Primeiro Emprego

Conseguir o primeiro emprego pode ser difícil e também bastante assustador, mas uma vez estando com o pé na escada da carreira, fica muito mais fácil subir. Desse modo, aqui você ficará sabendo de orientações sobre como conseguir um emprego pela primeira vez.

1. Que tipo de trabalho você quer como primeiro emprego?

Quando se trata da questão de como conseguir um primeiro emprego, tudo se resume ao que você está procurando. Então, primeiro, pergunte a si mesmo que tipo de trabalho está buscando. É uma ocupação de fim de semana, freela ou feriado para ganhar algum dinheiro enquanto estuda? Ou você terminou a escola, faculdade ou curso técnico e agora está procurando um emprego permanente?

2. Pense nos seus planos de carreira

Quando simplesmente encontrar um primeiro emprego é sua prioridade, pode ser tentador se candidatar a tudo e qualquer coisa que surgir. Mas durante os estágios iniciais de sua vida profissional, você está em um ótimo lugar para pensar sobre o tipo de carreira que gostaria de seguir. Sendo assim, o mapeamento mental de seus interesses e paixões pode realmente ajudar a focar na busca pelo primeiro emprego e também significa que está jogando com seus pontos fortes ao se candidatar.

Além disso, fale sempre com pessoas que poderão orientá-lo na profissão escolhida, pois elas deverão informar com maior precisão quais devem ser seus passos futuros e dar-lhe conselhos específicos e direcionados sobre como conseguir um primeiro emprego na área.

3. Adquira alguma experiência no estágio

A vivência de trabalho é provavelmente a coisa mais importante que você pode ter para conseguir o primeiro emprego. Pois isso torna seu currículo mais atraente, ensina habilidades práticas importantes e, se você impressionar o chefe enquanto estiver lá, pode até obter uma oferta de emprego permanente. No entanto, se ainda precisa ser convencido, aqui estão cinco razões pelas quais um estágio anterior ao trabalho vale a pena.

  • Peça ajuda ao seu professor ou conselheiro de carreira – Seu professor ou consultor de profissões deve ser capaz de ajudá-lo a encontrar experiência de trabalho, e você também pode perguntar a amigos e familiares – o boca a boca é uma ótima maneira de descobrir oportunidades de primeiro emprego.
  • Seja proativo – Escreva uma lista de ocupações nas quais está interessado e encontre empresas locais que ofereçam esses tipos de empregos. Dê uma olhada no site delas para ver se têm alguma informação sobre oportunidades de experiência de trabalho. Caso contrário, ligue ou envie um e-mail para perguntar.
  • Torne-se voluntário para obter experiência – Outra opção é fazer algum voluntariado, que é uma ótima maneira de preencher seu currículo, ao mesmo tempo em que lhe dá o fator de bem-estar de ajudar uma causa.
  • Não se esqueça das habilidades transferíveis – Você terá adquirido muitas habilidades em seu tempo na escola. Por exemplo, um emprego num centro de lazer pode exigir que tenha iniciativa ou habilidades de liderança. Sendo assim, se esteve no comando de uma sociedade escolar ou equipe esportiva, já tem uma boa base para começar e deve incluí-la em qualquer solicitação de primeiro emprego.
  • Insista na procura – Se você está procurando uma experiência de trabalho mais avançada, não tenha medo de entrar em contato com os empregadores.

4. Realize um aprendizado ou estágio

Existem muitas opções para quem está na escola e na faculdade. Desse modo, os estágios estão se tornando mais populares e atualmente existem múltiplas e variadas vagas de aprendizes no Brasil, então não faltam oportunidades. Com base nisso, o bom de um estágio é que você aprenderá habilidades práticas no trabalho, mas também obterá uma qualificação, o que o ajudará em sua futura carreira. Inclusive, isso é ótimo para pessoas que querem ganhar enquanto aprendem.

