Trabalhar de Garçom

A área de hotelaria abrange um campo bem grande no mercado nacional, pois tem uma enorme variedade de vagas, inclusive para trabalhar de garçom. Assim, esses profissionais são um exemplo de diversidade, porque a prática para trabalhar de garçom é bem larga e diversificada. Além disso, quando chega à época de alta temporada, são necessários mais garçons no ramo, onde adquirem responsabilidade com os clientes, ganhando então, experiência de trabalho.

No entanto, os empregadores vêm procurando por profissionais com vivência na área, treinados e com conhecimentos no serviço, mostrando o que realmente sabem fazer. Desse modo, trabalhar de garçom é bem reconhecido e com subida de cargo, por isso o ramo vem sendo muito disputado e está se tornando bem pago. Também, as funções ao trabalhar de garçom podem ser várias, como:

  • Atender o cliente na recepção;
  • Estacionar veículos em restaurantes;
  • Ele fica responsável por anotar os pedidos nos bares, cafés, servir as mesas e organizá-las depois;
  • Fica cara a cara com os clientes, e se compromete a dar um satisfatório atendimento.

Quais são os deveres de um garçom?

Para trabalhar de garçom o interessado precisará estar sempre alerta, visando atender o cliente, fazendo bebidas, passando os pedidos para a cozinha, recolocando os pratos e talheres, tomando conta do buffet, limpando as mesas e cadeiras, vendo as contas pedidas, entre outras enumeras coisas.

Dessa forma, as qualidades ao trabalhar de garçom da área estão relacionadas diretamente com o público, sendo preciso ter muita simpatia, paciência e cautela com os fregueses. É necessário ainda ser bem ágil, ter organização, competência, ser observador, lembrar-se de tudo, pensar rápido, ser maleável, além de possuir disponibilidade de horário.

Portanto, esse ramo está sempre em crescimento, onde trabalhar de garçom abre muitas possibilidades de atividades, abrangendo trabalhos em restaurantes, lanchonetes, bares e cafés.

E para trabalhar de garçom não é necessário nenhum estudo característico, mas em busca de maior conhecimento e capacitação, poderá fazer cursos de atualização, workshops e outros. Dessa forma, os cursos que existem para quem quer seguir na profissão são de maître, barman, sommelier ou chef como boas ideias para se capacitar.

Porém, não é somente em comércios que o garçom deve atuar, pois o interessado em trabalhar de garçom pode exercer outros serviços em eventos, buffets, casamentos, festas de aniversário, lançamentos, estabelecimentos de alto nível, etc. Contudo, o salário de garçom pode variar, dependendo da região onde fica e do nicho de trabalho.

Assim, trabalhar de garçom pode começar como um emprego de meio período ou como uma ocupação em tempo integral, sendo esta uma ótima maneira de iniciar a carreira na indústria de alimentos. Também, o setor de comida é uma área em crescimento, em que novos restaurantes e oportunidades de trabalho estão sendo criados todos os dias.

Os garçons, nos estabelecimentos de alimentação desempenham uma função que é familiar para a maioria de nós. Onde os profissionais ajudam seus consumidores a entender as opções do cardápio, fazendo recomendações sobre as opções com base nas preferências dos usuários. 

Quais são as habilidades para trabalhar de garçom?

Um bom garçom possui habilidades que incluem clientes satisfeitos e um tom agradável para a refeição. Dessa forma, os servidores devem inspecionar os alimentos apresentados pelos cozinheiros antes de entregá-los à mesa para garantir que o pedido esteja completo e cozido conforme as especificações.

Além disso, garçons consultam os fregueses sobre sua satisfação em relação à refeição e advogam em seu nome se houver alguma reclamação. Eles também podem ser solicitados a receber e processar pagamentos por refeições.

Sendo assim, esses profissionais trabalham para o componente de serviços alimentares de uma variedade de estabelecimentos, incluindo hotéis, resorts, bares e restaurantes. Em que muitos servidores atuam meio período à noite e nos fins de semana para complementar a renda de outros empregos.

