Conteúdos
Indivíduos que gostam de viajar, experimentar lugares novos, conhecendo culturas e pessoas podem ganhar dinheiro ao trabalhar como guia de turismo, que não suportam rotina e não tem uma carreira ou profissão, onde o trabalhador poderá viver sem rotinas, além de obter conhecimento.
Dessa forma, o guia de turismo é um profissional que auxilia as pessoas em suas excursões, viagens e programas de lazer. Além do mais, o interessado pode trabalhar como guia de turismo regional, no local onde foi registrado. Visto isso, esse profissional deverá saber tudo sobre sua cidade, sua região, incluindo a história do lugar, a cultura e as familiaridades que espelham a sua regionalidade e características. Também, pode-se trabalhar como guia de turismo especializado em áreas naturais, chamado de guia ecológico, porém ele precisa ter permissão para atuar nesses locais. Pois nesses casos, o profissional trabalha em lugares de áreas protegidas, sendo necessária do guia uma autorização para poder visitar.
Há ainda o guia nacional, que pode trabalhar como guia de turismo em todo o território nacional e prosseguir atuando por toda a América do Sul. Inclui-se nessa categoria o guia de excursão, que pode visitar todo o território nacional, possuindo conhecimento diverso sobre muitas cidades, o profissional tem também entendimento para ordenar e orientar as pessoas. A última classe em trabalhar como guia de turismo é o guia internacional, que pode atuar em outros países além da América do Sul e necessita de autorização para visitar, além de precisar saber falar outras línguas.
Qual a função de quem trabalha como guia de turismo?
Em resumo, trabalhar como guia turístico consiste em orientar e auxiliar as pessoas em suas viagens, sejam elas regionais, nacionais ou internacionais. Mostrando os pontos turísticos, a história e a cultura do local. Dessa forma, são funções do guia de turismo:
- Saber sobre as particularidades históricas, culturais e territoriais do lugar visitado;
- Dar ajuda para se organizar, amparar no embarque e desembarque, na formação dos roteiros e nas múltiplas informações oportunas para o passeio;
- Criar ocupações que se ajustem ao perfil dos clientes;
- Organizar para manter-se a disposição dos grupos durante o percurso da viagem;
- Dar informação aos turistas assim que for preciso;
- Ter responsabilidade com os patrimônios, informando as precauções a serem tomadas no acesso a atrações específicas.
- Dar auxílio em casos de gravidades e primeiros socorros.
- Estar ambientado com os processos das locomoções aéreas, rodoviárias, marítimas, fluviais e ferroviárias.
O que é necessário para trabalhar como guia de turismo?
Para trabalhar como guia de turismo é necessário ser regulamentado, além de demandar o desempenho de alguns encargos. Por isso, é preciso que o interessado:
- Tenha o ensino médio completo;
- Seja formado em nível técnico como guia turístico ou possua carga horária de 800 horas de formação como bacharel em turismo, gerando aptidão num curso com duração de quatro anos.
- Seja maior de idade para trabalhar como guia de turismo regional. Já para guia turístico nacional e internacional é preciso ter 21 anos completos;
- Fale comprovadamente outras línguas estrangeiras para trabalhar como guia internacional;
- Peça a Secretaria de Turismo e Estado a credencial de guia de turismo;
- Tenha um registro de trabalho como autônomo mandado pela prefeitura;
- Faça uma inscrição no Cadastur (Sistema de Cadastro das pessoas físicas e jurídica que trabalham no ramo do turismo).
Onde há cursos para trabalhar como guia de turismo?
O curso de guia turístico é oferecido pelo Instituto Monitor, Etec e SENAC, mas pode ser também ofertado à distância, além de outras opções. Assim, o curso do SENAC costuma realizar viagens e o aprendizado sai em torno de R$ 5.400,00 onde os custos podem ser divididos.
Quais habilidades um guia de turismo precisa ter?
