Conteúdos
No universo das maravilhas tecnológicas que é o mercado de trabalho programação no mundo moderno de hoje, existem muitas linguagens e códigos que máquinas, programas, hardware, software ou quaisquer outros eletrônicos usam para operar e funcionar corretamente. Visto isso, especialistas, ou programadores, podem entrar nesse código e editar parte dele para todas as novas funções e comportamentos.
E isso pode parecer um tipo de trabalho chato, até você perceber a variedade de aplicações das linguagens de programação. Assim, esses aplicativos podem ser tão pequenos quanto o jogo Flappy Bird no seu iPhone, ajudar os trabalhadores da construção a controlar guindastes gigantes para construir arranha-céus, ou até auxiliar os astronautas a controlar naves espaciais.
Dessa forma, cada máquina e plataforma online tem alguma maneira de programação para que funcione corretamente, desde gravadores de videocassete (VCRs) até o YouTube, tudo tem uma linguagem de programação escondida em algum lugar no interior.
E como o uso de linguagens de programa é extremamente alto no mercado de trabalho programação atual, pode-se dizer que aprender programação é uma habilidade sólida e comercializável – não apenas para funcionários, mas também para profissionais autônomos. Então hoje, muitas pessoas que trabalham com o desenvolvimento profissional, aprendem linguagens de programação para se tornarem freelancers e seus próprios chefes.
O que é uma Linguagem de Programação?
A linguagem de programação é uma maneira de programadores (desenvolvedores) se comunicarem com computadores. Sendo assim, as linguagens de programação consistem em um conjunto de regras que permitem que os valores das strings sejam convertidos em várias formas de geração de código de máquina ou, no caso de linguagens de programação visual, elementos gráficos.
De um modo geral, um programa é um conjunto de instruções escritas em uma linguagem específica (C, C++, Java, Python) para realizar uma tarefa específica no mercado de trabalho programação.
Qual é a importância atual do mercado de trabalho programação?
Hoje, a programação não é mais um ponto extracurricular do currículo. Dessa forma, os chefes esperam “funcionários full-stack” – independentemente de você trabalhar em TI, indústria farmacêutica, negócios ou em outro lugar. Por isso, a falta de capacidade em programar e o desinteresse em aprender mais nesse ramo, podem ser interpretados como sinais de inflexibilidade e inaptidão em acompanhar qualquer atualização e desenvolvimento.
E de fato, entre um candidato que pode e outro que não pode programar, os responsáveis sempre escolherão o profissional que optou pelo mercado de trabalho programação. Portanto, hoje, os empregadores procuram por pacotes completos. Desse modo, preferem ter por perto pessoas que não sejam fantoches e não esperem instruções, mas sim, que possam conduzir um projeto sozinhos. E especialmente quando o trabalho em grande parte mudou para equipes remotas, os trabalhadores que são capazes de pensar e trabalhar por conta própria são altamente preferidos.
Isso não está acontecendo apenas no setor de TI, mas também em outros campos do mercado, como o farmacêutico e biotecnológico. Assim, as linguagens de programação e métodos usadas em Data Science agora são tratadas como qualquer outra linguagem estrangeira — sendo sempre bem-vindas em um currículo, independentemente do setor de mercado.
Então, por agora, estudantes ambiciosos de humanidades, biologia ou química tendem a fazer cursos e se inscrever em escolas online de programação e TI para se tornarem mais competitivos no mercado de trabalho programação.
O que é desenvolvedor full-stack no mercado de trabalho programação?
“Full-stack” é um termo retirado do desenvolvimento de software. Visto isso, um desenvolvedor “full-stack” significa o programador que tem uma visão geral de todas as etapas do processo de desenvolvimento. Dessa forma, desenvolvedores full-stack podem programar software cliente e servidor.
E errôneo será dizer que eles não são altamente valorizados e procurados em TI no mercado de trabalho programação, pois são os únicos desenvolvedores que podem coordenar e gerenciar efetivamente todo o processo de desenvolvimento. Da mesma forma, você pode usar o termo “full-stack” como uma paráfrase para descrever qualquer profissional que possa desenvolver um projeto de A a Z. Portanto, “Full-stack” é um sinônimo nerd de “full-package”.
Quais são as 10 linguagens de programação mais promissoras em 2022?