Por fim, para trabalhar de garçom, eles devem gostar de servir os outros e se sentirem confortáveis ​​na comunicação com o público. Pois você vai ver que ser simpático e ter um sorriso no rosto o ajudarão a estabelecer e criar uma conexão positiva com os fregueses. No entanto, é muito importante saber se comunicar com as pessoas. Porque, a partir do momento em que o profissional se aproximar da mesa, as capacidades de comunicação poderão aumentar ou diminuir sua competência de ser um bom garçom. Onde em muitos casos, será o fator entre uma boa dica e uma ótima sugestão.

Quais são as dificuldades em trabalhar de garçom?

Às vezes ao trabalhar de garçom, você poderá receber alguns clientes que vão ser críticos ou exigentes de mais. Entretanto, mesmo nessas situações difíceis, os garçons deverão ser pacientes e possuir habilidades para suportar essas pessoas desagradáveis. Por isso, para trabalhar de garçom o interessado terá que ouvir as reclamações sem reagir de forma negativa ou defensiva.

Além disso, o profissional terá que fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Onde haverá momentos em que para trabalhar de garçom precisará conduzir muitos clientes na mesma hora e necessitará ter uma boa memória para se lembrar das opções de cardápio e pedidos. Também poderá ser preciso memorizar as especialidades diárias do chef, contendo os ingredientes e como eles são feitos. 

E quando não estiver servindo as mesas, o garçom poderá arrumar os talheres, encher garrafas e outros recipientes de condimentos ou até mesmo limpar as áreas com poeira como as mesas e outras atividades relacionadas à limpeza.

Ademais, para trabalhar de garçom sua apresentação física é muito importante. Pois em muitas das ocasiões, desejarão que você mostre uma imagem bem cuidada. Isso também ajudará durante a entrevista, mas a figura trás ainda a confiança do cliente sobre a qualidade do restaurante e a segurança dos alimentos servidos.

Que aparência e atitude deve ter um garçom?

A aparência abrange mais do que só as roupas. Engloba também mãos e unhas que devem ser mantidas cortadas e limpas, o cabelo sempre limpo e cortado como um profissional. Inclusive, em muitos dos casos, o empregador solicitará que servidores com mechas compridas as deixem bem presas em um rabo de cavalo ou coque. Além disso, as roupas ou uniformes e avental devem estar limpos, passados ​​e arrumados no atendimento dos clientes. Alguns estabelecimentos de refeições têm requisitos onde exigem que o garçom use uma gravata.

Lembre-se ainda de que os garçons geralmente iniciam suas carreiras como aprendizes ou trainees e, em seguida, passam pelo mesmo restaurante ou hierarquia de restaurantes, de cadeias de restaurantes informais a estabelecimentos mais sofisticados. Então, considere aceitar um trabalho que pode não ser no que deseja iniciar. Pois, essa poderia ser uma maneira de começar a carreira no ramo de alimentos.

Dessa forma, um lugar em que poderia obter vantagem é no treinamento de segurança alimentar exigido pelas autoridades estaduais ou locais. Onde este treinamento abrange tudo, desde como lavar as mãos até a temperatura correta de servir carnes e outros itens alimentares. Portanto, ao ter essa capacitação, isso poderá ajudá-lo a competir. E existem muitas empresas que oferecem cursos presenciais e online sobre segurança alimentar. Em que algumas até oferecem treinamento disponível em smartphones conectados. 

Como arrumar um emprego para trabalhar de garçom?

Waiter in restaurant

Muitos empregos em restaurantes são preenchidos formal e informalmente. Onde os quadros de empregos habituais são um bom lugar para iniciar sua pesquisa. Por isso, buscas de trabalho formais incluem sites de ocupação como o Catho e Indeed. Então, pesquise usando palavras-chave como servidor de comida, garçom e restaurante para gerar listas de empregos. 

Mas se você estiver interessado em trabalhar de garçom para uma rede de restaurantes, consulte o site para ver se aceitam inscrições on-line. Também tenha disponível uma cópia atualizada do seu currículo e qualquer treinamento de segurança alimentar que concluiu para anexar ao aplicativo.  

