Conteúdos
Imagine trabalhar como corretor de imóveis por conta própria em uma carreira flexível, onde você pode definir seu próprio cronograma com potencial de ganho anual de R$ 100.000 ou mais. Dessa forma, existem essas e muitas outras razões para trabalhar como corretor de imóveis. Porém, sempre haverá os dois lados da moeda, e optar por uma carreira no setor imobiliário não difere isso. Portanto, abaixo está uma visão direta dos prós e contras de trabalhar como corretor de imóveis.
Começar uma carreira no setor imobiliário é rápido e indolor
Prós: Na maioria dos estados, você pode concluir o treinamento necessário, tornar-se um agente imobiliário licenciado e iniciar uma nova carreira ao trabalhar como corretor de imóveis em apenas uma questão de semanas ou meses (dependendo das regulamentações estaduais).
Contras: Há um investimento em tempo, dinheiro e esforço necessário. Além disso, vem sem garantias. Fazer os cursos imobiliários é difícil e exige uma compreensão de tópicos complexos e um conjunto variado de habilidades.
Como corretor de imóveis, você é seu próprio chefe
Prós: Você é um trabalhador independente e controla seu próprio nicho de negócios ao trabalhar como corretor de imóveis. Assim, o profissional toma as decisões. Junte isso a uma boa atitude e uma sólida ética de trabalho, e praticamente não há limites para o crescimento do seu negócio imobiliário.
Contras: Um profissional independente está sozinho para aprender o mercado e os negócios de trabalhar como corretor de imóveis. Desse modo, você é responsável por criar sua lista de leads, atender as necessidades dos clientes, relacionamentos em rede, comercializar seus negócios e gerenciar as precisões diárias do escritório. Sendo assim, está tudo nas mãos de quem quer trabalhar como corretor de imóveis. Entretanto, muitos novos agentes não conseguem reconhecer quanto trabalho é necessário para se tornar um agente imobiliário de sucesso.
Agentes imobiliários obtêm uma boa renda
Prós: A renda não é limitada por um salário por hora ou por uma faixa salarial ditada pelas empresas. Então, ao trabalhar como corretor de imóveis, sua renda é feita grande parte pelo tempo investido. Dito isso, expanda seus negócios imobiliários adicionando um assistente ou obtenha a licença apropriada que permite que construa sua própria corretora. Pois a chance de crescimento é grande.
Contras: No início, sua direção de fluxo de caixa estará fora. Onde a maior parte dos novos corretores de imóveis necessita de um local para começar seus trabalhos. Porém, a obtenção das primeiras vendas levará algum tempo e provavelmente demorará alguns meses ou mais para você descontar seu primeiro cheque. Então, dependendo do mercado que cobre e dos relacionamentos existentes que pode cultivar, seu estado inicial poderá ser um banquete ou uma situação de fome.
Agentes imobiliários trabalham em horários flexíveis
Prós: Quem costuma trabalhar como corretor de imóveis não atua em um emprego comum das 8 às 6 horas. Porque os agentes imobiliários definem um horário de trabalho diário que funciona para eles. Assim, grande parte do tempo de um agente imobiliário é gasto em socialização, conhecendo pessoas e construindo relacionamentos.
Contras: Ter um horário flexível no setor imobiliário para trabalhar como corretor de imóveis significa que você precisa ser maleável com as necessidades do cliente. Dessa forma, no setor imobiliário, você tende a trabalhar quando todo mundo não está. Isso inclui finais de semana. Portanto, se um cliente ligar, você terá que largar tudo para estar atento às necessidades dele, mesmo que seja um tempo que normalmente passaria com seus amigos ou familiares.
Como corretor de imóveis, você ajuda as pessoas com suas maiores transações
Prós: Ao trabalhar como corretor de imóveis, os agentes imobiliários recebem satisfação genuína por ajudar os clientes a encontrar a casa perfeita ou vender sua propriedade a um ótimo preço. Então, este é um momento emocionante para compradores e vendedores, em que eles procuram o corretor imobiliário como especialista para ajudá-los a gerenciar seu caminho no processo com excelentes serviços ao cliente.
Contras: As transações imobiliárias geralmente são um dos momentos mais estressantes da vida de um cliente, e você precisa ter confiança em suas habilidades e crenças quando as ações não são como planejadas. Portanto, se um cliente sair infeliz, seja por seus esforços ou não, o boca a boca se espalhará rapidamente e poderá afetar sua rede de referências e, finalmente, seus resultados em trabalhar como corretor de imóveis.