5. Como procurar o primeiro emprego?

Nunca foi tão fácil procurar primeiro emprego, estágios e programas de pós-graduação porque a maioria das empresas publica oportunidades online. Por isso, além de conversar com pessoas que podem orientá-lo, você também deve ser proativo pesquisando sites de vagas de emprego, consultando jornais locais e nacionais e entrando em contato com agências de recrutamento.

Pesquisar on-line

Muitas empresas atualmente anunciam vagas nas mídias sociais, portanto, se houver alguma em particular para a qual você gostaria de trabalhar, certifique-se de segui-la, visando ser um dos primeiros a saber sobre qualquer oportunidade, podendo considerar entre elas a carreira nas mídias sociais. Visto isso, o Vagas.com  é um bom lugar para começar, assim como sites do tipo Indeed, onde os empregadores anunciam regularmente. Existem também plataformas que publicam cargos em setores específicos.

Dica principal:  economize tempo configurando contas pessoais em locais de trabalho e salvando vagas que você gosta, para que possa se concentrar nas novas oportunidades da próxima vez. Também vale a pena se inscrever para receber alertas por e-mail sempre que possível, e não perder vagas caso se esqueça de conferir.

Pesquisar off-line

As empresas de recrutamento podem ser uma ótima maneira de divulgação do seu currículo para um público amplo de maneira direcionada. Além do mais, requer muito pouco esforço de sua parte, liberando-o para ir atrás de coisas que realmente importam para você. Assim, às vezes, os métodos da velha escola são os melhores. Por exemplo, sempre vale a pena olhar as vitrines das lojas locais ao passar, pois você nunca sabe onde uma oportunidade pode se apresentar.

6. Seja realista ao procurar o primeiro emprego

Ao selecionar as funções para as quais vai se candidatar, seja realista. Se eles pedem um diploma em astrofísica e o mais próximo que você tem disso é uma visita ao Planetário, então realmente não faz sentido se inscrever. Candidatar-se a uma vaga de emprego realmente boa é demorado e pode levar algumas horas, então não perca tempo em funções que estão claramente fora do seu alcance – concentre-se em se candidatar a empregos onde você atende aos critérios que estão procurando – você tem muito tempo para chegar ao topo dessa carreira.

7. Prepare um bom currículo

Seu currículo é sua própria propaganda pessoal. Dessa maneira, é onde você mostra aos empregadores exatamente por que devem contratá-lo. Mas como escrever um bom currículo se nunca teve um emprego antes? É quando coisas como experiência de trabalho e voluntariado realmente se destacam. Portanto, se nunca escreveu um currículo antes ou já redigiu vagamente, mas quer ter certeza de que está no caminho certo, dê uma olhada na internet e pesquise modelos e dicas de como escrever um, para começar. Também vale a pena conferir currículos prontos, observando o que fazer e o que não acrescentar para ter certeza de que não está cometendo nenhum dos erros comuns.

8. Adapte sua carta de apresentação à função desejada

Muitas pessoas se esforçam bastante em seu currículo do primeiro emprego e depois derrapam na carta de apresentação. Visto isso, uma carta de apresentação é tão importante quanto o currículo porque é onde você diz aos empregadores exatamente por que é perfeito para o trabalho. Então, imagine que já trabalha para a empresa na qual está se candidatando e está analisando 300 solicitações de emprego. Assim, você tem uma carta de apresentação com algumas frases e erros de digitação, e outra, que é entusiástica, bem pensada e escrita.

Qual delas vai chamar sua atenção? Desse modo, não importa o quão bom seja o currículo da primeira pessoa se ela não se incomodar e se esforçar em sua carta de apresentação. Por isso, evite esse problema envolvendo-se com o trabalho em todas as etapas. Onde sua carta de apresentação deve descrever o que o atraiu para a vaga e por que se encaixa bem, além de como suas habilidades correspondem aos pontos da descrição do trabalho. Também deve dar uma ideia do que você pode trazer para a função que outros candidatos não podem.

