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Para quem tem dúvida em como ser um redator, saiba que se trata de alguém que é pago principalmente para escrever palavras destinadas a estimular ações. Sua função também inclui edição e revisão de texto para garantir que não haja erros de ortografia ou gramática. Dessa forma, a profissão de redator é uma carreira feita sob medida para 2021, pois:
- As empresas estão contratando redatores freneticamente.
- Bons redatores podem facilmente ganhar muito bem.
- A maioria dos redatores hoje trabalha remotamente.
- Redatores não precisam de treinamento ou educação formal.
E atualmente, a redação está sempre ligada ao ato de promover ou vender um negócio, organização, marca, produto ou serviço, o que a torna, por definição como ser um redator, um tipo de marketing. Sendo assim, a redação pode assumir uma ampla variedade de formas:
- Publicidade;
- Sites;
- E-mails;
- Postagens em blog;
- Páginas de destino;
- Apresentações;
- Scripts de vídeo;
- Manchetes;
- Descrições de produtos;
- Livros brancos.
Quais são as atribuições de um redator?
Não há requisitos obrigatórios definidos em como ser um redator, mas muitos empregadores pedem um diploma em português, jornalismo, redação criativa ou algum campo semelhante.
Entretanto, suas habilidades de redação serão um grande fator quando se trata de ser considerado para uma função como redator, e quaisquer cursos relacionados ou experiência de trabalho (além de ser capaz de mostrar exemplos de seu trabalho) irão, sem dúvida, melhorar suas chances em como ser um redator. Como atribuições podem ser definidas:
- Apresentar ideias e conceitos criativos que se encaixem no briefing.
- Realizar pesquisas sobre produtos / serviços / tópicos, entendendo seu público-alvo.
- Escrever textos que sejam persuasivos, envolventes e interessantes de ler.
- Produzir e apresentar uma variedade de opções de conteúdo.
- Garantir que todo o conteúdo seja ‘da marca’.
Um bom redator terá excelentes habilidades em português, além de uma mente criativa e uma capacidade de escrever de forma clara e persuasiva para uma variedade de públicos e situações diferentes.
Segundo, como ser um redator, você precisará ainda ser rígido e capaz de aceitar qualquer crítica construtiva, para garantir que seu conteúdo se encaixe no briefing especificado. Defensores de gramática e ortografia também são sempre bem-vindos. Por fim, um bom redator também precisará ter os seguintes atributos:
- Imaginação;
- Precisão;
- A capacidade de trabalhar sob pressão;
- Atenção aos detalhes;
- Paciência;
- Excelentes habilidades de comunicação.
Qual é a experiência de um redator publicitário?
É como ser um redator de uma agência de publicidade muito grande, que em poucas palavras é variada, completa e emocionante. Dessa maneira, o trabalho envolve principalmente escrever conteúdo para clientes, seja para acessar os sites de suas empresas ou para ser usado em campanhas publicitárias para promovê-los.
Além de trabalhar junto com outros profissionais criativos para construir argumentos de venda persuasivos, e é uma ótima sensação quando o trabalho árduo compensa. Claro, como ser um redator pode ser estressante às vezes, especialmente quando o cliente é muito específico sobre o que está procurando, mas, contanto que use seu feedback de forma construtiva, o trabalho sempre será muito gratificante.
Os 3 tipos de trabalhos de redação
Se você quer atender a toda essa demanda atual de artigos autorais, além de aprender de verdade como ser um redator, existem três maneiras principais de fazer isso:
- Atue com redação em uma agência;
- Trabalhe como redator de uma equipe de marketing interna;
- Torne-se um redator freelancer.
Quanto ganha um redator?
Se você quer uma análise profunda de quanto cada uma dessas funções pode ganhar ao descobrir como ser um redator, verifique que:
- Redatores de agência começam em uma média de R$ 1.636,00 e conseguem em média até R$ 4.012,00.
- Redatores internos custam em média R$ 2.000,00 e chegam a R$ 2.564,00 em média.
- Redatores autônomos estão por toda parte, mas mais de 20% estão ganhando R$ 1.800,00.