O setor imobiliário é um ótimo negócio
O setor imobiliário é realmente uma ótima opção de carreira para quem pretende trabalhar como corretor de imóveis. Sendo assim, este artigo não pretende assustar ninguém do setor imobiliário, mas oferece uma visão honesta dos negócios imobiliários dos dois lados do sucesso e do fracasso.
Obviamente, que poderá ser uma carreira muito difícil se a ética do treinamento e do trabalho falhar, mas também poderá ser uma profissão seriamente recompensadora se for motivado, trabalhador, honesto e gostar de atuar em rede, ajudando as pessoas.
Dicas para trabalhar como corretor de imóveis

Decidir trabalhar como corretor de imóveis é uma grande resolução na jornada de qualquer pessoa. Pois os interessados entram no campo imobiliário, vindos de várias ocupações e carreiras, e em diversos estágios de suas vidas. Dessa maneira, todo mundo tem razões diferentes para achar que o setor imobiliário é a opção de carreira correta para eles. Porém, uma pergunta sempre vem das pessoas que desejam ingressar no setor imobiliário:
“Como me torno um corretor de imóveis?”
A resposta simples é: “depende”. Onde dependerá principalmente de onde o indivíduo desejará corretar os imóveis. Em que tornar-se um agente imobiliário requererá uma licença do estado. Cada estado regula seu próprio processo de licenciamento imobiliário, e os regulamentos ou regras de cada estado são ligeiramente diferentes. Mas, existem alguns requisitos básicos que são sempre consistentes ao trabalhar como corretor de imóveis.
Requisitos gerais para se qualificar um vendedor imobiliário
Tudo se inicia com um ótimo treinamento, onde para trabalhar como corretor de imóveis nesse ramo é preciso ter um curso específico, criando e aprendendo características do negócio. Desse modo, se você quer saber os passos principais dessa profissão, confira a seguir.
A carreira de corretor de imóveis é regida pela Lei 6.530/1978. Onde para iniciar na profissão, é preciso ser maior de idade e seguir algumas normas. Portanto, confira quais são os requisitos para atuar na área.
Sendo assim, para se qualificar, tornando-se um vendedor ou agente imobiliário licenciado, você deve ao trabalhar como corretor de imóveis:
- Ter pelo menos 18 anos;
- Possuir residência legal no país;
- Ter concluído a educação pré-licenciada necessária (encontre os requisitos do seu estado);
- Passar no exame estadual de licença imobiliária.
Esses itens representam a lista de verificação de alto nível do que é necessário para trabalhar como corretor de imóveis e se tornar um agente imobiliário licenciado, mas há muitas decisões que você precisa tomar ao longo do caminho que determinará se sua jornada será bem-sucedida ou não.
1 – Forme-se em algum curso na área imobiliária
Para iniciar a trabalhar como corretor de imóveis, você terá que investir na sua graduação profissional na área imobiliária. E mesmo que alguns cursos superiores auxiliem na carreira — marketing, administração, engenharia, arquitetura, entre outros —, eles não são o bastante para conceituar um corretor de imóveis.
No entanto, uma formação correta dará dados específicos sobre o ramo de trabalhar como corretor de imóveis, como documentações necessárias, legislação, noções de arquitetura, sistema tributário, matemática financeira, entre outros. Onde todos esses aprendizados são cruciais para conseguir vender, comprar e alugar imóveis. Então, o passo inicial é buscar uma dessas escolhas de cursos:
- Técnico de Transações Imobiliárias, com duração de 1 ano;
- Tecnólogo em Negócios Imobiliários ou Gestão Imobiliária, com duração de 2 anos;
- Bacharelado em Ciências Imobiliárias, com duração de 4 anos.
Vale lembrar que, indiferentemente do curso optado, é preciso ter concluído o Ensino Médio para se matricular.
2. Faça parte de estágios
Essa fase é importantíssima para por em prática todas as lições assimiladas durante o curso para trabalhar como corretor de imóveis. Além disso, é nesse período que o corretor perceberá com qual área mais se identifica: imóveis na planta, prontos, residenciais, comerciais, rurais, locação etc.
Ainda, conforme o curso e a instituição tida para formação, o estágio poderá ser obrigatório. Contudo, em qualquer uma das situações, ele é bastante indicado, pois dará provas do mercado ao estudante. Nesse tempo, o aluno terá um responsável técnico para dirigir as transações.
