Conteúdos
Trabalhar como advogado significa aconselhar ou representar indivíduos, empresas e agências governamentais em questões e disputas jurídicas. Dessa forma, a maioria dos advogados trabalha em escritórios jurídicos privados e corporativos. Porém, alguns defensores trabalham para os governos federal, local e estadual.
Assim, grande parte dos advogados trabalha em tempo integral e muitos atuam mais de 40 horas por semana. Contudo, esses bacharéis devem ser graduados em direito e normalmente passar no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Também, o salário médio para trabalhar como advogado é de R$ 4.000,00.
E projeta-se que vagas para trabalhar como advogado cresça 6% nos próximos dez anos, quase tão rápido quanto à média de todas as ocupações. No entanto, espera-se que a competição por cargos para trabalhar como advogado nos próximos 10 anos seja forte, porque mais alunos se formam nas faculdades de direito anualmente do que vagas ficam disponíveis.
Então, compare os deveres do trabalho, a educação, o crescimento do emprego e a remuneração dos advogados com ocupações semelhantes.
Portanto, confira a seguir, tudo o que você precisa saber para trabalhar como advogado, com muitos detalhes. Como primeiro passo, dê uma olhada em algumas das diferentes áreas da advocacia, sendo elas especialidades reais com funções variadas. Além disso, você poderá ver os atuais requisitos da carreira profissional ao trabalhar como advogado para os empregadores que estão contratando.
Quais são os deveres de trabalhar como advogado?
Ao trabalhar como advogado, esses profissionais normalmente fazem o seguinte:
- Aconselham e representam clientes em tribunais, agências governamentais e em questões jurídicas privadas.
- Comunicam-se com seus clientes, colegas, juízes e outras pessoas envolvidas no caso.
- Realizam pesquisas e análises de problemas jurídicos.
- Interpretam leis, decisões e regulamentos para indivíduos e empresas.
- Apresentam fatos por escrito e verbalmente para seus clientes ou outros, e argumentam em nome deles.
- Preparam e arquivam documentos legais, como ações judiciais, apelações, testamentos, contratos e escrituras.
Quais são as áreas de atuação de um advogado?
Os advogados, também chamados de procuradores, atuam tanto como advogados quanto como consultores. Assim, ao trabalhar como advogado, eles representam uma das partes num julgamento criminal ou civil, apresentando provas e argumentando em apoio de seu cliente.
Já como consultores, os advogados aconselham os clientes sobre seus direitos e obrigações legais e sugerem cursos de ação em questões comerciais e pessoais. Desse modo, todos os advogados pesquisam a intenção das leis e decisões judiciais e aplicam as leis às circunstâncias específicas que seus clientes enfrentam.
Além disso, para trabalhar como advogado, costumam supervisionar o trabalho da equipe de apoio, formados por assistentes e secretários jurídicos. Visto que, os advogados podem ter diferentes cargos e funções, dependendo do local onde trabalham.
Também, em escritórios de advocacia, advogados, às vezes chamados de associados, realizam trabalhos jurídicos para indivíduos ou empresas. Então, quem representa e defende o acusado pode ser chamado de advogado criminal ou de defesa.
Trabalhar como advogado na área pública
Ao trabalhar como advogado, eles também trabalham para os governos federal, estadual e local. Onde os promotores geralmente atuam para o governo na abertura de uma ação judicial ou acusação contra um indivíduo ou empresa acusada de violar a lei. Alguns também podem trabalhar como advogados de defesa pública, representando pessoas que não têm condições de contratar seu próprio advogado particular.
Outros podem atuar como conselheiros do governo para órgãos administrativos e ramos executivos ou legislativos. Em que escrevem e interpretam leis e regulamentos, incluindo definir procedimentos para aplicá-los. Os conselheiros do governo também redigem revisões legais das decisões da agência. Eles discutem casos civis e criminais em nome do governo.
Entretanto, os conselheiros corporativos, também chamados de conselheiros internos, são advogados que trabalham para empresas. Onde aconselham os executivos de uma instituição sobre questões legais relacionadas às atividades de negócios da empresa. Dessa forma, as questões podem envolver patentes, regulamentações governamentais, contratos com outras empresas, interesses de propriedade, impostos ou acordos coletivos de trabalho com sindicatos.
