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Não há como negar que aprender como trabalhar com marketing digital se tornou função obrigatória em nossa sociedade, porque agora esse encargo está integrado ao nosso cotidiano, mudou a forma como nos comunicamos e teve um impacto profundo nas práticas de negócios.
Desse modo, o crescimento de sites interativos, telefones celulares e mídias sociais resultou em uma lacuna de compreensão e conhecimento para muitas empresas. Assim, tarefas específicas de divulgação, expansão e entretenimento hoje são comuns para a rotina de quem sabe como trabalhar com marketing digital, sendo elas:
- Blogar;
- Métricas de campanha e pesquisa;
- Comunicação e relações públicas (RP);
- Marketing de conteúdo;
- Redação;
- Gerenciamento e analise de banco de dados;
- Marketing de e-mail;
- Marketing móvel;
- Pagamento por clique (PPC);
- Otimização para mecanismos de busca (SEO);
- Mídia social;
- Web design e desenvolvimento.
Contudo, este é um campo de ritmo acelerado e em constante evolução. Por isso, o que funciona nesse momento pode não funcionar amanhã, o que é a melhor prática agora pode mudar em um piscar de olhos.
O que é preciso para saber como trabalhar com marketing digital?
As habilidades técnicas são incrivelmente importantes no campo para quem descobre como trabalhar com marketing digital. Então, compreender as tecnologias online – especialmente as mídias sociais – é imperativo, mas os atributos desejados geralmente variam de acordo com cada função. Dessa forma, existe uma lacuna reconhecida de aptidões digitais na indústria, com empregadores clamando por profissionais que tenham conhecimento e compreensão de habilidades e técnicas digitais, onde os indivíduos que possuem essas capacidades digitais terão uma vantagem competitiva no mercado.
No entanto, há uma série de habilidades-chave que são particularmente úteis ao seguir uma carreira no campo sabendo como trabalhar com marketing digital. Por isso, é importante possuir uma mentalidade criativa e analítica misturando essas aptidões.
Por exemplo, quem aprende como trabalhar com marketing digital ganha experiência em soft-skills criativas, no estilo de estratégia digital, conteúdo, marketing social e por e-mail e relações públicas digitais, enquanto também aprendem uma combinação de habilidades técnicas, como otimização de mecanismos de pesquisa, Google Analytics, produção de vídeo, Photoshop, web design e muito mais.
As características pessoais também não devem ser subestimadas. Em que grandes profissionais que descobrem como trabalhar com marketing digital são indivíduos multitarefas experimentais que estão sempre dispostos a aprender. Como tal, a vocação está na vanguarda dos desenvolvimentos na fidelização do cliente e na experiência do utilizador.
Porém, isso requer aprender novas capacidades e, muitas vezes, mudar as estruturas de trabalho. Além disso, as funções do profissional que sabe como trabalhar com marketing digital também exigem níveis impressionantes de dinamismo, entusiasmo, flexibilidade e inquisição.
Como começar a trabalhar com marketing digital?
Para sua sorte, não é necessário ter um diploma de marketing tradicional para começar, embora alguma formação ajude a colocar o pé na porta. Pois, à medida que mais e mais empresas recorrem à internet para gerar vendas, a necessidade de especialistas que sabem como trabalhar com marketing digital cresce por toda parte. Desse modo, trata-se de uma indústria em ritmo acelerado e em evolução que tem muitos desafios, mas também muitas recompensas, incluindo uma renda potencialmente lucrativa.
Visto isso, aqui estão 10 coisas que você pode fazer agora para aprender como trabalhar com marketing digital:
1. Gere uma existência online
Atualmente, em se tratando de arranjar emprego para quase toda área, você pode não ser notado sem uma presença virtual. E por motivos óbvios, isso é mais real no marketing digital: pois um possível contratante buscará online antes para conhecer mais sobre os candidatos e, se não achar você, passará para o próximo indivíduo que obter uma figura selecionada. Portanto, gere seu próprio blog para treinar como trabalhar com marketing digital, com contas de mídia social ligadas a portfólios, sites que você criou, etc. Revele aos empregadores o que você de fato é capaz.