Após a pandemia, o mercado de trabalho programação se tornou uma das principais agendas das empresas, pois oferece melhor experiência, resiliência e confiabilidade ao cliente. E com os avanços em aprendizado de máquina, análise de dados e IA conversacional, as empresas estão descobrindo que é viável e acessível implantar ferramentas de IA que permitem resolver problemas e aumentar a eficiência. Desse modo, com base nisso, aqui estão as 10 linguagens de programação mais populares entre os candidatos a emprego em 2022 e também nos próximos anos.
1. Python
Python pode ser considerada o futuro das linguagens de programação. Pois de acordo com as estatísticas mais recentes, a Python é a principal linguagem de codificação para cerca de 80% dos desenvolvedores. Onde a existência de grandes bibliotecas em Python simplificam as etapas de ciência de dados, aprendizado de máquina e inteligência artificial. Atualmente, a Python está em alta e pode ser considerada a rainha do mercado de trabalho programação. Por isso, conhecer essa linguagem de programação esse ano garante crescimento e sucesso.
Além disso, é uma das linguagens mais rentáveis que oferta atributos inimagináveis como:
- Fácil de aprender e codificar;
- Estruturas que aguentam infinitos aplicativos e grandes bibliotecas;
- Introduziu as variantes de C e Java como Python, CPython, etc.
- Suporte a GUI;
- Firmas que atuam em Python: Netflix, Intel, Spotify, Facebook, etc.
2. Java
Java é uma das línguas de programa mais vigorosas que é utilizada hoje em dia em mais de 3 bilhões de aparelhos. Desse modo, Java é agora uma das tecnologias mais conhecidas do mercado de trabalho programação. Pois é usada em aplicativos móveis, aplicativos em nuvem, desenvolvimento web, aplicativos de desktop, inteligência artificial e muito mais.
Por isso, se destacar aprendendo essa tecnologia oferta salários bastante altos, além de chances de crescimento inimagináveis e reconhecimento mundial. Alguns dos atributos relevantes do Java são:
- É a língua de programa mais protegida;
- Programação orientada a objetos e independência de plataforma;
- As firmas que atuam em Java são Adobe, Amazon, Instagram, Flipkart, etc;
- Maior desempenho, segurança e produtividade.
Portanto, Java pode ser considerada uma das principais linguagens do mercado de trabalho programação para aprender em 2022.
3. JavaScript
JavaScript é uma das linguagens de programa mais populares do mercado de trabalho programação web. E conforme a análise, mais de 97% dos portais utilizam JavaScript na parte do cliente em uma página de website. Sendo assim, ela:
- Oferta meios de validar o acesso do usuário;
- Tem uma base de código bastante ordenada que oferta maior legibilidade e produtividade;
- Simples de compreender e bastante buscado;
- As firmas primordiais que utilizam JavaScript são PayPal, Microsoft, Walmart, Uber, Google, etc.
- Maior controle do navegador e independência de plataforma.
E segundo as estatísticas mais atualizadas, 72% das empresas estão buscando desenvolvedores JavaScript. Desse forma, conhecer JavaScript poderá ser a resolução mais fantástica que você tomará em 2022 para alavancar sua carreira no mercado de trabalho programação.
4. Kotlin
Kotlin é uma língua de programa multiplataforma planejada para criar aplicativos. Visto isso, ela está sendo utilizada por mais de 60% de desenvolvedores do Android. Por isso, Kotlin sustenta a quarta posição entre as linguagens de programação que mais evolui em diversos rankings conhecidos. Algumas das qualidades relevantes do Kotlin são:
- É 100% interoperável;
- Simultaneidade estruturada e código conciso;
- As firmas que atuam no Kotlin são Trello, Pinterest, Amazon, Uber etc.
- A codificação é cerca de 20% menor se comparada com Java;
- Atributos de garantia aperfeiçoados.
Por isso, se você está inclinado a estruturar sua carreira no desenvolvimento de aplicativos Android, conhecer Kotlin em 2022 é a melhor opção que você pode escolher no mercado de trabalho programação.