Você pode ainda encontrar uma posição informal através de referências pessoais. Portanto, comece a procurar perguntando às pessoas que você conhece se elas sabem de alguma vaga de emprego. Assim, sua melhor chance de se apresentar aos gerentes e proprietários de restaurantes será através de membros da família e rede de amigos. Visto isso, entre em contato com todos que conhece e pergunte se sabem de alguém no ramo de restaurantes. Questione todos os amigos que já estão empregados no comércio alimentício se há vagas no estabelecimento em que trabalham.

Desse modo, se você encontrar alguém com uma vaga de emprego, poderá passar seu currículo para que chegue rapidamente à pessoa certa.

Além disso, visite restaurantes na região desejada e peça para falar com o gerente. Opte pelos períodos de calmaria na atividade do restaurante, quando os gerentes possam estar mais disponíveis para conhecê-lo. Onde o tempo quieto em um restaurante é geralmente antes da hora do almoço. Então, traga uma cópia do seu currículo para o gerente e esteja preparado para preencher uma solicitação de emprego.  

Lembre-se de interagir com esses gerentes como faria com um cliente. Mostre seu sorriso caloroso e personalidade borbulhante. É uma boa ideia revisar o cardápio com antecedência e anotar as experiências que você teve com esse tipo de comida ou clientela. Assim, os restaurantes estão preocupados com a imagem que projetam para o público. Portanto, certifique-se de que sua aparência seja apropriada para a posição a qual está solicitando.

Como se comportar na entrevista para trabalhar de garçom?

Escolha roupas que seriam consideradas casuais. Devendo ter um estilo elegante, mas não excessivamente formal, a menos que seja um estabelecimento de alta classe. 

Ademais, se você puder visitar o restaurante com antecedência, confira como os garçons estão vestidos e use uma roupa equivalente na entrevista.

No entanto, personalidade é tudo para servidores, então a entrevista é a hora de exalar energia positiva. Por isso, cumprimente seu entrevistador com um sorriso caloroso e um aperto de mão firme, também ouça com atenção e articule claramente. Pois as entrevistas para trabalhar de garçom, geralmente são mais sobre como você interage e se comunica do que mostrando seus conhecimentos. Portanto, esteja pronto para compartilhar exemplos que destacam sua capacidade de ser confiável, extrovertido e bem organizado.

Comece mostrando sua confiabilidade, chegando cerca de 10 minutos mais cedo. Além disso, você pode fazer um teste-drive no restaurante com antecedência para se familiarizar com o local. Ademais, não esqueça o seu currículo e uma lista de referências. E mesmo que o entrevistador não os solicite, ofereça-os e o incentive a contatar seus antigos empregadores.

Veja algumas das perguntas que podem ser feitas para um trabalho de garçom.

  • Em quais trabalhos atuou, exigindo que estivesse num ambiente de ritmo acelerado e lotado? Como você manteve os padrões de qualidade nesse local?
  • O que você considera um bom atendimento ao cliente?
  • Descreva um momento em que teve que lidar com um cliente / mesa particularmente difícil. Como você lidou com a situação? Existe algo que teria feito diferente?
  • Você já assumiu o comando de um restaurante em caso de emergência?
  • Como você lida com ambientes de trabalho em ritmo acelerado?
  • Como entreter os clientes como garçom?
  • Qual é a parte mais difícil de ser garçom?
  • Imagine que um cliente solicite um item no cardápio que não está disponível no momento. Como você o convence a escolher outra coisa?
  • O que você faria se um cliente enviasse a refeição de volta?
  • Se um cliente pedir uma sugestão, o que você diria?
  • Qual é o seu item favorito no nosso cardápio?

Após a entrevista, escreva um cartão  ou carta de agradecimento que expresse seu grande interesse no trabalho. Mencione brevemente por que é uma boa oportunidade e expresse seus agradecimentos pela entrevista. Assim, será melhor entregá-lo em mãos no restaurante o mais rápido possível, após a entrevista.

Como trabalhar de garçom pela primeira vez?

