Trabalhar Como Programador

Para trabalhar como programador, os profissionais da área projetam, desenvolvem e testam software, garantido que estejam de acordo com as melhores práticas de desempenho, confiabilidade e segurança. Dessa forma, o especialista em computação pode trabalhar como programador desenvolvendo aplicativos móveis, codificando videogames, programando sites e muito mais.

Por sua vez, a programação de computadores é o processo que os desenvolvedores usam para escrever um código que instrui o desempenho de um computador, aplicativo ou programa de software. Basicamente, a programação de computadores é um conjunto de instruções para facilitar ações específicas. Então, se você está se perguntando o que é um programador de computador, saiba que trata-se de um profissional que cria instruções para um computador executar, escrevendo e testando códigos que permitem que aplicativos e programas de software operem com êxito.

Assim, antes de serem tidos como visionários, empreendedores e até milionários do ramo da tecnologia, eram conhecidos por outra coisa: trabalhar como programador. Mas você pode estar se perguntando como é trabalhar como programador, e não está sozinho. Porém, a simples resposta é: escrevendo software de computador. No entanto, se você se tornar um programador, poderá executar uma variedade de tarefas.

Qual a importância de trabalhar como programador?

Os computadores podem fazer coisas incríveis, desde laptops básicos capazes de funções simples de processamento de texto e planilhas até supercomputadores incrivelmente complexos que completam milhões de transações financeiras por dia e controlam a infraestrutura que torna a vida moderna possível. Mas nenhum computador pode fazer nada até que um programador de computador diga a ele para se comportar de maneiras específicas. E é disso que se trata trabalhar como programador.

Em sua forma mais básica, a programação de computador é um pouco mais do que um conjunto de instruções para facilitar ações específicas. Mas com base nos requisitos ou objetivos dessas instruções, trabalhar como programador pode ser tão simples quanto adicionar dois números. Também pode ser tão complexo quanto ler dados de sensores de temperatura para ajustar um termostato, classificar dados para completar a programação intrincada ou relatórios críticos ou levar os jogadores por mundos de várias camadas e desafios nos jogos.

Mas, uma coisa é certa, à medida que as pessoas verificam o tempo, analisam números, jogam videogames e “gostam” das postagens de seus amigos em uma variedade maior de dispositivos digitais, a popularidade da programação de computadores só aumenta.

Quais as funções para trabalhar como programador?

Os programadores de computador certificam-se de que a tecnologia móvel, portátil e invisível funcione de maneira uniforme e confiável. Desse modo, quem está disposto a trabalhar como programador é responsável por analisar as necessidades de seus clientes.

Em seguida, eles projetam, desenvolvem e testam software que atenda a essas demandas. Além disso, os desenvolvedores de computador também aproveitarão sua experiência para garantir que o software seja desenvolvido de acordo com os padrões da indústria e as melhores práticas em desempenho, confiabilidade e segurança.

Assim, eles trabalham com outros designers e programadores para planejar cada parte do aplicativo ou software e, em seguida, determinar como cada parte funcionará em conjunto. Eles também escrevem códigos que um computador pode ler, principalmente usando uma variedade de linguagens, incluindo Python, C ++ e Java.

E finalmente, para garantir que tudo funcione corretamente, os programadores de computador fazem iterações frequentes de design, desenvolvimento, integração de componentes de software, testes e obtenção de feedback dos clientes. Depois que um aplicativo ou programa está implantado e funcionando sem problemas, quem deseja trabalhar como programador atualiza e estende a funcionalidade do software existente.

Quais são as tarefas específicas para trabalhar como programador?

Para trabalhar como programador, criam instruções para um computador executar, escrevendo e testando códigos que permitem que aplicativos e programas de software operem com sucesso. Onde existem muitas linguagens de programação, mas algumas surgiram como as mais populares. Além do mais, várias das tarefas comuns para trabalhar como programador incluem o domínio de:

  • Testar o desempenho do software. Escrever um novo código geralmente envolve muitas tentativas e erros. Por isso, os programadores de computador têm forte pensamento crítico e habilidades para resolução de problemas, também gostam de usar a lógica para resolver problemas complexos.
  • Resolver problemas de software de computador. Diariamente, os programadores de computador podem ajudar na solução de problemas de partes de um site ou programa de computador que não estão funcionando corretamente.
  • Modificar programas de software para melhorar o desempenho. Frequentemente, para trabalhar como programador, os desenvolvedores precisam reescrever o código em linguagens diferentes, para que os programas e aplicativos possam ser compatíveis com diferentes sistemas operacionais.
  • Escrever código de programação de computador. Os programadores podem escrever códigos que evitem violações de segurança e vazamentos de dados. À medida que o número e a gravidade dos ataques cibernéticos aumentam, a demanda por especialistas dessa área cresce.
  • Colaborar com outras pessoas para resolver problemas de tecnologia da informação. Os programadores de computador trabalham em estreita colaboração com os desenvolvedores da web e de software, visando escrever códigos para novos aplicativos móveis ou programas de computador.