Além disso, mantenha-a sucinta e objetiva. Porque a menos que você tenha um motivo muito bom, uma carta de apresentação deve sempre caber em um lado da A4. Inclusive, seja honesto. Pois você certamente será questionado sobre alguns pontos que destacar em sua carta de apresentação, se passar para a entrevista. Finalmente, certifique-se de cobrir o básico. Sua carta de apresentação é uma carta, portanto, verifique se ela se encaixa na função. Tente descobrir o nome da pessoa que revisou as inscrições para poder endereçá-la pessoalmente.

9. Aceite sua entrevista de primeiro emprego

Você enviou seu excelente currículo e carta de apresentação e está dado o lance – tempo depois, recebe uma ligação para dizer que foi selecionado para uma entrevista. Em primeiro lugar, não entre em pânico! Sim, as entrevistas podem ser assustadoras, mas com um pouco de preparação, não há nada a temer. Conhecimento é poder, então faça algumas pesquisas sobre a empresa para descobrir o máximo possível sobre ela. Inclusive, fazer sua lição de casa realmente valerá a pena na entrevista porque mostrará ao seu novo chefe em potencial que se importa e está interessado na empresa.

E no final da sabatina, você provavelmente será questionado se tiver alguma dúvida, então certifique-se de ter algumas preparadas – pergunte a qualquer chefe e eles dirão que uma de suas irritações são as pessoas que não fazem perguntas em uma entrevista. Planeje sua rota para a entrevista e deixe bastante tempo para não se atrasar ou chegar quente, suado e estressado.

Como estar pronto para uma entrevista de primeiro emprego?

Quando você se candidata a um primeiro emprego pessoalmente, pode ser solicitado a uma entrevista no local ou pode ser convidado a voltar em um horário agendado no futuro. Porém, como não sabe quando será entrevistado, é sempre uma boa ideia reservar um tempo para se preparar com antecedência. Você também deve revisar as  perguntas mais frequentes das entrevistas de trabalho que os empregadores fazem aos jovens que procuram o primeiro emprego.

O que vestir na entrevista do primeiro emprego?

Certifique-se de estar bem arrumado e vestido adequadamente quando sair pela porta. Dessa forma, você não precisa estar de terno, apenas confirme que está apresentável. Afirmar que sua avó aprovaria o que está vestindo é uma boa diretriz a seguir. Então, tenha certeza de:

  • Estar usando roupas limpas e arrumadas.
  • Evite shorts, chinelos e tênis surrados.
  • Não usar chapéu.
  • Coloque o telefone no silencioso.

10. Não desista

Receber resultados negativos – ou pior ainda, nenhuma resposta – pode realmente destruir a alma. Mas não desanime porque isso acontece com todo mundo. O importante é tirar a poeira, manter-se positivo e continuar tentando. Pode não acontecer hoje, amanhã, na próxima semana ou no próximo mês, mas você conseguirá seu primeiro emprego e valerá a pena esperar.

Como se preparar para a rejeição de um empregador?

Antes de se inscrever em qualquer lugar para concorrer a um primeiro emprego, você precisa se preparar para a rejeição. Porque ninguém é aceito em todos os lugares em que se candidata a um trabalho. E como um candidato a vaga pela primeira vez, você precisa estar preparado para ser recusado.

Entretanto, existe uma maneira certa e uma errada de responder a um empresário ou recrutador que diz que não precisa de você. Por isso, se receber um “Não, desculpe”, responda dizendo: “Bem, se você precisar de alguém no futuro, ligue para mim. Vou deixar uma cópia do meu currículo. Obrigado por sua Tempo.” Isso mostra ao responsável que você leva a sério a obtenção de um emprego e demonstrou capacidade de acompanhamento.

Programas de trainee são uma boa opção de primeiro emprego?