É preciso saber tudo sobre muitos lugares como história, geografia, política, incluindo ficar ligado em todas as novidades, pois é necessário saber os locais mais visitados das cidades, além de ter sempre o que contar aos turistas.
Ademais, para trabalhar como guia de turismo é preciso ser, criativo, bem humorado, saber atuar com o público, ser paciente, carismático, prudente e isento de opiniões, saber lidar com as situações, ser comunicativo, conhecer primeiros socorros e resgate, falar vários idiomas, compreender história, saber se colocar nas ocasiões e estar disponível para viajar.
Onde um guia de turismo pode trabalhar?
O mercado de trabalho para o guia turístico aponta que as oportunidades de atuação estão se estendendo para várias áreas do ramo. Portanto, existem trabalhos em agências de viagens, ecoturismo, parques, parques nacionais, turismo para fazer esportes radicais e consultorias.
Contudo, as agências de viagens são as que mais contratam e pagam os melhores salários. Em contraponto, os hoteleiros, operadores turísticos e transportadores aquaviários são os que recebem menos que os empregados em agências.
Como procurar emprego para trabalhar como guia de turismo?
Procure por trabalhos diversos na internet, pois há empregos em parques, cruzeiros, empresas que promovem viagens e etc. Pesquise também por lugares em que você gostaria de trabalhar. Então, para buscar digite uma palavra-chave, e desse modo aparecerão várias vagas de trabalho com diferentes salários e cargos.
Além disso, conheça lugares para ver se gostaria de trabalhar em algum deles. Passe por locais da sua região e anote tudo o que gostou e o que não apreciou. No entanto, esses passeios ou viagens podem custar caro, por isso faça um de cada vez. Ainda, guarde ou reserve dinheiro para poder realizar os passeios e viagens. Chame a família ou os amigos para passear com você, pois eles poderão dar opiniões se gostaram ou não, podendo ajudar no encontro de um emprego.
Anote tudo o que foi bom nos passeios, por isso sempre leve um caderno onde possa registrar os destaques, não se esquecendo das experiências vividas. Dessa forma, quando voltar a esses lugares a trabalho, você saberá o que existe por lá e criará uma maneira diferente de turismo.
Também, visite sites das associações de guias turísticos das cidades e países que possuem organizações de guias turísticos profissionais. Pois, essas instituições ajudam os guias a progredir na carreira e trabalhar como guia de turismo internacional. Além do mais, dão oportunidades para aprender e se direcionar corretamente na maneira de encontrar emprego. Então, se essa dica interessou, procure por uma lista de associações na internet.
Vá a agências de viagens para pegar panfletos, porque elas costumam fazer parcerias para divulgar o negócio. Faça uma pesquisa de qual empresa os profissionais mais indicam aos clientes. Converse com as organizações mais conhecidas e com as informações nas mãos, tire suas dúvidas sobre vagas de trabalho.
Como crescer na carreira de guia de turismo?

Preste atenção sobre as informações dadas por outros guias de turismo, pois eles podem dar dicas erradas se têm parcerias com as empresas, mesmo sabendo que a instituição possui problemas. Desse modo, tire suas próprias conclusões, indo pessoalmente conhecer essas empresas ou pesquisando pelos sites.
Ademais, se você mora em uma cidade grande com pontos turísticos e agências de turismo por perto, entre em contato por e-mail ou telefone e veja se há vagas de emprego, porque essa pode ser uma oportunidade de iniciar e crescer na área.
Olhe ainda nos sites das empresas, pois elas costumam colocar suas vagas de trabalho em seus sites. Por isso, se quer realmente trabalhar como guia de turismo, essa pode ser uma boa chance. Assim, trabalhar na sua cidade pode ser vantajoso para acrescentar qualidades no currículo e ganhar experiência em locais que você conhece. E mesmo trabalhando, você pode continuar a busca por empregos que possuam viagens para outros lugares.
