Conteúdos
O pedreiro é um prestador de serviço qualificado que atua na área de construção. Dessa forma, para trabalhar como pedreiro, o profissional lida com diferentes tipos de materiais, incluindo blocos, tijolos e pedras, para construir estruturas.
E essas bases podem variar de paredes externas a estruturas internas, como armários e divisões. Além disso, os pedreiros também podem trabalhar em estruturas exclusivas, incluindo cozinhas ao ar livre e edículas.
Esses indivíduos que são treinados e trabalham no comércio especializado em alvenaria, podem optar por aperfeiçoar-se em um determinado tipo de material. Como os pedreiros que trabalham com unidades de alvenaria de concreto ou bloco para construir paredes externas e internas, bem como para construir fundações para casas.
Quais são os materiais usados para trabalhar como pedreiro?
Assim, os pedreiros trabalham com diferentes tipos de tijolos que são adicionados ao exterior dos edifícios como acabamentos, também projetos de interiores, incluindo paredes e bancadas de cozinhas.
Um especialista usa ainda argamassa e cimento para unir as diferentes unidades de alvenaria, visando fazer seu produto perdurar. Desse modo, a argamassa é colocada entre as unidades de alvenaria para preencher a lacuna entre elas, se forem irregulares. Ela também atua como uma cola para juntar as partes e promover resistência e capacidade de adesão contra os infortúnios da estrutura.
Ademais, um pedreiro profissional também pode ser chamado para reformar uma estrutura já existente. Pois, à medida que construções como edifícios envelhecem as unidades de alvenaria ou a argamassa pode sofrer desgaste.
E este processo de intemperismo pode causar o aparecimento de rachaduras na parede e permitir que a água penetre no interior da estrutura. Por isso, um construtor pode trabalhar em locais para substituir ou refazer as juntas de argamassa, criando assim uma estrutura vedada.
Também, esses profissionais são frequentemente chamados para identificar problemas relacionados aos acabamentos externos das construções. Desse modo, usam suas habilidades e aptidões para analisar problemas ligados a superfícies e acabamentos de alvenaria. Então, pedreiros experientes usam ainda suas habilidades para determinar problemas e desenvolver soluções, com o objetivo de restaurar a superfície da alvenaria de volta ao seu estado original de desempenho.
Ao trabalhar como pedreiro, há diferença entre as construções residenciais e comerciais?
Ambas as estruturas residenciais e comerciais incluem a alvenaria como um componente de construção padrão. Onde estruturas residenciais incluem superfícies de pedra, bem como ambientes de tijolo.
Sendo assim, as fundações são normalmente feitas de blocos ou unidades de alvenaria de concreto ou são também fundações de concreto vazado. Por isso, muitos elementos encontrados no interior de residências, incluindo lareiras e cozinhas, incorporam elementos de alvenaria com maior destaque a eles.
Já as estruturas comerciais usam componentes de alvenaria como uma parte importante do projeto geral da estrutura do edifício. Dessa forma, muitas estruturas comerciais usam unidades de alvenaria de concreto como o principal componente de construção do exterior do edifício.
E o tijolo e pedra são usados como fachadas ou exteriores dos prédios para ajudar a promover aparências e estéticas específicas. Muitas estruturas comerciais incorporam esses tipos de componentes de construção por causa de sua capacidade de tornar um edifício à prova de fogo.
Mas para trabalhar como pedreiro, profissionais qualificados têm oportunidades de atuar em projetos residenciais e comerciais. O tipo de projeto, bem como a duração, pode diferir drasticamente entre as construções residenciais e comerciais.
Portanto, projetos residenciais podem ter duração mais curta e podem apresentar projetos mais exclusivos. Já os projetos comerciais de alvenaria podem ter uma duração mais longa e não podem apresentar os produtos ou projetos exclusivos usados em projetos residenciais.
Qual é o plano de carreira para trabalhar como pedreiro?
O plano de carreira de alguém que procura trabalhar como pedreiro tem vários pontos de partida diferentes. Desse modo, a maioria dos pedreiros começa sua profissão como ajudante de pedreiro. Contudo, alguns podem começar a atuar no nicho com educação em uma escola técnica e, em seguida, passar para uma posição de campo.
