Conteúdos
Trabalhar em home office é um sonho para a maioria das pessoas, mas traz seus próprios desafios. Onde sair mentalmente do “modo casa” e entrar no “modo trabalho” pode ser difícil se o profissional nunca sai fisicamente de casa e sua cama está a apenas alguns passos de distância. Então, como você pode realmente se inspirar para trabalhar em condições tão aconchegantes?
E embora seja fácil sentar-se no sofá de moletom e decidir que é seu novo escritório, organizar o espaço em que trabalha é essencial para a produtividade e estado de espírito. Por isso, como trabalhador remoto, reservar um tempo para escolher cuidadosamente a configuração certa é um bom investimento de seu tempo para trabalhar em home office.
Portanto, para ajudá-lo a manter seu escritório em casa nas condições de eficiência máxima, reunimos uma lista de atualizações essenciais para tornar seu trabalho (e vida) mais fácil.
1. Uma cadeira de escritório ergonômica para trabalhar em home office e dar um pouco de amor às suas costas
Com certeza, isso vai lhe parecer familiar – você está afundado em sua mesa para trabalhar em home office, com o pescoço esticado, e o que antes era uma dor irritante na parte inferior das costas se transformou em algo que está realmente afetando seu trabalho e bem-estar. Contudo, caminhar e se alongar fornece apenas um alívio temporário.
Dessa forma, uma cadeira ergonômica confortável, projetada para o máximo suporte lombar, ajudará a minimizar a dor nas costas e permitirá que se concentre. A ciência confirma isso – um estudo de ergonomia de 2003 descobriu que os funcionários que receberam uma cadeira ergonômica relataram menos sintomas negativos ao longo do dia e um aumento total na produtividade de 17,7%.
2. Alto-falantes de qualidade para tocar músicas produtivas
A música pode ajudá-lo a relaxar e se energizar para trabalhar em home office. Também pode melhorar sua produtividade. E de acordo com um estudo realizado pelo departamento de musicoterapia da Universidade de Miami, os profissionais que ouviam música enquanto trabalhavam foram capazes de completar suas tarefas com qualidade e velocidade superiores do que o grupo de estudo sem as melodias aconchegantes.
Portanto, ter um bom alto-falante bluetooth em seu ambiente de trabalho permite que você preencha o espaço com sua música favorita e elimine quaisquer distrações do ambiente para melhorar seu foco. Além disso, crie uma lista de reprodução com o seu humor ideal (progressões de acordes simples, instrumentais e ritmos cativantes geralmente funcionam melhor) e dê uma olhada em algumas dessas caixas de som prontas para escritório.
3. Luminária com luz suave para a saúde óptica e mental
Outra marca registrada de um ambiente de trabalho feliz e produtivo, trata-se de uma simples luminária de mesa com luz suave. Em que um brilho suave dá ao ambiente de trabalho aquela sensação calorosa e aconchegante que pode contribuir para um trabalhar em home office mais suave e menos estressante.
Dessa forma, estudos mostraram que a exposição à luz natural durante o dia tem efeitos positivos em nossa saúde mental e física também, então abra as cortinas e deixe a luz entrar – seu cérebro vai agradecer por isso. Por outro lado, trabalhar em ambientes mal iluminados, onde as telas são a principal fonte de luz, cansa os olhos, o que pode causar fadiga, dores de cabeça e visão turva.
4. Um assistente inteligente para economizar seu precioso tempo
Se há algo que vai servir de sinal vermelho gigante para interessados e clientes em potencial, é perder reuniões, ligações ou prazos. Porém, pode ser estressante ficar em cima de todas as pequenas coisas enquanto também tenta realizar as tarefas importantes. É por isso que os escritórios têm assistentes administrativos e os executivos têm assistentes pessoais.
Felizmente, estamos em 2022 e para trabalhar em home office, assistentes inteligentes como Alexa da Amazon e o Google Assistant podem ajudá-lo a definir compromissos, reservar reuniões recorrentes, fazer listas de tarefas, marcar chamadas ou até mesmo definir palavras e pesquisar fatos por capricho. Tem uma chamada chegando? Seu assistente digital irá lembrá-lo. Pensou em algo importante para fazer no meio de outra tarefa? Basta pedir ao seu dispositivo de assistente inteligente para anotá-lo e lembrá-lo em algumas horas.
5. Alongamento para neutralizar as horas curvadas sobre o computador
Como a maioria da força de trabalho do conhecimento, você está preso a uma mesa e a um computador. Infelizmente, a posição sentada não é a mais saudável, mas geralmente você deve trabalhar em home office mais de 8 horas. Então, uma das melhores coisas que pode fazer para combater a postura inadequada e a vida sedentária na mesa é conseguir um tapete de ioga para escritório.
Assim, muitas empresas como Google, Apple e Forbes reconhecem o valor do alongamento e oferecem aulas como parte de suas iniciativas de bem-estar corporativo. Além do mais, os benefícios do alongamento para o corpo são abundantes – pois aumentam a energia e o foco, melhoram a postura, aliviam o estresse e reduzem a dor nas articulações e nas costas.