3. Ganhe o diploma
Assim como na universidade ou na escola é preciso aprovar nos exames e manter uma regularidade mínima para o alcance do certificado, em que os cursos de graduação de corretores imobiliários também necessitam. Portanto, aceite todos os desígnios do órgão de ensino escolhido — horas de estágio obrigatório, TCC, entre outros — para conquistar o diploma, pois, sem ele, você não conseguirá dar continuidade aos planos de trabalhar como corretor de imóveis.
4. Registre-se no CRECI
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) é o órgão que regulariza a carreira e dá suporte ao corretor. Portanto, para trabalhar na área, é preciso ser credenciado pela instituição reguladora. E após cumprir os quesitos ditos anteriormente, vá ao Creci do seu estado, levando os seguintes documentos:
- Carteira de identidade;
- CPF;
- Certificado de reservista;
- Título de eleitor com comprovante de votação da última eleição — 1º e 2º turno;
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
- Diploma do curso técnico, tecnológico ou bacharelado;
- Comprovante de residência recente;
- Fotos 3×4 recentes;
- Comprovantes de pagamento da anuidade, emolumentos e taxas emitidas pelo órgão regulador — os boletos serão criados depois da entrega e checagem dos documentos ditos.
Logo depois do trâmite, a instituição analisará o cadastro, sendo preciso esperar a validação do registro — o procedimento demora de 30 a 60 dias para começar a trabalhar como corretor de imóveis.
5. Obtenha a carteira profissional de corretor de imóveis
Se o seu registro for admitido, você ganhará a carteira de trabalho vermelha — documentação oficial para corretores de imóveis — em uma cerimônia administrada pelo Creci da sua região.
Por fim, com o registro em posse, já será viável trabalhar como corretor de imóveis profissional. No entanto, para ter êxito na profissão, é preciso se sobressair do básico. Mesmo com todos os aprendizados obtidos nos estágios e no curso, você precisará gerar aptidões a mais para captar compradores e desenvolver um relacionamento positivo com eles.
Qual ramo imobiliário é ideal para você?
O primeiro passo nesse processo é garantir que o imóvel seja adequado para você. Pois, como vendedor imobiliário, todos os dias serão gastos trabalhando para você. Isso significa lidar com o gerenciamento de seu próprio escritório, papelada, prospecção de leads, desenvolver relacionamentos, gerenciar contatos e lidar com compradores e vendedores.
Então, entre em contato com agentes imobiliários e corretores locais e faça perguntas sobre como é o trabalho do dia a dia. Realize questões sobre imóveis como uma profissão de longo prazo. Porque o começo de uma carreira em tempo integral como agente imobiliário não pode ser tratado como um hobby. Onde requer um compromisso total. Por isso, verifique se o setor imobiliário é realmente o caminho certo para você.
Como se tornar um agente imobiliário
Embora as regras divirjam por estado, há algumas fases que cada corretor deverá seguir para tirar sua licença e se transformar num agente imobiliário com trabalho frequente.
Marketing Imobiliário: descubra metas para gerar clientes
Adquirir um imóvel é um investimento grande. Por isso, o comprador pesquisa bastante antes de fechar negócio. Então, para conseguir agradá-lo, o corretor precisa saber das necessidades e desejos com o intuito de gerar boas experiências para o cliente.
Nesse caso, a palavra-mágica do processo é relação. Dessa forma, descubra abaixo como criar um marketing imobiliário eficaz.
- Inicie pelo marketing pessoal – Para gerar confiança nos clientes, é imprescindível produzir sua imagem pessoal. Investindo nas roupas, na maneira como se porta, e até mesmo no modo de fala. Tudo isso intervém na escolha do comprador e uma opção errônea nesses campos pode prejudicar as vendas.
- Produza um site – Quem está no início, precisa dispor de todas as formas de divulgação. Portanto, a criação de um site certamente aumentará a exposição do corretor de imóveis, maximizando o alcance das ações e gerando credibilidade.
- Gere conteúdo – Infográficos, e-books, artigos, vídeos, matérias e muitas outras coisas sobre o mercado imobiliário ganharão a atenção dos clientes. Então, se o corretor informá-los com dados gratuitos e interessantes, no momento de adquirir um imóvel, o nome do corretor responsável será lembrado.
- Apareça nas redes sociais – Existe muita gente online hoje em dia, e obviamente que as redes sociais oferecem diversas oportunidades de negócios. Assim, a obtenção de relacionamentos na internet auxilia na atração de compradores, fechando vendas e fortalecendo o nome no mercado.
- Crie parcerias estratégicas – Ao firmar parceria com outro especialista, a via é de mão dupla, em que ambos poderão ganhar e compartilhar experiências sobre trabalhar como corretor de imóveis.