2. Domine as novas tendências
O marketing digital é uma atividade que está sempre transformando-se em movimentos. Por isso, se está optando pela área como uma profissão, você tem que descobrir as últimas inovações, aprendendo a como trabalhar com marketing digital. Porque as necessidades dessa carreira se transformam ao longo do tempo e, se você se acomodar, outra pessoa estará aguardando para preencher seu lugar. Desse modo, faça aulas online e realize o possível para ficar à frente do jogo em vez de simplesmente acompanhá-lo, participe ainda de seminários virtuais.
3. Utilize sua criatividade
Saber como trabalhar com marketing digital de fato possibilita que você utilize peças criativas de diversas formas. Sim, há sistemas padronizados e técnicas para certas ações, mas você sempre pode colocar seu charme pessoal aos trabalhos, deixando-os únicos e criativos. Assim, descobrir como trabalhar com marketing digital fundamenta-se na criatividade, então se você possui uma ideia que talvez possa dar certo, experimente. Porque, quanto mais criatividade você tiver, maior a chance de ser percebido e alcançar a vaga dos sonhos.
4. Gere um currículo de destaque
Antes de iniciar sua candidatura aos empregos, assegure-se de gerar um currículo proativo que exiba o quão valorosas são suas aptidões. Contudo, há diversas classes distintas de currículos, e você não precisa se enquadrar a apenas uma, especialmente quando está atuando em um ramo criativo como o marketing digital. Portanto, acesse a internet e analise diversos exemplos de currículos para especialistas de marketing digital e ajuste o seu conforme precisar.
5. Saia e realize networking
É crucial difundir seu nome, e a melhor forma de realizar isso é em rede. Pois não somente fará com que os clientes se recordem de você, mas também criará excelentes conexões que podem auxiliá-lo em diversos nichos ao longo de sua profissão. Inclusive, determinada pessoa pode informar onde você deve conseguir certo aprendizado. Já outro pode possuir uma dica de um ótimo projeto. Você poderá também aprender com a expertise deles e atingir uma lista de profissionais que deverá usar para gerar uma excelente equipe de trabalho.
6. Conheça mais sobre o Analytics
Para compreender o êxito de suas campanhas de marketing, você necessita de entendimento da análise. Onde essas são as informações que indicam o quão mal ou bem uma campanha está se saindo e auxiliam você no caminho para melhorar as etapas num projeto próximo. Dessa forma, você não precisa cursar uma faculdade para conseguir o certificado, mas existem inúmeras aulas online que você pode estudar aleatoriamente e que o ajudarão a entender e aprender como trabalhar com marketing digital, visando se a análise funciona e como usá-la.
7. Consiga determinada experiência
A única forma de você iniciar sua carreira é obtendo experiência. Assim, você pode ter que realizar alguns projetos gratuitos para aprender como trabalhar com marketing digital, onde esta é uma aplicação de tempo valiosa com vantagens de longo período. Desse modo, se utilizando de qualquer capacidade que você obter, ajude organizações comunitárias ou amigos com trabalhos e se encarregue de todas as espécies de projetos paralelos que lhe agregarão bastante experiência e você poderá desfrutar quando começar a se inscrever para empregos de marketing digital de longo prazo.
8. Aceite qualquer oferta
Conversamos sobre realizar projetos não remunerados no último tópico e não podemos ressaltar o bastante o quão fundamental é realizar qualquer trabalho que lhe gere a experiência precisa para obter seu primeiro emprego de marketing digital. Visto isso, aceite trabalhos não pagos ou projetos que outros especialistas que descobrem como trabalhar com marketing digital não desejam concretizar. Você não somente obterá experiência, mas sinalizará ainda que está pronto para trabalhar muito.