Estude com o objetivo de passar nos exames aplicados para trabalhar como guia de turismo. Porque algumas cidades e países mandam que os guias passem por testes para poder lidar com os viajantes. Ou até mesmo as empresas podem pedir que o candidato realize exames antes de se candidatar para o emprego. Visto isso, procure saber se a empresa pede esses testes e pague as taxas exigidas para fazer o exame.
Também veja na internet como são aplicados esses testes e o que pode ser estudado para o exame, incluindo informações para a inscrição. Portanto, não brinque no teste, porque se for reprovado, vai precisar pagar tudo novamente.
Dessa forma, com os treinamentos você pode ganhar experiência e fazer contatos, onde as associações profissionais de guias turísticos dão cursos para os guias, como oratória, liderança e trabalho em equipe, terminologia do turismo entre outros, todos com certificado.
Faça ainda cursos direcionados para trabalhar como guia de turismo, não organizadores de excursão, porque eles são responsáveis pela parte burocrática e os guias organizam os grupos e orientam os turistas sobre os lugares que irão visitar.
Qual a experiência exigida para trabalhar como guia de turismo?
A experiência é boa para encontrar pessoas que já estão nesse ramo. Os professores também podem ajudar, passando contatos de pessoas relacionadas com o nicho.
Sendo assim, curse estudos na área desejada para obter mais conhecimento. Além disso, olhe as graduações de faculdades mais próximas e os cursos de extensão que são oferecidos. Por isso, se oferecerem matérias que lhe ajudem como turismo e linguística, inscreva-se. Desse modo, seu currículo será mais qualificado para arrumar um trabalho. No entanto, verifique se você terá dinheiro para o curso e tempo para se dedicar as aulas. E se já trabalha, procure estudar à noite.
Então, se puder ter um diploma de hotelaria ou turismo, tenha, porque mesmo com o certificado não é garantido um emprego, e ele pode mostrar para os futuros empregadores suas qualidades. Portanto, se você tiver certeza que quer trabalhar como guia de turismo, uma graduação pode ser muito boa para você.
E como citado anteriormente, mande currículos pela internet ou pessoalmente, analisando as empresas em que mais deseja candidatar-se, fornecendo todos os seus dados. Assim, essas instituições vão checar as suas informações antes da contratação. E se gostarem do que elas verão em seu currículo, você será contratado.
Como se preparar para a entrevista no trabalho de guia turístico?
Fique atento ao fazer a entrevista de trabalho, pois eles querem ter certeza de que está pronto para o cargo, e visto isso, saiba que as perguntas serão feitas para ver se você lidará bem com cada situação, verificando se é o que realmente o candidato quer fazer.
Portanto, veja qual é a melhor oferta de trabalho que você vai receber, pesando os benefícios e as desvantagens de cada vaga e salário. Decida ainda, qual vai ser o melhor para você e boa sorte.
Além do mais, aprecie a ideia de ter muitas pessoas ao seu redor durante o trabalho, porque para ser guia de turismo, é preciso gostar de ter bastante gente consigo. Também, esteja pronto para acabar com as dúvidas dos turistas e lidar com todos os humores, trabalhando com grupos cujos apresentará os locais. Você sempre precisará parecer disposto e animado durante o serviço. Contudo, poderá até tirar uma hora para sair sozinho, fora do horário de trabalho.
Por fim, lembre bem de todas as informações sobre o lugar onde está passeando, pois as pessoas gostam de saber sobre fatos acontecidos nos ambientes que estão sendo visitados.
Como se preparar para acompanhar um grupo de excursão?
Busque saber tudo sobre os lugares, estude, procure informações, veja em livros e internet para abranger mais seu conhecimento. Pois alguns turistas poderão fazer perguntas fora do cotidiano, então saber a resposta impressionaria as pessoas. Porém, se não tiver a resposta para a pergunta, diga apenas que não sabe e vai procurar saber ou que não sabe corretamente a resposta.