O que fazer para trabalhar como programador?

Muitos que começam a trabalhar como programador, iniciam como entusiastas autodidatas, em que um interesse persistente em programação pode ser um trunfo na carreira porque o aprendizado contínuo é vital para um programador de computador. Porém, obter um diploma é uma boa maneira de começar uma carreira e dá ao profissional uma base para organizar suas experiências.

Em última análise, embora seja a experiência que o torna um grande programador. Além de ter prática, um desenvolvedor de sucesso sempre se mantém atualizado com as mais recentes linguagens de computador, processos de algoritmo e tendências da indústria de software. Por isso, é preciso muita coragem e não será o suficiente para obter um diploma, o interessado precisará ainda de experiência no local de trabalho.

E além do aprendizado em sala de aula e experiência, no entanto, quem almeja trabalhar como programador deve entender que, ao escrever um programa, ele nunca funcionará na primeira vez.  

Sendo assim, este campo requer paciência e capacidade de solucionar problemas e encontrar erros. Dessa forma, o desenvolvedor precisa ser um trabalhador que aprende, ser autodisciplinado, ter motivação para aprender por conta própria, ser capaz de fazer um brainstorm com outras pessoas e ter muita prática. Portanto, para trabalhar como programador é preciso ser um praticante e se adaptar às tendências.

Visto isso, todo o programa de graduação oferece aos alunos ampla exposição e proficiência em tecnologias tradicionais e de tendência, incluindo especialidades como computação gráfica, teste de software e escrita de código para programas comumente usados, bem como habilidades mais profundas e específicas.  

Quais são as carreiras disponíveis para trabalhar como programador?

Como visto anteriormente, para trabalhar como programador, o profissional atua especialmente no ramo de TI (Tecnologia da Informação), onde suas principais funções são o desenvolvimento de software e a melhora das linguagens de programação. Porém, no mercado há quatro espécies de programadores:

  • Programador Desktop – é o encarregado por implantar sistemas internos que funcionam somente em uma máquina ou em uma específica rede de computadores, tudo dentro de um sistema operacional como Windows, Linux ou macOS.
  • Programador Web – possui a responsabilidade de programar websites e sistemas web.
  • Programador Mobile – é o encarregado de gerar aplicativos para dispositivos celulares e móveis. Dessa forma, a maneira de trabalho tem relação com Android, Windows Phone, Java, iOS, etc.
  • Programador de Jogos – faz as estratégias e a lógica de um game digital, ou seja, gera um novo jogo para as plataformas digitais, dispositivos móveis, PC, etc.

Contudo, para realizar qualquer um destes projetos e trabalhar como programador, o profissional precisará compreender as principais linguagens de programação disponíveis: Java, PHP, VB.Net, C, C#, C++, JavaScript, Swift, Python e Delphi/Object Pascal. Além disso, quem deseja trabalhar como programador, precisar estar atento as novas tendências e tecnologias, inovações, engenharia de software, possibilidades de linguagem e novidades nos sistemas operacionais.

Como um programador pode empreender?

Para acompanhar a evolução da tecnologia, os programadores de computador podem empreender tendo aulas de educação continuada e participando de seminários de desenvolvimento profissional para aprender novas linguagens de programação, métodos de comercialização ou sobre atualizações para linguagens que já conhecem.

Os programadores podem ainda se tornar certificados em linguagens de programação específicas ou para produtos de programação própria do fornecedor. Algumas empresas exigem que seus programadores sejam certificados nos produtos que usam.

Além do mais, os programadores com experiência geral em negócios podem se tornar analistas de sistemas. E com a experiência, alguns programadores podem se tornar desenvolvedores de software. Eles também podem ser promovidos a cargos gerenciais.

O que é necessário para obter sucesso na área de programação?

Para possuir notoriedade neste ramo, é preciso ter aptidões matemáticas, ter raciocínio lógico, ser inovador, curioso, automotivado, persistente, autodidata, e capaz de solucionar eventualidades.

Assim, o mercado de trabalho para quem tem pretensões de trabalhar como programador está em gradual crescente no país. Onde os setores que mais estão absorvendo desenvolvedores são:

  • Consultoria em tecnologia da informação.
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet.
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos.
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral.
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação.
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet.
  • Comércio varejista especializado em equipamentos e suprimentos de informática.
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis.
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial.
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não customizáveis.

Que outros trabalhos existem relacionados à programação?

A programação é um conjunto valioso de habilidades que pode permitir que o profissional busque oportunidades em uma variedade de campos, incluindo finanças, saúde, design gráfico ou marketing digital. Desse modo, os empregos para trabalhar como programador estão crescendo 12% mais rápido do que a média para todas as ocupações.

Além disso, muitos programadores também desfrutam de vantagens como horários flexíveis e a opção de trabalhar remotamente. No entanto, a maioria dos programadores de computador trabalha em tempo integral.

Então, se você está procurando um emprego de nível básico em tecnologia com amplas oportunidades de avanço na carreira e especialização, trabalhar como programador pode ser o caminho certo para você.