9. Consiga um diploma de confiança
Qualquer indivíduo pode aprender como trabalhar com marketing digital sem uma certificação universitária, mas os profissionais que estão ganhando as posições de destaque são aqueles que têm diploma em marketing digital. Por isso, há aulas que você pode estudar e que o auxiliarão na preparação para as provas de certificação e, se você de fato deseja trabalhar com marketing digital como profissão, deve possuir a certificação o quanto antes. Isso fará com que tenha relevância na multidão dos especialistas de marketing digital que podem ter experiência, mas definitivamente nenhum diploma.
10. Esteja apto para projetos de nível básico
Ninguém inicia no topo em nenhuma profissão, não importando o quanto de experiência, habilidades e treinamento eles devam possuir. Sendo assim, você pode não alcançar de imediato a vaga que sonha, mas chegará lá se empreender para isso. Você certamente iniciará como profissional de marketing digital júnior ou assistente até conseguir mostrar que tem capacidade de encarregar-se de maiores responsabilidades e que está propenso a trabalhar bastante para obter êxito na profissão selecionada.
Quais são as melhores áreas para descobrir como trabalhar com marketing digital?
Se você deseja fazer a transição ou aprender a como trabalhar com marketing digital, há uma grande demanda em todos os setores no momento. Além disso, existem muitas carreiras diferentes nesta área, cada uma bastante variada em termos de habilidades necessárias, aptidão e capacidades naturais.
Desse modo, se você se volta para negócios e gerenciamento, tecnologia ou criativo, sempre haverá diferentes tipos de empregos de marketing digital disponíveis. Então, aqui está uma amostra de algumas das áreas que devem estar em demanda com o adjacente de uma ótima trajetória salarial nos próximos anos.
1. Gerente de conteúdo e estratégia
O gerenciamento de conteúdo é um papel central para qualquer agência ou equipe que sabe como trabalhar com marketing digital, pois abrange quase todos os graus de marketing – e abrange muito mais do que apenas redação e atividade de mídia social. Os gerentes de conteúdo precisam não apenas entender como criar conteúdo otimizado para SEO, mas também como organizá-lo, armazená-lo e gerenciá-lo de forma eficaz. Eles precisam entender também como o conteúdo alimenta os diferentes subconjuntos do plano de marketing, além de compreender como desenvolver e compartilhar os ativos de conteúdo nos canais certos.
2. Editor e desenvolvedor de realidade virtual
Este é um trabalho de mídia digital de alta tecnologia, mas desde a pandemia de Covid-19, a demanda por pessoas com essas habilidades está crescendo. Como carreira, combina tecnologia e criatividade para atender pessoas com interesse nessas áreas. Assim, pessoas que entram neste campo geralmente vêm de design, jogos ou programação, pois possuem as habilidades necessárias para essa função. O objetivo então seria chegar a um cargo de direção começando como assistente, testador ou editor.
3. Especialistas em SEO/SEM
SEO e SEM são cruciais para campanhas de marketing digital sólidas e qualquer pessoa que possa demonstrar conhecimento técnico e experiência em saber como trabalhar com marketing digital, especialmente em termos de gestão, será a mais lucrativa neste campo. SEO e SEM podem ser difíceis de se especializar, em parte porque os algoritmos dos mecanismos de busca estão sempre flutuando. Dessa forma, as empresas devem manter-se atualizadas e entender como trabalham juntas para ter um ROI consistentemente alto e quanto maior o negócio, mais complexo ele pode ser. Além disso, os sites de comércio eletrônico e aqueles que dependem do tráfego do site para obter lucros serão particularmente dependentes de uma estratégia de SEO/SEM forte e harmoniosa.
4. UX Designer
Os designers de experiência do usuário (UX) são responsáveis pelo desenvolvimento de ponta a ponta de sites e aplicativos de marketing digital. Eles podem ter formação técnica ou experiência em design de alta qualidade. Os designers de UX estão focados em entender o site a partir de toda uma experiência de marketing e, portanto, precisam entender o público, além de ter um conhecimento profundo do produto ou serviço. Seu papel é essencial para otimizar um site de comércio eletrônico e direcionar clientes em potencial a navegar e comprar.