Por fim, advogados de interesse público trabalham para organizações privadas sem fins lucrativos que prestam serviços jurídicos a pessoas desfavorecidas ou outros indivíduos que, de outra forma, não poderiam ter recursos para representação legal. Por isso, geralmente lidam com casos civis, como aqueles relacionados com aluguéis, discriminação de emprego e disputas salariais, em vez de eventos criminais.
Quais são os setores específicos para trabalhar como advogado?
Além de trabalhar como advogado em diferentes setores, os bacharéis podem se especializar em áreas jurídicas específicas. Assim, a seguir estão alguns exemplos de tipos de advogados nessas áreas:
- Advogados ambientais: ao trabalhar como advogado, lidam com questões e regulamentações ligadas ao meio ambiente. Por exemplo, podem trabalhar para grupos de defesa, empresas de eliminação de resíduos ou agências governamentais, ajudando a garantir a conformidade com as leis relevantes.
- Defensores tributários – lidam com uma variedade de questões fiscais para pessoas físicas e jurídicas. Onde podem ajudar os clientes a entender regulamentos tributários complexos, de modo que paguem o imposto apropriado sobre itens como renda, lucros e propriedade. Por exemplo, os advogados tributários podem aconselhar uma empresa sobre quanto imposto ela precisa pagar com os lucros obtidos em diferentes estados.
- Profissionais de propriedade intelectual – lidam com as leis relacionadas a invenções, patentes, marcas registradas e trabalhos criativos, como música, livros e filmes. Por exemplo, um advogado de propriedade intelectual pode aconselhar um cliente sobre a permissão do uso de material publicado no próximo livro.
- Bacharéis de família – lidam com uma variedade de questões jurídicas que dizem respeito à família. Eles podem aconselhar clientes sobre divórcio, custódia dos filhos e procedimentos de adoção.
- Advogados especializados em valores mobiliários – atuam em questões jurídicas decorrentes da compra e venda de ações, garantindo que todos os requisitos de divulgação sejam atendidos. Eles podem aconselhar as empresas interessadas em listar-se na bolsa de valores por meio de uma oferta pública inicial (IPO) ou na compra de ações de outra empresa.
Qual é a rotina para trabalhar como advogado?

Para trabalhar como advogado, esses profissionais atuam principalmente em escritórios. Entretanto, alguns viajam para estar em reuniões com contratantes em diversos lugares, como hospitais, prisões ou residências. Outros se deslocam para apresentar-se diante dos tribunais. Contudo, os advogados podem enfrentar forte pressão durante o trabalho, por exemplo, durante julgamentos ou ao tentar cumprir prazos.
Desse modo, para trabalhar como advogado, a maioria dos bacharéis atua em tempo integral e muitos atuam mais de 40 horas por semana. Os advogados que lidam no setor privado e os que trabalham em grandes empresas costumam labutar horas adicionais, conduzindo pesquisas, preparando e revisando documentos.
Quais são as habilidades requeridas para trabalhar como advogado?
Para trabalhar como advogado, são necessárias diversas capacidades especificas que podem facilitar a escolha e o sucesso na profissão. Assim, o profissional de advocacia deve possuir as habilidades:
- Analíticas – Ao trabalhar como advogado, ajudam seus clientes a resolver problemas e questões. Como resultado, eles devem ser capazes de analisar grandes quantidades de informações, determinar fatos relevantes e propor soluções viáveis.
- Interpessoais – Os advogados devem conquistar o respeito e a confiança de seus clientes, construindo um relacionamento de convicção para que estes se sintam confortáveis o suficiente em compartilhar informações pessoais relacionadas ao caso.
- Solucionar problemas – Os advogados devem separar suas emoções e preconceitos dos problemas de seus clientes e avaliar objetivamente as informações relevantes aplicáveis. Portanto, boas habilidades para resolver problemas são importantes nos defensores, para preparar a melhor defesa e recomendações aos clientes.
- Pesquisa – Os advogados precisam ser capazes de encontrar as leis e regulamentos que se aplicam a um assunto específico, a fim de fornecer o aconselhamento jurídico adequado aos seus clientes.
- Fala – Os advogados devem ser capazes de apresentar e explicar claramente seu caso aos árbitros, mediadores, partes contrárias, juízes ou júris, porque estão falando em nome de seus clientes.