Sim, este tipo de programa é preferível como uma opção de primeiro emprego, pois são criados exatamente com o objetivo de colocar no mercado de trabalho profissionais com sede de aprendizado que acabaram de deixar sua faculdade ou curso profissionalizante. Desse modo, empresas de porte grande e médio são ideais para a candidatura de programas de trainee, porque garantem as melhores chances para um primeiro emprego, às vezes já com plano de carreira.

Há ainda para jovens do ensino médio, além do estágio, a opção do Programa Jovem Aprendiz onde as vagas podem ser encontradas por cidade em locais como o SINE, SENAI, SEBRA, SENAC e SEST/SENAT executado por parcerias entre o programa e as empresas, sendo todas de fácil acesso. Portanto, quando o jovem se mostra apto a integrar o programa para conseguir o primeiro emprego, ele encontra um que melhor se adequa a suas características e começa a trabalhar.

O que colocar num currículo para o primeiro emprego?

Você provavelmente não terá um currículo muito recheado para o primeiro emprego, a menos que tenha realizado infinitos estágios, projetos e voluntariados. No entanto, será útil ter um bom documento pronto para promover seu histórico enquanto se relaciona com contatos ou faz visitas de busca nas empresas de interesse. Contudo, você certamente está se perguntando o que colocar em um currículo de primeiro emprego se nunca trabalhou antes? Desse modo:

  • Destaque todas as experiências que demonstrem disciplina, comprometimento e vontade de trabalhar duro. Onde empregadores de jovens estarão sempre procurando indicações de que você é maduro para sua idade e seguirá em frente.
  • Considere fazer referência a quaisquer atividades que realizou dentro ou fora da vida acadêmica. Sendo estas, ligações com aulas de dança, participação em esportes, clubes escolares ou música.
  • Cargos de liderança em organizações escolares são particularmente atraentes para os empregadores, assim como projetos voluntários na comunidade, pois mostram caráter.
  • Trabalhos ocasionais feitos como freelancer, babá, jardinagem, lavador de carros, ilustrador, podem ser listados.
  • Você também pode fazer referência a quaisquer projetos escolares, cursos avançados ou competições acadêmicas em que  participou.

O que fazer após realizar a entrevista de emprego?

Vá a cada um dos empregadores da sua lista, e se despeça de maneira educada e cordial. Mantenha a cabeça erguida, permaneça o contato visual, dê um aperto de mão firme e seja confiante. Onde os empregadores procuram certas qualidades quando um candidato a primeiro emprego entra pela porta. Desse modo, a principal dessas qualidades é a capacidade do candidato de se comunicar. Portanto, ao se comunicar com um recrutador, demonstre que está ansioso para conseguir o trabalho.

Aliás, o acompanhamento após a entrevista é provavelmente a parte mais importante para conseguir um primeiro emprego. Assim, os empregadores procuram candidatos que tenham capacidade de acompanhar o processo seletivo porque isso mostra vontade de se envolver e ser responsável.

Por isso, sempre acompanhe na internet ou entre em contato  com o empregador em potencial. Em que normalmente, é melhor esperar cerca de uma semana para fazer isso e, quando o fizer, faça o possível para ser atendido pelo setor contratante como o RH.

Dependendo da ocasião, não tenha medo de voltar pessoalmente ao mesmo empregador se realmente quiser trabalhar lá. Visto isso, você pode dizer que está entrando em contato para verificar o status de sua inscrição e enfatizar o quanto gostaria do trabalho. Dessa forma, mediante a tanto esforço, os empregadores geralmente recompensam o entusiasmo.

Por fim, esforce-se para manter algum equilíbrio em sua vida enquanto estiver no modo de procura do primeiro emprego. Exercite-se, siga uma dieta saudável, durma o suficiente e continue a perseguir seus interesses externos para manter o nível de energia elevado e preservar um estado de espírito positivo. Porque encontrar o primeiro emprego perfeito pode levar algum tempo, mas fazer uma boa combinação valerá sua preparação e paciência.

Compartilhar é se importar!