Conteúdos
Sentindo que pode ser a hora de mudar de carreira? Pois, você não está sozinho. A boa notícia é que há muitas profissões em alta nas áreas de saúde, negócios, tecnologia da informação e marketing necessitando por grande demanda de trabalhadores.
Assim, um estudo recente descobriu que as pessoas consideram a mudança de carreira por vários motivos. Onde o profissional pode se sentir insatisfeito em sua função atual ou pode querer um emprego com melhor remuneração e maior flexibilidade. Além de conseguir uma ocupação que não tenha sucumbido com a crise e a pandemia. Então, tentando ajudar em sua busca, listamos as 18 melhores profissões em alta para quem deseja ou precisa mudar de carreira em 2022.
Porque o mercado de trabalho está em constante transformação e, se o ano de 2021 nos ensinou alguma coisa, é que a oportunidade e a segurança em nossas carreiras estão cada vez mais escassas. Por isso, para aqueles que querem fazer uma mudança de profissão ou apenas começar num emprego, pode ser do interesse encontrar um trabalho que tenha projeção de crescimento apesar da tecnologia em evolução, desastres globais e mudanças nas tendências de função. Desse modo, prepare sua carreira para o futuro e use esta lista para obter informações sobre as 18 profissões em alta da próxima década.
Quais serão as profissões em alta no ano de 2022?
1. Técnicos de manutenção de turbinas eólicas
Crescendo a uma taxa 15 vezes maior que outras ocupações, os técnicos de manutenção de turbinas eólicas ou de tecnologia eólica devem ser os empregados com profissões em alta mais rápidos na próxima década. Assim, as principais responsabilidades da tecnologia eólica envolvem a instalação, manutenção e reparo de turbinas eólicas. Onde o trabalho exige que viajem até os locais das turbinas, envolvendo perigos como escalada e rapel em grandes alturas.
Mas apesar das perigosas desvantagens desse trabalho, os aspirantes a “windtechs” podem encontrar oportunidades em todo o país e um salário decente sem um diploma de quatro anos. Dessa forma, a energia eólica também é a maior fonte de energia renovável do mundo, e espera-se que os empregos neste setor aumentem com a demanda por energia.
2. Enfermeiros
Os profissionais de enfermagem são outra ocupação da lista de profissões em alta, com uma taxa de aumento acima da média de 52%. Em que esses profissionais de saúde cooperam com médicos ou trabalham independentemente para fornecer serviços de tratamento aos pacientes. E embora o escopo de atendimento varie por estado, a maioria dos profissionais de enfermagem oferece cuidados preventivos e primários, como diagnósticos de saúde e prescrição de medicamentos. Por isso, para se qualificar nesta ocupação, é necessário treinamento rigoroso, passando por uma faculdade ou curso técnico.
3. Instaladores solares fotovoltaicos
Além da eólica, a solar é outra fonte de energia e empregos nas profissões em alta. Portanto, os instaladores solares fotovoltaicos são responsáveis pela montagem e manutenção de todos os tipos de sistemas de energia solar. E embora o crescimento do setor seja forte, há competição por vagas. Visto isso, cargos de nível básico geralmente exigem um diploma do ensino médio, mas os candidatos com escolaridade técnica, faculdade específica ou experiência profissional têm uma perspectiva de emprego mais promissora.
4. Estatísticos
Os estatísticos são muito procurados em áreas como negócios, saúde, governo e engenharia por sua capacidade de analisar dados e solucionar problemas com técnicas estatísticas. Por isso, para desenvolver sua especialização, os estatísticos geralmente precisam fazer um mestrado ou doutorado em uma área quantitativa. Sendo assim, as perspectivas de emprego para estatísticos na próxima década devem se inserir nas profissões em alta, com uma expectativa especialmente favorável para aqueles com fortes habilidades de análise de dados, conhecimento estatístico especializado e experiência com modelagem ou programação de computadores.