Os profissionais que começam como ajudantes ou operários aprendem os fundamentos da profissão, incluindo os tipos de materiais, bem como acertam lidar com os locais dos projetos. Porque os lugares do projeto são um ambiente que precisa ser aprendido. Ademais, é importante que as pessoas que estão iniciando em trabalhar como pedreiro compreendam como os programas dos projetos funcionam e como navegá-los da melhor forma.
E à medida que os indivíduos crescem em suas posições, há muitas oportunidades para diferentes planos de carreira. Assim, eles podem continuar no campo para se tornarem coordenadores ou superintendentes. Também podem se concentrar em se tornar um avaliador de projetos. O que pode levá-los a se tornarem proprietários de uma pequena empresa.
Além disso, há uma grande demanda por pedreiros qualificados que possam diagnosticar problemas relacionados aos projetos de alvenaria. Pois a procura de manutenção e reforma de construções continua a aumentar, o que proporciona uma boa oportunidade para quem procura utilizar as competências de quem busca trabalhar como pedreiro em estruturas existentes em vez de trabalhar em novas construções ou renovações.
Quais são as habilidades requeridas para trabalhar como pedreiro?
Como dito anteriormente, os pedreiros trabalham na indústria da construção. Onde são normalmente responsáveis pela alvenaria da fundação e paredes dos edifícios, além disso, colocam os blocos e tijolos usados para essas estruturas.
Visto isso, o trabalho de alvenaria deve ser altamente durável e os operários trabalham com materiais de construção robustos, incluindo cimento, tijolo, pedra e bloco de concreto. Por isso, pode ser uma função fisicamente exigente com muito levantamento de peso e trabalho manual, mas também é gratificante. Quanto às habilidades requisitadas para trabalhar como pedreiro, elas são:
- Capacidade de usar ferramentas manuais, incluindo fita métrica.
- Habilidade para dimensionar as condições reais do local em desenhos.
- Aptidão de identificar diferentes tipos de produtos de alvenaria e compreender como são aplicados.
- Capacidade de operar ferramentas elétricas, incluindo serras de corte úmido para cortar materiais em tamanhos adequados.
- Habilidade de trabalhar como pedreiro em altura, inclusive em andaimes.
- Aptidão de levantar objetos pesados continuamente.
Quais são as dificuldades de trabalhar como pedreiro?
Um operário de alvenaria para trabalhar como pedreiro usa concreto, blocos de concreto, tijolos e pedras artificiais ou naturais para construir cercas, paredes, passarelas e outras estruturas de alvenaria. Dessa forma, eles levantam materiais pesados e precisam se curvar, ficar em pé e se ajoelhar por longos períodos num trabalho fisicamente exigente.
E como acontece com muitas outras ocupações da construção, o trabalho é acelerado e árduo. O serviço ainda, seja interno ou externo, pode ser em áreas lamacentas, empoeiradas ou sujas. Onde para trabalhar como pedreiro, os funcionários arriscam-se a sofrer lesões no trabalho.
Dessa forma, cortes são comuns, assim como ferimentos causados por quedas e impactos por objetos. Por isso, para evitar lesões, os trabalhadores usam equipamentos de proteção, como capacetes, óculos de segurança, coletes de alta visibilidade, arneses e outros acessórios para evitar quedas.
Inclusive, a maioria vai trabalhar como pedreiro ao ar livre, portanto o clima severo pode reduzir as horas de atividade de trabalho, que geralmente é em tempo integral de até 8 horas diárias.
Como é o local de trabalho de um pedreiro?
Como dito anteriormente, o local de trabalho de um pedreiro é geralmente ao ar livre e relativamente perigoso, tornando capacetes e cautela extremamente importantes. Além do mais, o trabalho é fisicamente exigente e os contratos são sempre menos frequentes em épocas de mau tempo, pois os pedreiros normalmente trabalham do lado de fora. No entanto, vários avanços na tecnologia de alvenaria permitem que os pedreiros modernos trabalhem ao ar livre em condições climáticas variáveis.
Inclusive, trabalhar como pedreiro pode ser considerado ocupação física pesada, pois os pedreiros devem escalar andaimes, usar talhadeiras e martelos, além de passar o dia todo dobrando, ajoelhando e levantando materiais pesados em terrenos acidentados. Os pedreiros muitas vezes são contratados de forma privada e, portanto, têm um cronograma a cumprir, o que significa que horas extras e trabalho de fim de semana muitas vezes são necessários para não estourar os prazos.