- Escrita – Os advogados precisam ser precisos e específicos ao preparar documentos, como testamentos, fideicomissos e procurações.
Qual é a vestimenta de um advogado?
A maioria dos advogados passa seus dias de trabalho em ternos ou trajes esporte fino. Visto que, roupas casuais não são adequadas para esses profissionais. Pois vestir-se com mais elegância ajuda na inspiração por respeito, assegura confiança e transmite uma imagem refinada. Portanto, se a ideia de passar o dia todo calçado lhe dá vontade de gritar, evite trabalhar como advogado. No entanto, alguns advogados podem ter mais flexibilidade, dependendo de onde são empregados.
Dessa forma, a maioria dos advogados de escritório é responsável pelo desenvolvimento do cliente. Onde as oportunidades de remuneração, bônus, sorteios e parceria são frequentemente baseadas na capacidade do advogado de trazer negócios para a empresa, pelo menos em parte.
Qual é o perfil de quem trabalha como advogado?
Os advogados possuem personalidades diferentes. Em que pendem a serem pessoas empreendedoras, o que indica que são otimistas, ambiciosas, enérgicas, extrovertidas, assertivas, confiantes, entusiasmadas e aventureiras. Eles são também persuasivos, motivacionais e dominantes. Alguns desses profissionais são ainda investigativos, o que mostra que são introspectivos, curiosos e intelectuais.
O que faz um bom advogado?
Grandes advogados investem muito tempo e esforço em compreender as pessoas, construir relacionamentos e ser grandes líderes. Eles têm amplas habilidades de comunicação (escrita e verbal), um alto nível de inteligência, excelentes capacidades analíticas e incríveis aptidões para advocacia. Bacharéis possuem ainda paixão por sua especialidade, um alto grau de comprometimento com seu trabalho e com o cliente, e são especialistas em sua área. Eles também entendem os objetivos de seus contratantes e defendem com base nisso, não apenas embasados na própria lei.
Como decidir que tipo de advogado se tornar?
Seria uma boa ideia fazer a si mesmo algumas perguntas ao considerar que tipo de advogado se tornar:
- O que o atrai em ser advogado?
- O que o motiva a fazer disso sua carreira?
- Quem você se vê representando?
- Que tipo de impacto você deseja ter no mundo?
- Em que tipos de situações se vê querendo envolver?
- Que estilo de vida você se vê tendo em sua profissão?
- Como são as perspectivas de emprego para o tipo de lei que você está considerando?
- Quais aulas você mais gosta na faculdade de direito?
Assim, a maioria dos advogados entra no ramo jurídico por motivos pessoais. Por exemplo, se você tem uma forte opinião sobre os direitos dos trabalhadores, então a legislação trabalhista pode ser o seu caminho. Talvez possua crenças fortes sobre os direitos dos imigrantes? Lei de imigração. O ambiente? Direito ambiental. Portanto, se você quiser causar impacto em algo que o revolta fortemente, e existe uma lei para isso, considere essa via.
Quais são os aspectos negativos de trabalhar como advogado?
A carreira de advogado pode ser exigente e estressante. Em que algumas reclamações comuns de profissionais do direito são: longas horas de trabalho, prazos judiciais, pressões de cobrança, mudanças nas leis, negócios de alta imposição e clientes difíceis. Por isso, se você acompanha pressões comerciais crescentes, tecnologias jurídicas em constante evolução e o aumento do endividamento da faculdade de direito, é fácil ver por que os advogados às vezes ficam estressados.
Quais são as principais vantagens de se tornar um advogado?
A origem da profissão remonta à Grécia antiga, quando oradores falavam em nome de amigos ou cidadãos a seu pedido. E embora atuassem como consultores jurídicos, de acordo com a lei ateniense, os oradores não podiam ser pagos por seus serviços, nem podiam se organizar como uma profissão jurídica.
Contudo, os tempos mudaram e agora os principais benefícios da profissão podem ser classificados como potencial de ganhos, o prestígio, uma oportunidade de ajudar os outros, o desafio intelectual, diversas áreas de prática, ambientes de trabalho e vantagens, habilidades transferíveis, além de influência global.
Como ganhar dinheiro sendo advogado recém-formado?