Portanto, uma carreira de nível básico em programação de computadores oferece mobilidade ascendente para funções mais avançadas e com salários mais altos. Na verdade, as habilidades de programação são a base para quase todos os cargos de alta tecnologia hoje, como:

  • Analista de segurança;
  • Desenvolvedor de software;
  • Analista de Sistemas Informáticos;
  • Engenheiro de hardware;
  • Administrador de banco de dados;
  • Web designer.

Que habilidades são importantes para trabalhar como programador?

  • Habilidades analíticas. Para trabalhar como programador, o profissional deve compreender instruções complexas para criar códigos de computador.
  • Concentração. Os desenvolvedores devem concentrar sua atenção no trabalho enquanto escrevem o código ou verificam se há erros no código existente.
  • Orientado para detalhes. Os programadores de computador devem examinar de perto o código que escrevem, porque um pequeno erro pode afetar todo o programa de computador.
  • Habilidades de solução de problemas. Uma parte importante do trabalho do programador é verificar se há erros no código e corrigir os que encontrarem.

Qual é o salário para trabalhar como programador?

Segundo fontes, um profissional ganha para trabalhar como programador R$ 5.000,27 em média. No entanto, o valor do salário vai depender muito do tipo de programa desenvolvido pelo programador. Além é claro, do porte da empresa, da região do país em que trabalha, de suas experiências e qualificações. Lembrando que, esses ganhos são somente uma média salarial, sendo que dependendo da especialização e experiência, podem chegar até R$ 11 mil.

O que é preciso estudar para trabalhar como programador?

Para trabalhar como programador, a melhor decisão é fazer um curso de graduação nas áreas de:

  • Sistema da Informação;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Ciência da Computação.

Desse modo, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode também ser cursado na modalidade superior tecnológico com período da duração média de 2 anos.

Já o de Ciência da Computação possui um formato de bacharelado e costuma ter uma duração média de 5 anos.

Por fim, a graduação de Sistemas da Informação pode ser encontrada das duas maneiras: superior tecnológico com 2 anos de duração e o bacharelado com um período de 4 anos.

Qual a diferença entre os dois?

Os cursos tecnológicos superiores possuem uma duração menor, com grades curriculares formadas das necessidades do mercado de trabalho, além de mensalidades mais baratas, objetivando mais empregabilidade para os universitários.

Por sua vez, os bacharelados possuem um período mais extenso, onde os cursos são mais completos e as mensalidades e as mensalidades maiores, entretanto, formam o estudante com uma gama maior de opções dentro de determinada área escolhida.

Além disso, os cursos acima podem ser feitos nas categorias, à distância, semipresencial ou presencial. Também observe, para trabalhar como programador, se a opção de faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação, porque somente assim poderá emitir um diploma válido, em que o profissional poderá atuar na profissão legalmente.

Quais são os graus de programação disponíveis na profissão?

O bacharelado em ciência da computação permite que os alunos trabalhem em problemas do mundo real, com design e desenvolvimento de software de computador. Podendo ser uma boa maneira de trabalhar como programador experiente.

Outras opções incluem o bacharelado em programação e desenvolvimento de jogos, que prepara não apenas para jogos e simulações, mas também para o desenvolvimento de aplicativos de software. E por fim, há um bacharelado em tecnologias da informação com concentração em desenvolvimento de software.

Mas existem programas de pós-graduação que podem ajudar a elevar essas habilidades a um nível superior, como um mestrado em tecnologia da informação com concentração em desenvolvimento de aplicativos de software ou web design.

Qual é o futuro de quem escolhe trabalhar como programador?

Com a capacidade de ser criativo e analítico, trabalhar em uma variedade de setores e entrar em um mercado de trabalho em expansão, nunca houve melhor momento para perseguir o sonho de trabalhar como programador de computador. Dessa forma, os programadores de computador são chamados de muitas coisas, de programadores e desenvolvedores de software a designers de computador, e analistas de sistemas.

Lembrando que, o campo da programação de computadores tem, na melhor das hipóteses, não mais do que 60 anos, então o que os programadores são chamados e o que fazem está em constante evolução.

Por natureza, os programadores de computador são solucionadores de problemas com experiência em tecnologia que entendem como as coisas funcionam. Eles geralmente têm habilidades analíticas bem desenvolvidas, são criativos e podem manter o foco e prestar atenção até nos menores detalhes.

Sendo assim, o trabalhar como programador é de vital importância na economia atual focada no digital, e é por isso que o número de vagas neste campo continua e continuará a crescer.

Contudo, o aprendizado contínuo é importante para os programadores porque as linguagens de codificação estão em constante mudança e evolução. Então, muitos profissionais de programação buscarão certificação adicional em linguagens de codificação específicas, como C ++ ou JavaScript. Onde algumas empresas de tecnologia poderão até ter suas próprias linguagens de codificação específicas do fornecedor e exigir que seus funcionários também sejam certificados nessas linguagens adicionais.

Compartilhar é se importar!