Métodos de negociação: saiba negociar com os compradores
O interessado está fazendo contato, e eis que é chegado o momento de apresentar toda a aptidão de convencimento, mostrando argumentos fortes para transformar no comprador um cliente em potencial. Desse modo, confira algumas técnicas ótimas para uma negociação eficaz.
- Entenda o perfil do cliente, ouvindo-o. Portanto, nunca ignore os desejos dos compradores, algo muito comum em todos os setores.
- Saiba o que está vendendo. Porque é impossível ofertar aquilo que não conhece. Dessa forma, um estudo prévio deixará o corretor preparado para qualquer questionamento.
- Dê argumentos baseados em informações concretas. Sendo assim, nunca use argumentos feitos de achismos, pois para convencer um cliente o corretor necessita de dados reais, confiáveis e estatísticos.
- Crie a sensação de imediatismo. A decisão de adquirir uma casa é difícil, então se o profissional der muito espaço ao comprador, este ficará inseguro durante meses e adiará o desfecho o quanto puder.
O mercado imobiliário é bem competitivo, mesmo assim, trabalhar como corretor de imóveis é uma carreira promissora, que garante autonomia ao profissional, além de ser flexível e gerar altos rendimentos. O início do trabalho na área não é tão fácil. Contudo, para ter êxito na carreira, é imprescindível deixar o óbvio, oferecendo diferenças que os concorrentes não ofertam, visando se destacar.
Além disso, uma boa relação com os parceiros e compradores faz parte do negócio. Desenvolvendo sempre aptidões de persuasão e negociação para criar vendas.
Escolhendo a corretora certa
O primeiro passo para o sucesso na busca de trabalhar como corretor de imóveis é tomar uma boa decisão comercial. Assim, parte de se tornar um vendedor imobiliário licenciado é selecionar uma corretora para patrociná-lo.
E embora seja verdade que este profissional trabalhe tecnicamente para si mesmo, um corretor de imóveis não deve atuar de forma independente, eles devem trabalhar em nome de uma corretora de imóveis. Onde esta decisão tem o potencial de afetar a direção de uma carreira no setor imobiliário, positiva ou negativamente.
Desse modo, a maioria das corretoras imobiliárias está constantemente recrutando vendedores. No entanto, existem grandes diferenças entre as empresas em estrutura, operação e filosofia. Por isso, será um objetivo encontrar um escritório imobiliário que goste e, em última análise, trará o ajuste certo para o corretor.
Então, se o profissional ainda não selecionou sua especialidade de carreira ou corretora de imóveis, há vários fatores a serem considerados. Visto que pesquisa, ponderação de prós e contras, além de planejamento com antecedência são essenciais para iniciar uma nova carreira imobiliária com um começo rápido e produtivo. Portanto, siga o seguinte conselho para encontrar a corretora certa e prepare-se para enviar a eles um currículo matador.
Examine a área em que deseja trabalhar como corretor imobiliário
- Verifique a área local como se fosse um comprador de fora da cidade;
- Visite as corretoras de imóveis locais e revise os materiais impressos;
- Converse com agentes ativos de diferentes corretoras para avaliar suas opiniões sobre os escritórios locais;
- Dirija próximo aos escritórios. É uma localização conveniente, amplo estacionamento, exterior atraente?
Restrinja a pesquisa de corretoras de imóveis
- Qual é a reputação da empresa local e / ou nacionalmente como corretora de imóveis?
- A empresa está bem estabelecida na área local?
- A corretora é especializada em uma determinada área do setor imobiliário?
- Como está a qualidade e a quantidade de anúncios nos jornais locais e nos sites da internet?
- Eles efetivamente promovem propriedades, o escritório e seus agentes?
- Quantos agentes imobiliários trabalham fora do escritório?
- Eles atendem a um grande mercado? É nas áreas que gostaria de trabalhar?
Entrevista com o corretor ou proprietário imobiliário
- Que tipo de agente eles estão procurando? Quais são seus objetivos?
- Como corretor imobiliário, o profissional trabalha contratado independente ou como funcionário?
- Existe um plano de treinamento para novos agentes?
- Existe suporte administrativo para os corretores? Ou o agente precisará encontrar seu próprio assistente se for bem?
- Qual é a divisão de comissão e o pacote de benefícios?
- Quais seriam suas obrigações com a corretora se estivesse empregado?
- Existe suporte de tecnologia e recursos de marketing?
- Qual é a participação de mercado do escritório?