Se você é um advogado iniciante e tem dúvidas sobre como vai direcionar a carreira para ganhar dinheiro, saiba que é possível ir além do trabalho autônomo. Assim, o início do trabalho na advocacia privada é bem difícil, a não ser que você tenha familiares no ramo, dinheiro para investir e uma eficiente carteira de clientes.
Contudo, seja o advogado associado, empregado ou autônomo é importante saber como ganhar dinheiro, mesmo sendo iniciante. Por isso, avalie as seguintes opções:
- Não se apegue a nenhum escritório;
- Aprenda a precificar seu serviço;
- Agregue valor ao nicho, mostrando excelência;
- Trace uma estratégia de carreira e utilize ferramentas de divulgação.
Além disso, não se enquadre a um mercado saturado, escolha ser a inovação que trabalhar como advogado iniciante pode proporcionar. Desse modo, um profissional competente poderá ganhar dinheiro no começo da carreira, agindo com flexibilidade e visão empreendedora no mundo jurídico.
Como atrair clientes como um advogado iniciante?
Captar clientes no ramo da advocacia é sempre um desafio entre os profissionais. Onde os mais vividos acabam com uma intensa rotina em que não sobra muito tempo para a manutenção dos contratantes.
No entanto, conduzir um negócio jurídico não é tarefa fácil, mas é preciso lembrar que todo mercado deve lucrar e ser sustentável enquanto a concorrência não descansa. Porém, a captação de clientes fica mais fácil após a interpretação do relacionamento de cumplicidade, gerado no primeiro contato e seguido a partir disso. Então, podem ser considerados métodos de captação de clientes:
- Demostrar interesse no problema do consultante;
- Registrar o caso do contratante logo no início;
- Não deixar tudo a mercê da memória;
- Capacitar os auxiliares do escritório;
- Escolher um software jurídico eficiente.
O que se estuda para trabalhar como advogado?
A profissão jurídica é a vocação que se baseia no conhecimento do direito e nas suas aplicações. E embora existam outras formas de definir a profissão, esta definição simples pode ser a melhor, apesar do fato de que em alguns países existem várias profissões e até mesmo algumas ocupações que exigem tal conhecimento, mas que podem não ser consideradas dentro da advocacia.
Visto isso, saiba das principais disciplinas do curso de direito. Sendo que se trata da ciência que estuda as leis e suas aplicações na rotina diária, especialmente na mediação de conflitos. Assim, bacharéis dessa área atuam visando defender e garantir os direitos básicos das pessoas.
Dessa forma, o direito é um dos cursos mais tradicionais e antigos do país. Contudo, não perdeu relevância e continua atual. Portanto, quem decide por essa faculdade deve gostar de ler bastante, porque as disciplinas são bem teóricas e requerem grande atenção. Entretanto, quais são as matérias estudadas no curso de direito?
As disciplinas do curso de direito
O principal objeto do curso é a Constituição Federal, onde grande parte se aplica em compreender as leis, interpretando-as e fazendo uso delas em diferentes ocasiões. Porém, não é necessário conhecer toda a legislação para praticar a profissão. Pois saber onde encontrar as informações no momento certo para cada caso, tem maior importância do que decorar artigos e leis.
Assim, um dos propósitos do curso é o entendimento dos fenômenos jurídicos e o direito como ferramenta de organização social. Por isso, o estudante necessita além da Constituição, compreender a sociedade real e atual. Então, por fim, seguem algumas das matérias abordadas na faculdade de direito.
- Sociologia – aborda o princípio das ciências sociais, também debate a concepção sociológica e verifica relevantes questões da sociedade atual.
- Ciência Política – apresenta os parâmetros das ciências políticas, incluindo os regimes políticos.
- Economia – estuda alguns fundamentos básicos da economia relacionados à distribuição de renda, sistemas de preços, etc.
- Teoria Geral do Direito – visa formar conceitos e ideias necessários para o entendimento do direito.
- Direito Civil – relacionado às obrigações e direitos dos indivíduos no cotidiano.
- Direito Constitucional – ligado à interpretação, verificação e aplicação das regras constitucionais por completo.
- Direito Penal – aborda os crimes, infrações e delitos assim como as penas aplicáveis em cada situação.
- Direito Comercial – trata de ações comerciais feitas por sociedades, comerciantes individuais ou empresas.
- Direito Administrativo – estuda as ações administrativas do estado, desse modo, a máquina administrativa.