O que é preciso para trabalhar como pedreiro?
Não há qualificações específicas exigidas para começar a trabalhar como pedreiro. Entretanto, os indivíduos que desejam iniciar seu próprio negócio de alvenaria podem ser obrigados a buscar legalização, dependendo da área em que estão trabalhando. Desse modo, o interessado deve consultar seus direitos e deveres locais para determinar se uma licença é necessária para operar como empreiteiro de alvenaria.
Também, não há qualificações específicas exigidas para conseguir um emprego como operário da construção. Então, para trabalhar como pedreiro e ter sucesso profissional, o candidato deve estar comprometido com o crescimento e desenvolvimento pessoal nas áreas de construção e cuidado com materiais, incluindo métodos de instalação e acabamento.
Portanto, os candidatos que desejam trabalhar como pedreiro podem procurar treinamento com especialistas experientes ou via internet através de sites e cursos online para ajudar a melhorar suas oportunidades com potenciais empregadores.
O que estudar para se tornar um pedreiro mais qualificado?
Um profissional que está buscando trabalhar como pedreiro e crescer na carreira deve fazer muitas especializações. Começando com cursos técnicos em edificação, podendo até realizar uma graduação como engenharia e arquitetura, pois o conhecimento prático com certeza ajudará no aprendizado da teoria.
No geral, esses cursos técnicos não custam muito, ficando na base de R$ 1.000,00 ao todo, onde podem ser pagos em várias prestações, às vezes, até com material didático incluso.
Quanto ao tempo de duração, não costumam passar de 240 horas de forma completa e são em maioria disponibilizados por instituições como o SENAI ou outras plataformas, algumas gratuitas.
Qual é o salário para trabalhar como pedreiro?
Para trabalhar como pedreiro, um profissional começa na profissão ganhando R$ 1.505,00 de salário, podendo alcançar ganhos de até R$ 2.331,00. Porém, a média salarial de um operário de obra no país é de R$ 1.915,00.
Já o servente de pedreiro, geralmente ganha no início algo em torno de R$ 1.025,00, podendo chegar em R$ 1.390,00. Contudo, a média salarial desse profissional é de R$ 1.192,00. Onde a formação descrita para ambos é Ensino Médio e o que os diferencia são os anos de experiência e nível de conhecimento na área.
Qual é o valor de um dia de pedreiro?
A diária para trabalhar como pedreiro vai ser diferente em cada região. No entanto, a média de preço cobrado costuma variar entre R$ 100,00 e R$ 250,00 dependendo do serviço a ser executado. Assim, alguns pedreiros atuam por metro quadrado e o valor fica entre R$ 550,00 e R$ 1.200,00 em que o que diferencia os preços é realmente a região e o padrão da construção.
Como cobrar pelo serviço de pedreiro?
Como dito anteriormente, o pedreiro de alvenaria pode cobrar por trabalhar como pedreiro pelo metro quadrado do projeto, mas também pelo custo ao mês, ou ainda, pela hora técnica, onde em qualquer um desses quesitos deve-se planejar e calcular bem o método de orçamento, visando um valor justo para o profissional e o cliente.
Quais são os deveres, tarefas e responsabilidades de um pedreiro?

Algumas das aptidões e / ou qualificações exigidas incluem excelentes habilidades de comunicação, preparo físico, força e resistência, boas capacidades matemáticas e de resolução de problemas, profundo conhecimento de ferramentas relacionadas e técnicas de alvenaria, equipamentos e materiais, visão de cores e destreza.
Com base nisso, a seguir estão os principais deveres, tarefas e responsabilidades que comumente constituem a descrição do trabalho de pedreiro na maioria das organizações:
- Garantir que as superfícies estejam bem preparadas antes de iniciar um trabalho.
- Supervisionar a fabricação, manutenção, alteração e reparo de paredes, calçadas, meios-fios, pisos, balcões de pia, chuveiros de banheiro e outras estruturas ou superfícies relacionadas.
- Realizar a estimativa de materiais e mão de obra.
- Equipamentos operacionais, como uma empilhadeira, caminhão basculante e mesa plana.
- Leitura de projetos e desenhos para calcular com precisão os materiais necessários.