5. Typescript
TypeScript é uma linguagem de programação fortemente tipada, orientada a objetos e compilada que se baseia em JavaScript. Desse modo, é um super conjunto da linguagem JavaScript, projetado para oferecer melhores ferramentas em qualquer escala. O principal arquiteto por trás do TypeScript é Anders Hejlsberg, designer de C# na Microsoft. Assim, o TypeScript é de código aberto, apoiado pela Microsoft e considerado tanto uma linguagem quanto um conjunto de ferramentas. E mais precisamente, existem quatro objetivos principais do TypeScript no mercado de trabalho programação:
- Torna o desenvolvimento JavaScript mais eficiente;
- Introduz tipos opcionais em JavaScript;
- Ajuda a detectar erros mais cedo;
- Implementa recursos planejados do futuro JavaScript.
6. PHP
O PHP é uma das linguagens de script de utilização universal que seguirá ostentando sua relevância nos anos adiante. Pois está entre as primeiras no mercado de trabalho programação, do lado do servidor que pode ser incorporado ao HTML para dar função às páginas da web. Então, devido à progressiva propensão online, os desenvolvedores PHP estão em crescente procura. Onde alguns de seus grandes atributos são:
- Portais excelentes como Wikipédia, Facebook e Yahoo atuam em PHP;
- Fácil e simples de compreender;
- Bastante garantida para precaver ataques e ameaças;
- Mais ligeira que outras línguas de script.
7. Go
Go é uma das línguas de programa mais eficientes e confiáveis do mercado de trabalho programação que até se sobressai das outras. Dessa forma, ela foi originalmente projetada pelo Google em 2007 para gerenciar sua infraestrutura em ágil crescimento. E assim, rapidamente ganhou uma popularidade gigantesca e se tornou uma das principais linguagens de programação. Alguns dos recursos incríveis do Go no mercado de trabalho programação são:
- Simples de aprender e entender;
- Suporta processos de automação;
- As firmas que atuam no Go são Medium, Google, Uber, BBC;
- Simplifica os procedimentos de ciência de dados e IA.
Go é o futuro do mercado de trabalho programação, então você certamente pode pensar em aprender isso em 2022.
8. Rust
Rust é uma linguagem de programação multiparadigma de alto desempenho e tipagem estática. Com o foco principal em segurança e desempenho. Essa linguagem ajuda os desenvolvedores a criar aplicativos robustos e seguros. Comparado ao C/C++, que luta com erros de memória e desenvolve programas simultâneos, o Rust já resolveu esses problemas. Na verdade, ele foi criado para resolver problemas de C/C++, mas funcionou tão bem que agora a linguagem Rust é utilizada por muitas organizações líderes, incluindo Dropbox, Firefox, Cloudflare e muitas outras, tanto startups quanto grandes empresas. Agora, vamos explorar os principais recursos que definem o desempenho do Rust no mercado de trabalho programação:
- Tópicos sem corridas de dados;
- Mensagens de erro;
- Semântica de movimento;
- Menos tempo de desenvolvimento;
- Ligações C eficazes.
9. Swift
É uma língua de programação robusta desenvolvida pela Apple Inc. Sendo utilizada para gerar aplicativos para macOS, iOS, watchOS e muito mais. Desse modo, pode ser considerada como o amanhã dos aplicativos de alto desempenho seguros. Então, a qualquer momento ela atingirá o grau superior das linguagens de programa no mercado de trabalho programação. Ela oferece alguns recursos incríveis como:
- Fácil de entender e manter;
- Acelera o processo de desenvolvimento;
- Desempenho aprimorado;
- Suporta bibliotecas dinâmicas;
- As firmas que atuam no Swift são Uber, Apple, Slack, Instagram.
10. C#
C# é uma linguagem de programação que roda no framework.NET e foi desenvolvida pela Microsoft em 2000. Desse modo, ela é eficiente na geração de jogos e aplicativos para desktop. E de acordo com a pesquisa, 34% dos principais jogos para celular são feitos usando C# no mercado de trabalho programação. Portanto, essa é uma língua de programa bem desenvolvida e está em crescente busca globalmente.
- Simples de aprender e entender;
- É totalmente integrada com bibliotecas .NET;
- As firmas cruciais que atuam em C# são Accenture, Microsoft, Alibaba Travels, Stack Overflow.
Quais são os benefícios de aprender uma linguagem no mercado de trabalho programação?