Portanto, como ser um redator de nível básico é apenas uma questão de esboçar um bom currículo e marcar a entrevista, também de mostrar seu portfólio ou se cadastrar num site de trabalhos sem vínculo empregatício.
Como ser um redator freelancer?
Se você quer realmente ganhar dinheiro nos próximos meses, o freelancer é a opção mais viável de como ser um redator. Desse modo, tornar-se um redator freelancer significa que você assumiu o controle e a responsabilidade por todas as coisas simultaneamente.
Óbvio, não é fácil, especialmente no início, mas se você persistir sobre como ser um redator, terá controle absoluto sobre sua carreira e finanças em um grau que nunca acreditou ser possível. E geralmente, um redator costuma ser graduado em Comunicação Social, Jornalismo, Marketing, etc. Porém, se você quiser aprender como se tornar um redator:
- Aprenda o básico da escrita persuasiva;
- Aprenda habilidades básicas de redação;
- Conquiste seus primeiros clientes;
- Desenvolva e refine seu processo de freelancer;
- Crie um fluxo de leads recorrentes.
Também é importante ter disciplina, dominar a língua portuguesa e possuir conhecimento sobre redação web. Claro, essas etapas não são fáceis, mas são tudo de que você precisa sobre como ser um redator de sucesso em 2021.
Quais os tipos de redação existentes?
A redação é uma habilidade universalmente benéfica. Onde a capacidade de persuadir por meio da escrita tem aplicações virtualmente ilimitadas, independentemente do trabalho, função ou setor. Então, para os têm dúvidas sobre como ser um redator, saibam que aprender o básico da escrita persuasiva é o primeiro passo para se tornar um profissional bem sucedido.
Por isso, se você seguir a carreira de redator, passará o resto da vida dominando a escrita persuasiva. Pois, não há limite para essa habilidade no quesito como ser um redator, visto isso, não a trate como um pré-requisito. Simplesmente percorra o básico e continue avançando nos aprendizados. Quanto aos tipos de redações existentes, elas são:
- Redação de títulos – Desenvolver títulos, manchetes e nomes próprios a produtos e artigos.
- Redação da proposta de valor – Uma proposta de valor é uma declaração concisa que comunica o que uma empresa está oferecendo, seu valor e a quem se destinam.
- Redação da página de destino – Cada empresa precisa de um website, e o sucesso de cada website gira em torno do sucesso de algumas páginas de destino.
- Redação de e-mail – Semelhante ao texto da página de destino, a redação de e-mail está em alta demanda.
- Redação do anúncio – A redação de anúncios é o padrinho da redação, e é mais prevalente hoje do que nunca.
- Redação de roteiro de vídeo – A demanda de script de vídeo é insana e há poucos redatores especializados neste campo.
Como ser redator e iniciar carreira?

Quando você decide pela vida de como ser um redator freelancer, é chegada a hora de começar a escrever textos, conseguir clientes e escrever mais textos. No entanto, se você é do tipo responsável, seu primeiro pensamento será provavelmente: “Espere um segundo, como vou cobrar das pessoas a redação de um artigo se nunca escrevi um texto antes”?
Portanto, a primeira coisa que você deve fazer é escrever um artigo para o seu próprio negócio de conteúdos autorais. E em seguida, peça a um redator estabelecido que dê uma olhada no seu texto por 5 minutos e retorne algum feedback. Continue escrevendo para empresas de amigos e conhecidos, sempre pedindo retorno.
Mas se você está pronto para redigir artigos pagos e começar a ganhar experiência real, aqui estão algumas maneiras excelentes de como ser um redator e conseguir alguns clientes modestos:
- Sites de trabalhos remotos;
- Sondar sua rede;
- Rede online e off-line;
- Listas de empregos que anunciem esse tipo de vaga.
Esses métodos impulsionarão sua empresa durante o primeiro ano, bem depois do período de treinamento. Sendo assim, pegue todo serviço que puder e escreva para cada projeto como se fosse à oportunidade dos seus sonhos. Pois, dessa forma poderá até encontrar ótimos clientes que crescerão com você e acabarão trabalhando juntos por muitos anos, descobrindo a essência sobre como ser um redator.