Então, você finalmente conseguiu um emprego de garçom e amanhã será seu primeiro turno. O único problema é: você vai trabalhar de garçom pela primeira vez e está com muito medo do que acontecerá. Será que tem as habilidades certas? Como você pode fazer o novo empregador gostar de você? E se fizer algo estúpido? Como deve se comportar com seus novos colegas?

Portanto, se está nessa ou em uma situação semelhante, não se preocupe: nós temos tudo o que você precisa. Pois neste artigo, temos 6 dicas para tornar seu primeiro dia de trabalho um enorme sucesso.

É o seu primeiro dia de trabalho: assim, você não pode saber tudo. Então, não se preocupe em ser o garçom perfeito: seja você mesmo! Esteja natural e relaxado. Simplesmente fique animado com o novo emprego e ansioso para aprender!

Mas um erro muito comum ao trabalhar de garçom pela primeira vez é mentir ou dizer algo que não conhece aos clientes, colegas ou empregadores. Desse modo, se um cliente perguntar algo que você não conhece, não minta! Onde a melhor coisa a fazer é realmente simples: basta dizer “olha, sinto muito, é meu primeiro dia de trabalho, não sei a resposta, mas posso encontrar isso para você e voltarei com a informação”. E a maioria dos clientes apreciará isso.

Qual é a regra para trabalhar de garçom?

A regra de ouro para um ótimo garçom é garantir que cada cliente tenha a melhor experiência. E obviamente, como é seu primeiro dia de trabalho, você pode não saber tudo, mas existe uma regra muito simples:  trate todos os clientes como se fosse sua mãe. Imagine: se sua mãe estivesse indo para outro restaurante, como gostaria que ela fosse tratada? Dessa forma, trate todos os clientes assim, e isso garantirá que tenham uma ótima experiência.

Outra parte muito assustadora em trabalhar de garçom pela primeira vez é conhecer sua nova equipe. Em que poderá encontrar muitas pessoas, todas de países diferentes, com culturas e sotaques variados, e todo mundo sabe o que fazer enquanto você não. Porém, não precisa ser assim! Conheça-os: use-a como uma oportunidade para aprender novos idiomas, novas culturas, melhorar o que você faz e fazer grandes amigos. Na maioria das vezes, a equipe será muito amigável, então seja legal e eles também serão!

Em muitos restaurantes, a cozinha é o lugar mais assustador do local: com todos aqueles chefs gritando e a tensão de preparar os melhores pratos rapidamente. Eles também podem ser agressivos com os novos funcionários, já que contratados recentes podem cometer muitos erros e tudo isso pode amedrontá-lo. Mas não precisa! 

No seu primeiro dia, no início do turno, basta aparecer na cozinha, ir ao chef e dizer “ei, meu nome é xxx e este é o meu primeiro dia de trabalho. Posso cometer alguns erros, mas vou tentar o meu melhor.” Porque ao fazer isso, você os tornará muito mais solidários ​​em relação a sua pessoa.

Além disso, conhecer o que está vendendo é extremamente importante. Assim, alguns restaurantes ou pubs permitem que o garçom prove todo o cardápio de graça, outros não. Mas isso não precisa parar você. Por isso, reserve um tempo de vez em quando para chegar cedo ou ficar depois do trabalho ou no dia de folga, peça algo do cardápio e prove. Pois quanto melhor conhecer seu produto, mais confiante estará atendendo os clientes.

Portanto: seja você mesmo, seja honesto, trate todos os clientes como se fosse sua mãe, conheça sua equipe e seu produto. Faça tudo isso e trabalhar como garçom pela primeira vez não será um problema!  

Se quiser saber mais sobre essa e outras profissões, acesse também as matérias do site e descubra, além das carreiras, os direitos e deveres trabalhistas cujo você precisa conhecer para se defender e estar em dia com as obrigações e acontecimentos do dia a dia de trabalho. Permita-se ainda encontrar locais e conteúdos de cursos, dicas comportamentais e macetes da rotina de determinadas profissões.

Então, está esperando o quê? É de trabalho que você precisa, pois não deixe o desânimo te abater e vá em busca de conhecimento para vencer!

Compartilhar é se importar!