- Certificando-se de que todas as juntas de expansão são preenchidas com materiais de calafetagem adequados.
- Garantir que as superfícies sejam limpas e polidas com as ferramentas manuais ou elétricas necessárias.
- Estabelecer padrões, formas ou fundações seguindo planos.
- Manter uma área de trabalho limpa e organizada após concluir um trabalho.
- Manter-se atualizado com todos os procedimentos e regulamentos de segurança e segui-los rigorosamente.
Quais são as qualidades mais importantes dos trabalhadores da alvenaria?
- Visão de cores. Operários da construção precisam ser capazes de distinguir entre pequenas variações de cor ao definir os padrões do projeto, a fim de produzir o acabamento com a melhor aparência.
- Destreza. Os pedreiros manuseiam repetidamente tijolos, pedras e outros materiais e devem colocá-los com precisão.
- Coordenação mão-olho. Os construtores aplicam camadas de argamassa lisas e uniformes para colocar tijolos e remover o excesso antes do endurecimento da massa.
- Resistência física. Os pedreiros devem manter um ritmo constante enquanto colocam os tijolos. Embora nenhum tijolo seja extremamente pesado, o levantamento constante pode ser cansativo.
- Força física. Os trabalhadores devem ser fortes o suficiente para levantar bastante peso. Eles carregam ferramentas pesadas, equipamentos e outros materiais, como sacos de argamassa e cimento.
- Sem medo de altura. Os pedreiros costumam trabalhar em andaimes, por isso devem se sentir confortáveis trabalhando em altura.
Quais são as carreiras relacionadas ao trabalho de pedreiro?
Carpinteiros
Os carpinteiros constroem, reparam e instalam pilares e estruturas de construção feitas de madeira e outros materiais.
Trabalhadores e ajudantes de construção
Os trabalhadores e ajudantes de construção executam muitas tarefas que exigem trabalho físico e mais de uma pessoa nos canteiros de obras.
Instaladores de drywall e teto
Os instaladores de drywall e placas de teto penduram placas de parede e instalam o teto dentro de edifícios. As velas preparam o wallboard para pintura, usando fita adesiva e outros materiais. Muitos trabalhadores instalam e fixam o painel de parede.
Aplicadores de pisos e assentadores de mármore e azulejos
Aplicadores de piso e configuradores de mármore e azulejos colocam e fazem o acabamento do carpete, madeira, vinil e azulejo.
Vidraceiros
Os vidraceiros instalam vidros em janelas, claraboias e outros acessórios em vitrines e prédios.
Trabalhadores de isolamento
Operadores de isolamento, também chamados de isoladores, instalam e substituem os materiais usados para isolar edifícios e seus sistemas mecânicos.
Metalúrgicos
Metalúrgicos instalam estruturas e reforços de ferro e aço para formar e apoiar edifícios, pontes e estradas.
Como surgiu a profissão de pedreiro?
A profissão de pedreiro existe desde que os humanos começaram a fazer e usar ferramentas. Portanto, há uma longa e nobre história com pedreiros responsáveis por construir os edifícios mais icônicos do mundo, incluindo as pirâmides egípcias, Stonehenge, templos famosos na Ásia como Angkor Wat e Borobudur, além de tesouros nacionais gregos como a Acrópole e o Partenon.
Desse modo, o ofício se desenvolveu ao longo de milênios e os pedreiros ocupam um lugar único no mundo da indústria e do comércio. Em que foram reverenciados por séculos, o que ajudou na motivação e no avanço do artesanato enquanto competiam para criar as peças de trabalho mais deslumbrantes.
Até hoje, os pedreiros combinam as habilidades de artesãos, geólogos, construtores, engenheiros e designers para preparar, cortar, aparar e consertar projetos para diversos fins.
Portanto, ser fisicamente capaz de construir ou consertar coisas está no cerne de trabalhar como pedreiro. Mas os gerentes de contratação também procuram candidatos com estas habilidades:
- Trabalhar bem com outras pessoas, uma vez que os projetos normalmente são feitos em equipes.
- Ouvir as instruções para que o trabalho seja feito corretamente e a segurança seja mantida.
- Monitorar situações, como o clima e o que os outros estão fazendo, a fim de fazer ajustes e manter a qualidade.
- Exibir um bom olho para os detalhes.
- Ter orgulho do próprio trabalho.