Ademais, seja rápido quando alguma coisa não der certo, porque coisas indeterminadas podem dar errado, quando se está direcionando muitas pessoas. Mas não fique nervoso se o que foi programado para aquele dia não ocorreu como planejado. Dessa forma, tente achar uma solução rápida para contornar esse excedente.
E se algo assim ocorrer, ligue para a agência de turismo e peça auxílio, sempre mantendo a calma. Porque você está coordenando o grupo, e por isso as pessoas vão esperar as suas soluções. Então, organize-se para ser autônomo, isso pode ser difícil nesse ramo, mas você pode ser contratado como temporário.
O que fazer para trabalhar como guia de turismo autônomo?
Se você trabalha em outro país e tem plano de saúde como benefício, precisa substituir para um plano privado. Pois poderá ficar responsável por assegurar seus documentos e impostos.
E quando estiver trabalhando, suas necessidades ficam em último lugar, porque os turistas é que estão passeando. Portanto, sempre mantenha o grupo em segurança e se distraindo. Obviamente, é difícil se manter focado nos turistas diante das maravilhas de paisagens, porém fique atento, afinal você está a trabalho.
Ademais, veja quais os requisitos físicos para o serviço, pois você poderá precisar ficar muito tempo andando ou em pé. Por isso, o interessado não pode ter problemas de saúde, sendo acostumado a fazer atividades físicas.
Entretenha o grupo com histórias sobre os lugares que vão visitar, e mantenha os turistas envolvidos com a viagem, além de felizes. Assim, as histórias não podem ser longas nem cansativas, portanto, faça narrativas curtas que tenham começo, meio e fim.
Também, sempre respeite os locais que estão visitando, pois é sua a responsabilidade de manter o ambiente como estava antes de chegarem. Por isso, observe as pessoas do grupo continuamente.
Contudo, se está interessado em algo fora do país e não sabe falar a língua, aprenda em cursos ou aplicativos encontrados em celulares ou sites. Aprenda ainda, primeiros socorros e ressuscitação, porque nunca se sabe quando vai precisar. Talvez você não necessite desse curso, entretanto é bom fazer para enriquecer o currículo.
Em quais ambientes um guia de turismo costuma trabalhar?
Os guias de turismo trabalham em uma variedade de ambientes e condições. Assim, os guias turísticos de museus, por exemplo, atuam em ambientes fechados o ano todo, enquanto os guias turísticos da natureza trabalham ao ar livre e estão sujeitos aos efeitos do clima e das condições meteorológicas.
E normalmente, a semana de trabalho de um guia turístico é muito estruturada, embora possam trabalhar como guia de turismo mais ou menos 40 horas. Uma vez que atuam na indústria de viagens, muitos guias turísticos conduzem excursões nos fins de semana. Ademais, alguns guias são contratados para cargos sazonais e temporários, trabalhando apenas durante os meses de verão, quando o turismo está no auge.
Os guias turísticos mostram aos grupos atrações como monumentos históricos, centros culturais e pontos de beleza, e fornecem ainda, informações básicas para ajudá-los a aproveitar ao máximo sua visita. Eles podem trabalhar como excursionistas e em passeios a pé, ou apoiar turistas em visitas mais longas que envolvam pernoites, talvez em locais rurais ou remotos. Às vezes, empregos de guia turístico também exigem habilitação e aptidão com o idioma. As responsabilidades típicas incluem:
- Realizando pesquisas e planejar viagens;
- Preparar e fazer apresentações;
- Oferecer conselhos turísticos;
- Organizar e liderar excursões;
- Solucionar problemas, traduzindo, interpretando, transportando e acompanhando os turistas.
Os guias turísticos em potencial devem estar em forma e saudáveis, com muita energia e confiança, além de ser capazes de trabalhar de forma eficaz sem supervisão, ter uma atitude calma “focada no cliente” e possuir excelentes habilidades interpessoais. Portanto, aptidões linguísticas e de primeiros socorros são úteis, assim como uma carteira de habilitação.