Por isso, se você é novo no alongamento, pode encontrar várias aulas e vídeos para iniciantes, visando orientá-lo durante a pausa na mesa. E como você trabalha em casa, não há ninguém para lhe dar olhares estranhos enquanto se exercita para melhorar sua saúde.
6. Um teclado ergonômico para dar uma pausa a seus pulsos
Depois de trabalhar em home office focada, a última coisa com que quer lidar é a tensão no pulso e na mão causada por esticar as mãos em um teclado. E não tolere isso também – porque quanto mais você fizer isso, maior será o risco de ser diagnosticado com Síndrome do Túnel do Carpo. Portanto, seguir o caminho ergonômico poderá reduzir a tensão no pulso, aumentar o conforto e mantê-lo concentrado na tarefa em mãos.
Na verdade, um estudo da ChevronTexaco descobriu que depois de implementar acessórios ergonômicos de escritório, 44% dos participantes do estudo reduziram seus níveis de risco e isso provou ser benéfico para a produtividade e o moral.
7. Uma mesa que você ama porque vai passar muito tempo nela
Se dia após dia você sente dores nas costas por ficar sentado à mesa o dia todo ao trabalhar em home office, é hora de mudar. Assim, escrivaninhas permanentes estão crescendo em popularidade e por boas razões! Porque enquanto ficar sentado o dia todo pode colocá-lo em risco de diabetes e ganho de peso, ficar de pé faz o oposto.
8. Um quadro branco para criatividade e planejamento
Apesar de todas as maravilhas modernas do computador, estamos muito limitados ao seu modo de funcionamento: o teclado e o monitor. E diversas pessoas trabalham em computadores com monitores entre 13″ e 23″, deixando pouco espaço para mais do que uma planilha ou documento no máximo. É aqui que o analógico pode ser uma graça salvadora!
Desse modo, incorporar um quadro branco em seu ambiente de trabalho oferece uma alternativa divertida para rascunhos e ideias de brainstorming que precisam de espaço para conceituar. Escrever contornos, storyboards, objetivos e mantras em quadros brancos pode ser uma grande vantagem para a produtividade.
9. Plantas para melhorar o humor
As plantas são mais do que decorações bonitas. Pois estudos mostram que estar perto de plantas é bom para a saúde – elas filtram o ar e sua presença é terapêutica. Dessa forma, as plantas iluminam e adicionam cor a espaços internos estéreis. Portanto, as plantas nos ajudam a controlar melhor o estresse e a reorientar nossa energia ao trabalhar em home office, além disso os psicólogos descobriram que trazer um pouco da flora para um ambiente de trabalho pode aumentar a produtividade em até 15%.
No entanto, você está preocupado em ser um assassino de plantas? Mas não se sinta! Porque muitas plantas são conhecidas por serem especialmente resistentes e de baixa manutenção. Por exemplo, as suculentas são uma espécie sólida para começar a criar seu próprio jardim interno.
10. Um roteador sem fio confiável porque sua vida depende disso
Uma das coisas mais frustrantes ao trabalhar em home office é lidar com uma conexão de internet defeituosa. Onde isso impede que faça seu trabalho e o wi-fi irregular pode causar estragos em chamadas de vídeo. Então, uma parte essencial de qualquer espaço de trabalho produtivo é, sem dúvida, um roteador sem fio confiável e rápido com o qual você pode contar.
11. Um computador super-rápido para diminuir o tempo de espera

A sensação de usar um computador novo quando você está acorrentado a um MacBook Pro 2013 pelo que parece uma eternidade é diferente de qualquer outro. De repente, as páginas estão carregando na velocidade da luz, seus dedos estão voando e você está riscando tarefas como se não houvesse amanhã.
Sendo assim, é hora de reviver aquela sensação incrível mais uma vez? Por isso, se está procurando um novo laptop para trabalhar em home office, leve em consideração as demandas diárias de seu trabalho. Você é um designer gráfico que precisa executar vários programas grandes ao mesmo tempo? Você é um programador que precisa de código compilado rapidamente? Talvez você seja um escritor que precisa de navegadores rápidos para pesquisar tópicos e usar e-mail. Desse modo, considere esses fatores antes de decidir sobre a atualização certa para você.
12. Um grande monitor externo para ter melhor visibilidade
Levante a mão se for culpado de ter o que parece ser um milhão de guias abertas no computador o tempo todo. Em que clicar para frente e para trás de uma página da web para outra é totalmente improdutivo – para não mencionar confuso. É por isso que um segundo monitor pode se pagar com o tempo economizado nas tarefas do dia a dia. Pois de acordo com um relatório do New York Times, foi comprovado que monitores duplos aumentam a produtividade em 20-30 %.
Portanto, ao escolher um segundo monitor para trabalhar em home office, certifique-se de optar por um com tela clara e legível (para evitar dores de cabeça) e telas mais brilhantes (para reduzir o brilho). Considere também um monitor maior para aumentar o espaço da sua mesa e diminuir a rolagem.