5. Analistas de segurança da informação
A função do analista de segurança da informação é importante nas profissões em alta para proteger as redes e sistemas de computadores das organizações. Dito isso, esses profissionais monitoram as violações de segurança e defendem as redes, arquivos de computador e informações confidenciais de uma empresa. Onde procuram vulnerabilidades e instalam proteções, como firewalls e programas de criptografia de dados.
Muitos analistas trabalham em departamentos de TI em todos os setores. Então, graças à prevalência e evolução dos ataques cibernéticos, as organizações precisam de profissionais para desenvolver as melhores práticas de segurança e se manterem atualizadas sobre as tendências de segurança e tecnologia da informação. Contudo, quem deseja entrar nesta profissão, precisa começar na área de programação para ganhar experiência com sistemas de computação e segurança de banco de dados.
6. Cientistas de dados
Usando software e programação de dados, as carreiras dos cientistas de dados giram em torno da transformação de dados brutos em informações interpretáveis. Onde esses profissionais analisam, visualizam e relatam suas descobertas, bem como consultam técnicas analíticas usadas para resolver problemas. Dessa forma, os principais setores para oportunidades no campo da ciência de dados incluem ciência, finanças e seguros. No entanto, o diploma de bacharel é necessário para entrar neste ramo, mas uma pós-graduação pode ser preferível para os empregadores que tornam mais essa carreira uma opção na lista de profissões em alta.
7. Gerentes de serviços médicos e de saúde
Os gerentes de serviços médicos e de saúde são responsáveis por dirigir e coordenar os serviços administrativos de saúde de uma unidade, grupo ou departamento específico. Em que também são conhecidos como administradores ou executivos de cuidados de saúde e devem gerenciar os serviços de acordo com as mudanças de regulamentos e tecnologia. E embora somente o diploma de bacharel seja obrigatório, as certificações de mestrado estão se tornando cada vez mais comuns nesse cargo das profissões em alta e são frequentemente preferidas pelos empregadores. Então, além de um diploma, é necessária experiência clínica ou administrativa para alcançar uma posição gerencial.
8. Chefs de cozinha
Os aspirantes a chefs de cozinha têm muitas opções para trabalhar nessa ocupação das profissões em alta. Pois o profissional não precisa necessariamente de educação formal para se tornar um cozinheiro de restaurante, e o treinamento no trabalho sobre segurança e manuseio de alimentos vai ensiná-lo o que precisa saber. Dito isso, mesmo assim, muitos optam por seguir a formação culinária por meio de uma instituição profissional técnica, faculdade, programa vocacional ou aprendizagem. E embora este não seja o emprego que mais cresce na lista de profissões em alta, é definitivamente uma ocupação cheia de oportunidades.
9. Cuidadores de animais
Se é apaixonado por trabalhar com animais de estimação e não agrícolas, cuidar de animais domésticos pode ser a carreira para você nas profissões em alta. Em que como cuidador de animais, o profissional tem a tarefa de alimentar, cuidar e exercitar os animais e não precisa de educação formal ou experiência para realizar esse trabalho. Desse modo, o número de companheiros de animais continua a crescer, e espera-se que as vagas para cuidadores de animais aumentem em 2022 para atender à nova demanda.
10. Consultores financeiros
Se gosta de equações matemáticas e os amigos o procuram na hora do imposto, uma carreira em finanças e negócios pode ser atraente na lista de profissões em alta. Pois os profissionais desta área sabem da importância dos lucros e desenvolvem uma consciência das tendências financeiras futuras. Dessa forma, um consultor ou analista financeiro ajuda os clientes a investir e administrar seu dinheiro. Esses profissionais também podem auxiliar os clientes a garantir dinheiro para um objetivo específico ou fornecer serviços gerais de gerenciamento de renda. A demanda por esses especialistas financeiros deve crescer devido aos avanços na tecnologia e na aquisição de big data.
