Conteúdos
Criar um negócio online pode ser muito lucrativo, seja você iniciante ou empresário. Estar por dentro dos negócios digitais nos dias de hoje é poder fazer novos negócios.
Saiba como criar um negócio online do zero, acompanhe os passos de quem fatura na internet.
Como Criar um Negócio Online
É possível criar diversos níveis de negócio online, podendo ser uma pequena empresa ou uma grande empresa, entre diversos tipos de segmentos, como websites, vendas, sistemas, softwares.
Para criar seu Negócio Online do zero, caso você seja iniciante, vamos dar alguns exemplos de empresas e como trabalhar de forma autônoma.
Primeiramente, vamos pressupor que você está desempregado, mas tem um notebook que funciona perfeitamente, então é o material suficiente para começar a trabalhar online.
Atualmente existem os locais chamados Coworking que são espaços com acesso a internet e acomodações para empreendedores digitais trabalharem à vontade.
Agora é pegar o seu notebook e ir para um Coworking.
É o seu primeiro empreendimento online e você precisa saber qual segmento e modelo de negócio deseja criar. Para isso, ao escolher é preciso saber o que tem haver com seu perfil, seus desejos e motivações.
Negócio online ou negócio físico
Comparando o modo de operar e o histórico dos modelos de negócios, podemos ver que um negócio online é algo muito recente e ainda tem muito a evoluir.
Uma loja física precisa de vários processos administrativos para funcionar. Já um negócio online pode fugir totalmente dos padrões.
São diversos fatores que mantém uma loja funcionando, como por exemplo, um ponto comercial com local de fácil acesso, estacionamento é um diferencial, fornecedores, clientes, comunicação, licenças e burocracias, entre outros.
Todavia, os modelos de lojas físicas são aplicados online hoje em dia e são cada vez mais comuns. No entanto, os produtos digitais são consumidos em grande escala em um mercado totalmente digital.
Um negócio online pode ser totalmente digital, sem necessidade de local físico, podendo ser gerenciado a partir de uma pessoa em qualquer dispositivo com acesso a internet.
Primeiramente, criar um site é um bom começo, que é como sua loja virtual. No entanto, os passos para criar um site são:
- Registro domínio:
Para registrar o domínio é necessário um CPF válido e um investimento mínimo de quarenta Reais por ano.
- Hospedagem:
Hospedar um site exige uma segurança redobrada, afinal será um ambiente em destaque na internet, envolvendo dados sensíveis, como nomes, endereços e pode até ter transações com cartão de crédito.
Uma hospedagem com certificados, como por exemplo o SSL, requer um investimento mais alto.
- Desenvolvimento:
Para ter um site exclusivo, totalmente único, desenvolvido por uma agência pode sair tão caro quanto investir em uma loja física.
É possível utilizar layouts padrões e personalizar de acordo com a identidade visual desejada. Estes são bem mais baratos e pode ser uma ótima escolha de se começar um negócio online do zero.
- Mídias Sociais:
Estar presente nas redes sociais é estar conectado com o seu público. Entenda como aproveitar a oportunidade que elas podem criar para alavancar seu negócio.
Esse é um dos mercados digitais que está mudando a forma de visualização e produção de conteúdo.
Com o avanço dos Smartphones, boa parte das tecnologias estão descentralizadas, em diferentes tipos de consumo.
Valorizar as redes sociais, com boas fotos, vídeos bem editados, uma comunicação aberta e transparente, podem fazer a diferença no desenvolvimento da marca.
- Propaganda e Marketing:
Saber direcionar o conteúdo para o público certo é fundamental para mensurar os investimentos e lucros. A propaganda pode ser uma peça chave no desenvolvimento de um e-commerce.
A princípio, investir em publicidade paga na internet é um recurso barato, se comparado à outras mídias.
Um bom começo é utilizar os serviços de propagandas do Facebook, que pode ser integrado com o Instagram e também do Google AdWords.
Então, se você está pensando em criar um negócio online ou precisa de uma renda extra, talvez seja interessante você criar um MEI. Neste artigo, você pode entender melhor o que é um MEI.
Então, quer saber quais empreendimentos estão em alta no mercado de trabalho, veja a lista abaixo:
Negócios Online – E-Commerce
O modelo de negócios do E-commerce foi um dos primeiros no mundo online.
São sites com um sistema de vendas pela internet, com entrega de algum tipo de produto físico ou digital. Basicamente, é uma loja online para vender produtos na internet.
Nesse tipo de negócio online é necessário um investimento inicial que pode ser alto para quem está começando do zero.
Negócios Online – Anúncios
Há algumas formas de se trabalhar com um negócio online de anúncios na internet.
Os anúncios são uma forma de distribuir diversos tipos de propagandas em sites, redes sociais, e-mail, entre outras plataformas online.
Não é necessário ser formado ou especializado em propaganda ou marketing. Entretanto, saber sobre estes assuntos e ter familiaridade ajuda no sucesso da carreira.
Nesse mercado você pode criar anúncios, divulgar anúncios e também oferecer anúncios.
Para quem está começando, uma das melhores opções é a de trabalhar divulgando anúncios. Por exemplo, você pode ter um blog pessoal e divulgar anúncios. Ou pode trabalhar investindo em sistemas de anúncios.
Negócios Online – Marketplaces
Os marketplaces são os melhores exemplos de modelos de negócios para quem está querendo começar no mercado de vendas online.
São sites com sistemas prontos para você começar a vender produtos ou serviços.
Atualmente, o Mercado Livre é um dos marketplaces mais conhecidos da América do Sul.
Negócios Online – Produtos Digitais
Este tipo de negócio é ramificado e pode ter algumas formas de trabalho.
Os produtos digitais são entendidos neste tipo negócio como elementos que não são físicos. Por exemplo, e-books, jogos eletrônicos, serviços de streaming, entre outros.
Os produtos digitais são aliados aos anúncios, muitas vezes você pode anunciar um produto digital.
Negócios Online – Influenciadores Digitais
Os influenciadores digitais atualmente são pessoas que utilizam as redes sociais para se expressarem, é um “big brother da internet”.
Se tornar um influenciador ou autoridade, não é um caminho fácil. Para quem está começando um negócio online e deseja se tornar um Influenciador Digital é preciso pensar a longo prazo.
Chegar ao top como celebridade, é para poucos, mas a profissão está crescendo e tem um mercado de portas abertas.
Os influenciadores digitais podem facilmente promover marcas, eventos e se destacarem nas redes sociais com boas opiniões e posições firmes em determinadas situações virais.
Como criar um Negócio Online com Programa de Afiliados
Uns dos negócios online mais lucrativos é sem dúvida os programas de afiliados.
Os programas de afiliados são sites que possuem um sistema de recompensa por vendas. Como exemplo, você divulga um produto de um sistema de programas de afiliados e toda vez que esse produto for vendido, uma porcentagem da venda é convertida para os seus ganhos.
Esse tipo de negócio é muito comum utilizar produtos digitais e anúncios. Ou seja, você divulga anúncios de um produto digital de um sistema de afiliados.
Trabalhar com esse negócio online é lucrativo e exige pouco investimento.
É possível escolher um e-book em um sistema de programas de afiliados. O e-book é um produto digital que não tem estoque, é praticamente um produto infinito. Agora, utilizando anúncios na internet, você divulga esse e-book.
Este conjunto de trabalhos pode dar resultados surpreendentes. As comissões de vendas, aliadas a uma boa campanha de publicidade, podem render verdadeiras fortunas.