Depois de se passarem alguns meses, você pode começar a gastar mais tempo oferecendo trabalho para sua rede, construindo uma rede com o objetivo de novos leads (clientes interessados) e até mesmo clientes em potencial. Não subestime nenhuma forma de divulgação, isso faz parte de como ser um redator.
Por isso, se você quer ganhar dinheiro de verdade no quesito de como ser um redator freelancer, precisa de um fluxo consistente e recorrente de leads de qualidade. Onde existem quatro opções principais para redatores que buscam construir seu próprio canal de leads recorrentes:
- SEO;
- Linkedin;
- Blogs de visitantes sofisticados;
- Publicidade Paga.
O que é Otimização de Mecanismos de Pesquisa (SEO)?
O objetivo do Search Engine Optimization (SEO) é fazer com que o Google envie leads para o seu site mensal, semanal e até mesmo diariamente. Você consegue isso fazendo com que seu site seja classificado em termos de pesquisa que sejam relevantes para o seu negócio.
E basicamente, o SEO tem muitos benefícios para os que se perguntam como ser um redator:
- Muitos proprietários de empresas procuram contratar redatores por meio de pesquisa.
- Canal altamente escalável.
- O algoritmo do Google permaneceu relativamente estável por 20 anos.
- Você pode acessar resultados de pesquisa de nicho de forma relativamente rápida.
- A maior parte do trabalho é escrita (ótimo para redatores).
Mas também tem seus contras:
- Requer uma gama de habilidades intransferíveis para executar com eficácia.
- Leva um tempo relativamente longo para escalar em comparação com outros canais.
- O Google está cada vez mais roubando tráfego dos criadores de conteúdo.
Parte da razão pela qual o SEO é o melhor canal para redatores é que ele tem uma sinergia muito boa com a escrita de blogs, o que também é aconselhável para os redatores oferecerem.
Escrever posts de visitantes gratuitos ou conteúdo de blog pago funciona tanto como publicidade para seus serviços quanto como backlinks para sua campanha de SEO. Mas você perderá o benefício dos backlinks se não estiver buscando ativamente o SEO.
Desenvolvimento de público do Linkedin
O Linkedin sempre foi uma plataforma intrigante para geração de leads de negócios, mas até um ano atrás, não era realmente o tipo de lugar onde alguém pudesse construir seguidores lucrativos.
Porém, tudo isso mudou no ano passado, quando o Linkedin reformulou seu algoritmo e, de repente, o engajamento orgânico estava vivo e bem. Então, basta perceber os tipos de postagens que atraem muito engajamento, e escrever de modo que seu texto se torne popular.
Blogs de visitantes sofisticados
O guest blogging como uma estratégia recorrente de leads significa essencialmente que você publica frequentemente posts de visitantes em sites de alto perfil. Onde “alto perfil”, quer dizer que se você mencionasse o site para 10 pessoas em seu nicho, entre 7 a 10 delas reconheceria imediatamente a marca ou publicação.
Publicidade Paga
Por último, temos a publicidade paga. Teoricamente, se você pode fazer o SEO trabalhar para você, também pode fazer com que a publicidade paga funcione para seu negócio. Dito isso, não há redatores que usam anúncios pagos como sua principal fonte de renda, e quase ninguém de pequeno e médio porte consegue pensar em alguém fazendo isso.
10 Dicas sobre como ser um redator de sucesso
Para descobrir como ser um redator, você precisa ser capaz de trabalhar com rapidez, além de ter talento para a escrita sagaz.
1. Conheça o mercado
Sem dúvida, na última década, houve aumento no conteúdo online, criando uma demanda sem precedentes por redatores. E isso é amplamente impulsionado pela necessidade de otimização do mecanismo de pesquisa (SEO). Dessa maneira, artigos bem escritos em sites de empresas não apenas dão aos clientes em potencial confiança para adquirir serviços, mas também ajudam as instituições a atrair navegadores para suas plataformas, porque garantem que o site tenha uma posição mais elevada no ranking de pesquisa do Google.
Além disso, o marketing na internet é um setor em rápida evolução e os redatores que entendem as últimas tendências em SEO, mídia social e outras formas de marketing digital terão uma vantagem.