13. Acessórios de carregamento para manter todos os dispositivos funcionando
A maioria de nós carrega vários dispositivos o tempo todo. Smartphone, laptop, tablet, smartwatch… a lista pode continuar. E enquanto vivemos vidas conectadas, é importante garantir que todos os dispositivos tenham bateria para sobreviver ao efeito de trabalhar em home office. É aí que entram os acessórios de carregamento – esses heróis têm várias portas e recursos de carregamento rápido para acomodar dispositivos de todos os tipos. Afinal, nada diminui a produtividade de forma mais abrupta do que um laptop descarregado.
Como trabalhar em home office construindo um ambiente pessoal?
Além de ser um espaço eficiente para fazer as coisas, seu ambiente pessoal para trabalhar em home office deve ser uma representação de quem você é. Dessa forma, decoreo-o e adicione personalidade para animá-lo. Assim, fotos de entes queridos, lembranças de viagens anteriores ou atraentes peças de arte podem fazer do seu escritório em casa um canto no paraíso do trabalho remoto. Agora, a única pergunta é: com ou sem calças?
Portanto, os modelos híbridos de trabalho remoto tendem a persistir na esteira da pandemia, principalmente para uma minoria da força de trabalho altamente qualificada e bem paga. Onde mais de 20% da força de trabalho poderia trabalhar em home office de três a cinco dias por semana com a mesma eficácia com que trabalharia em um escritório.
Mas se o trabalho em home office se mantivesse nesse nível, isso significaria três a quatro vezes mais pessoas trabalhando em casa do que antes da pandemia e teria um impacto profundo nas economias urbanas, nos transportes e nos gastos do consumidor, entre outras coisas.
Quais são os benefícios de trabalhar em home office?
Quando a Covid-19 obrigou empresas em todo o mundo a enviar seus funcionários para casa, visando trabalhar em home office, o trabalho remoto teve um grande momento. Mas depois que a poeira baixou, o que depressa se tornou visível para diversas equipes gestoras é que os profissionais podiam ser concentrados e produtivos mesmo quando não estavam em modo presencial, e em várias situações até mais. Sendo assim, as empresas de todo o mundo iniciaram entendimento de que trabalhar em home office de fato funciona.
E como dito anteriormente, o trabalho em home office oferta uma gama de benefícios para os trabalhadores. Alguns dos quais você já deve conhecer e outros que podem abrir seus olhos ainda mais para o impacto do trabalho remoto nos funcionários, empregadores, planeta e na economia.
1. Melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Diversos empregos remotos vêm ainda com horários flexíveis, o que indica que os profissionais podem iniciar e finalizar o dia como desejarem, desde que as funções estejam terminadas e gerem ótimos resultados. Desse modo, essa organização da rotina de trabalho pode ser crucial quando objetiva suprir às demandas da vida pessoal.
2. Menos estresse de deslocamento
A maioria dos profissionais gasta quase uma hora por dia para ir e voltar do trabalho, e isso realmente não faz sentido. Assim, de acordo com pesquisas, os trabalhadores passam cerca de 100 horas se deslocando e 41 horas presos no trânsito a cada ano. Inclusive, em alguns casos “extremos” enfrentam tempos de deslocamento muito mais longos, de 90 minutos ou mais em cada sentido.
3. Independência de localização
Um dos benefícios consideráveis de trabalhar em home office é ter acesso a uma gama mais ampla de oportunidades de trabalho que não são limitadas por localização geográfica. Dessa forma, isso pode ser especialmente útil para quem procura emprego e vive em comunidades rurais ou pequenas cidades, onde pode não haver muitas vagas locais disponíveis.
4. Inclusividade aprimorada
Trabalhar em home office permite que as empresas abracem a diversidade e a inclusão, contratando pessoas de diferentes origens socioeconômicas, geográficas e culturais e com diferentes perspectivas – o que pode ser um desafio de realizar quando o recrutamento é restrito a um local específico que nem todos desejam e podem pagar ou morar perto.
5. Economia de dinheiro
Pessoas que aderem trabalhar em home office podem economizar bastante por ano. Desse modo, gás, manutenção do carro, transporte, taxas de estacionamento, um guarda-roupa profissional, almoços comprados e muito mais podem ser reduzidos ou eliminados inteiramente de seus gastos. Onde essas economias somam-se e colocam mais dinheiro de volta no bolso.
6. Impacto Ambiental Positivo
Graças a vastidão de funcionários que conseguem trabalhar em home office, pelo menos metade do tempo antes da pandemia, reduziram as emissões de gases de efeito estufa pelo equivalente a tirar mais de 600.000 carros das estradas durante um ano inteiro. Impressionantes 12,5 bilhões de quilometros não são percorridos por veículos a cada ano para aqueles que trabalham pelo menos meio período de casa, em que 3 milhões de toneladas de gases de efeito estufa (GEE) são evitados e a economia de petróleo chega a US $ 980 milhões.
7. Impacto na sustentabilidade
Trabalhar em home office apoia uma variedade de iniciativas de sustentabilidade, desde crescimento econômico e redução das desigualdades até cidades sustentáveis, mudanças climáticas e consumo responsável. Então, uma das maneiras mais rápidas e baratas de empregadores e funcionários reduzirem sua pegada de carbono e afetar a mudança climática é reduzindo as viagens de passageiros.