11. Gerentes de mídia social
Os gerentes de mídia social se mantêm atualizados sobre as plataformas e redes sociais em constante mudança, além de desenvolverem estratégias para construir a marca de uma empresa. Eles podem ainda supervisionar o desenvolvimento de conteúdo ou produzir postagens e vídeos eles próprios enquanto monitoram o envolvimento e o impacto geral. Por isso, essa carreira inovadora é uma das que mais se enquadra nas profissões em alta para 2022.
12. Analistas de pesquisa de mercado

À medida que mais empresas recorrem à análise de dados para determinar tendências de mercado, a necessidade de analistas de pesquisa de mercado está se expandindo em quase todos os setores. Desse modo, os analistas de pesquisa de mercado reúnem e analisam dados sobre as tendências de mercado e de compra do consumidor, bem como sobre as estratégias de marketing e preços dos concorrentes. Eles então avaliam esses dados usando software estatístico, convertem-nos em gráficos e relatórios e usam as informações para ajudar as empresas a comercializar bens e serviços.
13. Gerentes de marketing
O campo do marketing continua a evoluir na lista das profissões em alta, com o marketing digital se expandindo de muitas maneiras. Então, se o profissional está regularmente investigando tendências de mercado, pesquisando em postagens de mídia social e planejando estratégias sobre como comercializar o mais novo empreendimento de negócios, este pode ser um campo de interesse.
Assim, os gerentes de marketing monitoram as tendências do consumidor. Onde determinam a necessidade de serviços ou produtos específicos, mercados viáveis e estruturas de preços adequados. Eles podem também supervisionar todos os aspectos da implementação do produto, desde o design até os planos de marketing.
Contudo, enquanto alguns trabalham para uma empresa específica, outros atuam para agências e gerenciam várias contas. Por isso, esses profissionais continuam tendo forte demanda, à medida que as empresas buscam expandir sua participação no mercado.
14. Técnicos de informação em saúde
Os técnicos de informação em saúde utilizam seus conhecimentos de informática e saúde para desenvolver e gerenciar sistemas eletrônicos de registros de saúde. Dessa forma, eles gerenciam registros médicos rastreando tratamentos de pacientes, atualizando informações, protegendo dados pessoais e realizando análises de dados para visualizar tendências. Portanto, o sucesso nesta profissão requer boas habilidades analíticas e atenção aos detalhes. Além do mais, a crescente utilização de sistemas de registro eletrônico significa aumento da demanda por esses profissionais, caracterizando-os nas profissões em alta.
15. Desenvolvedores web
Os desenvolvedores web supervisionam os aspectos técnicos de um site. Em que trabalham com linguagens de programação e codificação como HTML, JavaScript e CSS para construir uma plataforma funcional. Sendo assim, alguns se especializam em desenvolvimento front-end (ou seja, os elementos visuais que os usuários veem), enquanto outros se aprimoram em desenvolvimento back-end ou com ênfase no servidor, criando a estrutura básica. Dessa forma, fortes habilidades de resolução de problemas e perseverança podem ajudá-lo a ter sucesso nesta carreira desafiadora e exigida entre as profissões em alta.
16. Gerentes de recursos humanos
Os gerentes de RH normalmente direcionam os requisitos de recrutamento, contratação e integração para a equipe. Eles também supervisionam programas de benefícios e dão suporte à equipe que enfrenta problemas relacionados ao trabalho. Além disso, esses profissionais se esforçam para reduzir a rotatividade enquanto mantêm trabalhadores de alta qualidade. Portanto, mudanças e complexas leis trabalhistas relacionadas a tópicos como saúde e igualdade de oportunidades de emprego ajudam a manter a demanda por cargos de gerente de RH nas profissões em alta.
17. Engenheiros de software
Esses especialistas em sistemas de software desenvolvem e implementam planos para criar aplicativos e sistemas de computador. Visto isso, eles podem supervisionar outros desenvolvedores e programadores e trabalhar em uma variedade de setores, incluindo tecnologia, saúde, governo e finanças. Assim, este campo altamente técnico exige fortes habilidades de comunicação e a capacidade de trabalhar bem com outras pessoas. Também ajuda no trabalho manter-se atualizado sobre os avanços mais recentes em codificação, programação e engenharia de computador.