2. Descubra que tipo de redator você deseja ser
Antes do Google, como ser um redator significava roteirizar comerciais de TV em uma agência de publicidade, escrever campanhas de mala direta, comunicados à imprensa, brochuras ou outra literatura de negócios. Claro, esses empregos ainda existem, mas há uma demanda muito maior por editores da web, redatores de SEO, gerentes de conteúdo e outras funções de conteúdo online. Visto isso, certifique-se de entender o que está envolvido na função para a qual você está se candidatando e desenvolva suas habilidades de acordo.
3. Visualize a real situação
É muito provável que você tenha que produzir grandes quantidades de conteúdo com rapidez, precisão e provavelmente por um baixo pagamento, principalmente no início de sua carreira.
Dessa forma, trabalhar para uma agência de conteúdo ou por meio de sites de recrutamento, pode ser uma boa maneira de construir um portfólio, especialmente se você nunca teve um trabalho publicado online antes. Além do mais, seu blog também pode ser uma boa maneira de mostrar suas habilidades.
4. Pesquise a empresa (e pessoa) para a qual você está se candidatando
A grande maioria dos pedidos especulativos recebidos por agências são endereçados a “Prezado Senhor” ou “A quem possa interessar”. Porém, na maioria das vezes, não é difícil obter informações sobre os responsáveis pelo recrutamento. Ademais, você também pode experimentar o Linkedin, Google ou Twitter – ou ainda pegar o telefone e perguntar. Porque estabelecer uma conexão pessoal com o tomador de decisões na empresa à qual você deseja trabalhar é uma vitória rápida, mas poucos candidatos a fazem.
5. Use a mídia social para construir um relacionamento
No mínimo, siga a empresa na qual deseja trabalhar no Twitter, Linkedin, Facebook e Instagram. Pois se você pode construir um relacionamento com o indivíduo através da mídia social, então melhor ainda, mas não ultrapasse a linha tênue que separa o entusiasmo do aborrecimento. O Twitter também é um ótimo lugar para encontrar novas vagas ou para aprender como ser um redator.
6. Não exagere
Num restaurante em crise, uma das primeiras coisas realizadas é a redução de tamanho do cardápio. Pois os consultores sabem que nenhum chef pode preparar bem centenas de pratos.
Da mesma forma, quando um candidato está se oferecendo como redator, comerciante, guru de mídia social, especialista do Google e mago de televendas, mas está se inscrevendo sem experiência como recém-formado, presume-se que provavelmente não seja especialista em qualquer uma dessas coisas. Portanto, concentre seu currículo nas habilidades e na experiência que o empregador está procurando.
7. Não cometa erros de ortografia ou gramática
Se você estiver se candidatando a um emprego como redator, certifique-se de verificar se há erros de digitação e gramática básica no currículo e no cadastro. Leia em voz alta e peça a outra pessoa para lê-lo antes de enviá-lo.
8. Esteja preparado para escrever um artigo teste
Frequentemente, é pedido aos candidatos que criem um exemplo de trabalho para demonstrar suas habilidades. E para a maioria das agências, velocidade e confiabilidade são tão importantes quanto o talento para escrever. Assim, veem o texto teste como uma boa forma de avaliar seu comprometimento e capacidade de cumprir prazos. Portanto, não fique irritado se uma empresa pedir que você escreva algo de graça – é uma prática padrão, dentro do razoável, é claro.
9. Especialize-se
Existem muitos redatores que querem escrever sobre “coisas divertidas” como música, cinema, moda, viagens e comida. Por isso, existem muito menos escritores com conhecimento e experiência em setores como seguros, finanças, telecomunicações e direito. Então, ao se especializar nessas indústrias, você pode abrir mais oportunidades para si mesmo.
10. Não desista
Todos os dias, as agências recebem currículos de novos redatores que têm a resposta padrão que atualmente não há vagas. Mas lembre-se, não é um negócio único. E embora você possa não conseguir o emprego na primeira vez, pode ser o candidato certo no futuro. Pois, grande parte daqueles que participam do processo seletivo não passam despercebidos.