5. Especialista em e-mail marketing
O e-mail marketing é um exemplo de área especializada de desenvolvimento e marketing de conteúdo. Os responsáveis pelo e-mail marketing são profissionais de marketing competentes com experiência em redação e edição. O e-mail continua a ser um dos formatos de conteúdo mais eficazes que existem. E para fazer isso bem, você precisa escrever de forma persuasiva e entender como criar uma estratégia de e-mail marketing eficaz. Você também será responsável por campanhas, lançamentos e atividades de relações públicas com base em um extenso banco de dados e listas de clientes.
6. Gerentes e diretores de marketing digital
Esse cargo demanda anos de experiência no campo, mas pode ser acelerado se você tiver muita experiência gerencial. Visto isso, um gerente de marketing digital ou diretor criativo eficaz deve ter uma sólida compreensão de tudo a ver com marketing e negócios. Então, eles devem ter experiência comprovada em planejamento e execução estratégicos, incluindo a criação de uma estratégia para saber como trabalhar com marketing digital, bem como previsão financeira. Inclusive, qualquer pessoa nessa posição também deve ser capaz de delegar enquanto assume riscos, manter-se firme nas decisões e planejar o futuro por meio da liderança.
7. Analistas e especialistas em Inteligência Artificial (IA)
O crescimento do mercado de IA está acelerando e deve valer US$ 360 bilhões até 2028, pois oferece às empresas uma maneira de melhorar as operações de negócios e a experiência do cliente. Além disso, com o surgimento de big data e mineração de dados, qualquer pessoa que possa criar sistemas para analisar essas informações e aplicá-las ao marketing estratégico estará em alta demanda. Por isso, a maioria das pessoas que se especializam nessas áreas terá diplomas técnicos e formação em ciência da computação. Se isso é algo em que está interessado, você deseja obter uma sólida compreensão de otimização de dados e aprendizado de máquina para aprimorar as atividades de marketing, além de ter um conhecimento profundo de programação.
Como divulgar a carreira para trabalhar com marketing digital?
Depois de alguns anos descobrindo como trabalhar com marketing digital, você pode começar a olhar as diferentes opções para promover sua carreira. E embora discutir todo o processo de desenvolvimento da profissão seja algo muito amplo e complexo, vejamos algumas oportunidades futuras em potencial.
Freelancer – Ser freelancer é uma ótima maneira de obter mais experiência prática enquanto aumenta sua renda. Então, se você está há alguns anos nessa carreira, há uma boa chance de já ter algum trabalho freelancer preparado para você.
Iniciando sua própria agência – Muitas pessoas que são boas e aprendem como trabalhar com marketing digital acabam iniciando sua própria agência. Onde o bom de começar sua própria agência é poder trabalhar com muitos clientes ao mesmo tempo, fornecer mais serviços e maximizar seu potencial de ganhos. No entanto, iniciar uma agência significa contratar uma equipe. Isso pode ser caro (salários, espaço de escritório, etc.). Além do mais, você também terá que adquirir habilidades de marketing não digital – contratação, vendas, contabilidade etc.
Consultando – Se você é interessado em trabalhar por conta própria, mas não há interesse em criar uma agência, então a consultoria independente pode ser uma rota potencial.
Criando mais sites – Muitos profissionais de marketing digital preferem essa rota, pois permite que pratiquem enquanto ganham renda adicional. Uma escolha popular, especialmente para SEOs, é construir um site afiliado.
Independentemente do caminho que escolher, para descobrir como trabalhar com marketing digital, há duas coisas que você deve sempre fazer.
Primeiro, aprendizado. O marketing digital é uma área em constante evolução. Você terá que estar constantemente aprendendo, aplicando, testando e refinando. Portanto, leia livros, ouça podcasts, assista a vídeos e siga líderes de opinião online.
Em segundo lugar, conexão. O networking não apenas o exporá a futuras oportunidades de carreira, mas também ajudará a conhecer pessoas que têm ideias novas e diferentes de você. Isso pode abrir sua perspectiva para ajudá-lo a se destacar ainda mais em sua profissão descobrindo como trabalhar com marketing digital. Afinal, você nunca poderá ter todas as respostas sozinho.