É vantajoso aprender pelo menos uma linguagem de programação por vários motivos.
- Em primeiro lugar, o desenvolvimento de software é uma das profissões mais bem pagas no mundo e também garante bons benefícios, como a possibilidade de trabalhar remotamente e horários de trabalho flexíveis. Além disso, não só permite uma remuneração sólida, mas também tem um impacto positivo no desenvolvimento profissional e dá uma sensação de liberdade pessoal.
- Em segundo lugar, por mais que não possamos prever totalmente a evolução do mercado de trabalho programação. Podemos supor com relativa segurança que a demanda por programadores de software crescerá por mais dez a vinte anos. Portanto, se você decidir se tornar um desenvolvedor de software agora, pode ter certeza de que conseguirá se tornar financeiramente livre antes que essa demanda acabe. O que significa segurança e estabilidade profissional. E mesmo que você não esteja planejando trabalhar como programador sozinho, mais cedo ou mais tarde, terá a necessidade de colaborar com programadores – seja no trabalho ou em seu próprio negócio. Por isso, o conhecimento básico de programação permitirá que você diga a diferença entre um programador forte e um fraco e escolha as pessoas mais talentosas para trabalhar no futuro.
- Em terceiro lugar, a programação ensina como pensar logicamente. Portanto, é um bom exercício para o seu cérebro aprender uma linguagem de programação, mesmo que nunca planeje trabalhar como desenvolvedor de software profissional no mercado de trabalho programação. A programação também requer habilidades de comunicação em vários níveis: conversação eficaz e precisa com seu cliente, com a própria máquina e também com outros usuários de seu software. Por isso, você precisa entender bem as expectativas do seu cliente e fazer um plano de como implementar a solução. Você também necessita ser preciso ao expressar as tarefas que deseja executar, caso contrário, a máquina receberá um erro de sintaxe. Por fim, você precisa reunir comentários e documentação claros, caso contrário, ninguém mais poderá usar seu código.
- Por último em quarto, mas não menos importante, a programação pode ser como a meditação zen. Onde para muitas pessoas, é uma atividade verdadeiramente relaxante e quase transcendental. Então, quando você programa, nada além de você, a máquina e a comunicação entre os dois importa – o mundo exterior desaparece. Portanto, aprendendo a programar, você pode descobrir um novo hobby, estimulante e relaxante, que faz se acalmar, respirar mais fundo e se sentir bem.
Também é uma experiência interessante obter um controle perfeito sobre o curso dos eventos. Em que o programa de computador é determinista. Assim, ele age como uma extensão do seu braço e faz exatamente o que você manda. Podendo executar tantos comandos e encontrar respostas para muitas perguntas!
Então, enquanto brinca com ele e desenvolve comandos cada vez mais complexos, você pode pegar um bug de programação e começar a resolver problemas sérios do mundo real no conforto da sua própria casa. Pode funcionar no seu desenvolvimento profissional também.
Como começar no mercado de trabalho programação?
Embora existam centenas de linguagens de programação, muito poucas chegam à pequena lista de linguagens que você deve conhecer. Visto isso, as descritas acima lideram, em grande opinião, como as melhores opções de treinamento para programadores.
Por isso, se você deseja iniciar uma carreira como programador, fazer uma mudança lateral para outro campo ou avançar na profissão em seu trabalho atual, além de aprender uma dessas linguagens é um excelente lugar para começar sua transição. E como as aulas divergem de Java para experientes a Python para iniciantes, você pode achar a combinação certa para você.
No entanto, antes de mergulhar de cabeça, deve escolher entre as várias linguagens na profissão. Em que algumas delas são muito mais versáteis e comumente usadas do que outras. Claro, uma vez que você aprende um idioma, pode aprender outro em um tempo razoável, pois a lógica é a mesma. Entretanto, aprender uma nova linguagem de programação do zero e se tornar um especialista de alto nível leva um certo tempo precioso.
Assim, a programação, em geral, apresenta obstáculos às vezes, independentemente da linguagem que você aprende. Mas se dedicar tempo suficiente, poderá encontrar uma habilidade que lhe dará um emprego dos sonhos, permitindo que trabalhe em casa em seus próprios termos e em seu desenvolvimento profissional! Definitivamente vale a pena tentar.