18. Contadores
A globalização contínua e as leis tributárias complexas podem levar ao aumento da demanda por contadores, visando-a na lista de profissões em alta. Desse modo, os contadores examinam, preparam e mantêm as demonstrações financeiras e registros. Eles também procuram maneiras de aumentar a receita e reduzir custos. E geralmente, esses profissionais trabalham em escritórios, além dos serviços de contabilidade, agências governamentais e de seguros e grandes corporações.
Contrárias as profissões em alta, quais serão as carreiras com declínio em 2022?
Embora algumas previsões sobre a automação pintem um futuro sombrio, outras oferecem uma perspectiva mais otimista, prevendo que as inovações tecnológicas criarão milhões de empregos com profissões em alta. Mas os tipos de funções que serão criadas e eliminadas dependem da indústria e da automação, robotização e digitalização que eles adotam. Além disso, a mudança na divisão do trabalho também afetará a criação e eliminação de empregos.
Hoje, 71% do total de horas de tarefas em cada indústria perfilada, são realizadas por humanos, em comparação com 29% realizadas por máquinas ou algoritmos. Porém, em 2022, os pesquisadores preveem que 58% das horas de tarefas serão realizadas por humanos e 42% serão realizadas por máquinas e algoritmos.
Por exemplo, em 2022, mais da metade das tarefas de processamento de dados e pesquisa de informações de uma organização – e até mesmo algumas tarefas de raciocínio, tomada de decisão e administrativas – serão realizadas por máquinas.
Portanto, de acordo com relatórios, aqui estão as 10 principais funções em declínio em 2022:
1. Escriturário de entrada de dados
2. Escriturários de folha de pagamento, escrituração e contabilidade
3. Secretários Administrativos e Executivos
4. Trabalhadores de fábrica e montagem
5. Trabalhadores de dados do cliente e atenção ao cliente
6. Gerentes de serviços comerciais e administrativos
7. Contadores e Auditores
8. Escriturários de manutenção de estoque e registro de materiais
9. Gerentes de Operações e Gerais
10. Escriturários de serviço postal
Mas as funções baseadas em inovação tecnológica, como desenvolvedores de software e aplicativos, e os cargos que requerem características distintamente “humanas”, como profissionais de vendas, devem crescer como profissões em alta nos próximos anos.
Então, de acordo com o relatório, aqui estão as 10 principais profissões em alta para 2022 no que diz respeito à indústria, inovação e tecnologia:
1. Analistas e cientistas de dados
2. Especialistas em IA e aprendizado de máquina
3. Gerentes Gerais e de Operações
4. Desenvolvedores e analistas de software e aplicativos
5. Profissionais de vendas e marketing
6. Especialistas em Big Data
7. Especialistas em transformação digital
8. Novos especialistas em tecnologia
9. Especialistas em desenvolvimento organizacional
10. Serviços de Tecnologia da Informação
Qual é a expectativa do futuro para as profissões em alta?
Quando se trata do futuro, a incerteza é a única certeza. Pense no trabalho remoto. Em 2019, estava lentamente ganhando aceitação, mesmo com a resistência da maioria dos gerentes. Já em 2020, as empresas e seus funcionários foram obrigados a se adaptar. Hoje, muitos trabalhadores trocam longas viagens por passeios casuais até o escritório em casa. Em consequência disso, as empresas que desejam atrair os melhores talentos, cedem ao trabalho remoto que agora é um benefício atraente e inegociável para muitos.
Em vista de tudo, prever quais carreiras florescerão no mundo pós-Covid não é fácil. Ainda assim, existem algumas tendências definidas. Claro, se você já está amando sua carreira, não é sugerida uma correção radical de curso. No entanto, se está considerando uma mudança, vale a pena ficar de olho nos principais campos de cultivo dos próximos anos.
Se você deseja saber mais sobre as profissões e tudo o que acontece no mercado de trabalho, confira também outros artigos à disposição.