceitos fáceis de entender?
  • Dar algumas planilhas para acompanhar as lições?
  • Acrescentar um sistema de responsabilidade ao produto para ajudar o usuário a progredir?

Por fim, pense nas possíveis maneiras de ajudar os clientes. E lembre-se, o objetivo de saber como criar um infoproduto é tornar a vida do público melhor. Por isso, identifique todos os materiais de apoio que poderia adicionar ao produto e trabalhe neles. E quando você os oferece como bônus, isso aumentará suas vendas. É um ganha-ganha para ambos. Você e o público.

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